Educação da Amazônia ao Sertão: identidades e pluralidades

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto de Ações Coordenadas de Prevenção à Tortura
Advertisements

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
GestorEducadorIESAcadêmico Movimento social / sindical Educand o Total Fórum RS Fórum SC Fórum PR X07X17 Total
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL- UFFS
Máscaras Africanas.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
CONAE 2014 – Conferência Nacional de Educação
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Educação Ambiental - GPEEA
Álamo Pimentel. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pós-doutor em Sociologia do Conhecimento pelo Centro de Estudos Sociais.
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Educação no contexto do Trabalho
Conselho dos Representantes dos Conselhos de Escola
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UFPA DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO SINAES GRUPO 3 Relator: Orlando Nobre.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
FÓRUM MUNDIAL DE DIREITOS HUMANOS Data: 10 a 13 de Dezembro de 2013 Local: Brasília.
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
EIXO - 02 – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PERSPECTIVAS PARA UM OUTRO MODELO DE DESENVOLVIMENTO. Utopia Concreta1 –
Orientações Curriculares para a Educação Básica
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Introdução Este estudo irá caracterizar a situação do esporte nas universidades brasileiras assim como a situação do esporte nas universidades norte-americanas.
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
BNDES, Rio de Janeiro – 14 de agosto de APRESENTAÇÃO Mestrado em Avaliação de políticas Públicas - MAPP: I. Estrutura e funcionamento II. Resultados.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
CURSO: Licenciatura em Educação Física
Tema central e eixos temáticos
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
Centros de Educação em Direitos Humanos
OFICINA SISTEMATIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS
Currículo e diversidade
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
IV Encontro de Coordenadores do FPDEJA Articuladoras: Keila Alves de Souza Ivana Bognar.
Projeto A Cor da Rua Aprendizagem participativa na promoção dos direitos humanos das pessoas em situação de rua.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Recife, 2013 Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de.
A estrutura acadêmica do Campus da Universidade de Brasília em Planaltina-DF e seu potencial para a promoção do trabalho interdisciplinar.
Mobilização Social nas PECs. Participantes: comunidade local – moradores, trabalhadores, entidades locais, especialmente aqueles já atuantes na comunidade.
 Que se construam rodas de diálogo dentro das residências para que diversos temas atrelados à religiosidade sejam explanados visando a garantia do respeito.
Revisita ao PPP.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
Pará Reflexão: “Não será essa escola, [sem uma verdadeira comunidade de trabalho, de estudos e artes, plástica e dinâmica, com pluralidade de.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Apresentação Orientadas pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAEST, as políticas estudantis formuladas pela PRAE/UECE consideram o estudante.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
Enfoques Marxistas En Trabajo Social.. Orçamento Participativo (OP) -(OP) é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos.
Gestão Escolar Compartilhada Por Oneida Abadia Alves de Carvalho Secretária Municipal de Educação de Perdizes.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO EM EDUCAÇÃO – 2008.
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

Educação da Amazônia ao Sertão: identidades e pluralidades

Tema Gerador Identidade cultural Currículo Educação

Justificativa No sentido de garantir o fortalecimento e os espaços de formação do Movimento Estudantil, a Executiva paraense dxs estudantes de Pedagogia- ExePEPe se propõe a realizar o 13º Encontro Norte e Nordeste dxs Estudantes de Pedagogia- ENNOEPe, que visa contribuir para discussão do curso enquanto instrumento político de transformação social, com enfoque na discussão das concepções curriculares a partir das especificidades da região aqui mencionada e as pluralidades de identidades e especificidades presentes em cada contexto. Com isto temos como objetivo oportunizar as discussões referentes a educação que priorize as diferenças e traga a compreensão a necessidade de se discutir a formação daqueles que não são contemplados pelo modelo de educação tradicional que põe métodos e concepções curriculares em formas prontas e acabadas que não respeitam as diferenças que compõe a identidade do outro. Portanto trazemos aqui a proposta do dialogo com as diferentes culturas e sabres presentes nesta região visando fazer do espaço dedicado ao encontro um momento onde possamos questionar como se dá a formação nestas regiões e como está sendo colocado a educação e o respeito as diferenças culturais.

13° ENNOEPe – Belém/PA Objetivo Geral Conhecer as concepções curriculares dos espaços educacionais nas regiões norte e nordeste.

Objetivos Específicos Conhecer e dialogar sobre as diferenças e as identidades socioculturais. Compartilhar os saberes construídos historicamente nesses territórios. Discutir as concepções curriculares e a formação de professores na perspectiva de reconhecer as diferenças e garantir a inclusão.

Metodologia Construção coletiva do projeto pedagógico do encontro, em que, cada estado irá propor os espaços constituintes da programação. Ex: Mostra imagética; Mesas; Grupos de trabalhos e diálogos; Painel Integrado; Oficinas; Culinária; Espaço autogestionado Apresentações Culturais

Coordenações Coordenação Geral; Coordenação Cientifica; Coordenação de Credenciamento; Coordenação de Comunicação e mídias; Coordenação de Alojamento; Coordenação de Finanças; Coordenação de Infraestrutura e logística; Coordenação de Alimentação; Coordenação de Cultura; Coordenação de Segurança; Coordenação de Saúde; Coordenação de Apoio e Patrocínio.

Cronograma Janeiro de 2016 Estimativa de 500 pessoas Local: Cidade Universitária José da Silveira Netto – Universidade Federal do Pará – Belém- Pará

Campus do Guamá da UFPA - "Cidade Universitária José da Silveira Netto”

Centro de Convenções Benedito Nunes – “Hangarzinho”

Restaurante Universitário

Complexo Cultural “Vadião”

Banheiros

“Ver-o-pesinho”

Alojamentos

“Lutar pela igualdade sempre que as diferenças nos discriminem, lutar pelas diferenças sempre que a igualdade nos descaracterize”