PEDAGOGIA DA AUTONOMIA Paulo Freire Saberes Necessários À Pratica Educativa
Não há Docência sem Discência Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. Docência: Ato de Ensinar Discência: Ação de Aprender
Ensinar Exige Rigorosidade Metodológica Educador criador, instigador da capacidade crítica e curiosidade do educando. Educador e Educandos lado a lado, vão se transformando em reais sujeitos da construção e reconstrução do saber.
Ensinar Exige Pesquisa Não há ensino sem pesquisa, nem pesquisa sem ensino. Ensino continuo Educo e me educo Comunicar o novo
Ensinar Exige Respeito aos Saberes do Educando Respeitar os saberes socialmente contruídos pelos alunos na prática comunitária.
Ensinar Exige a Corporeificação da Palavra pelo Exemplo Ensinar pelo exemplo Prática testemunhal que confirme o que se diz. “É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática.” Paulo Freire
Ensinar Exige Risco, Aceitação do Novo e Rejeição de qualquer forma de Discriminação O novo não pode ser negado ou acolhido só porque é novo, nem o velho recusado, apenas por ser velho. O velho que preserva sua validade continua novo.
Ensinar Exige o Reconhecimento e a Assunção da Identidade Cultural Propiciar condições para que os educandos e suas relações sejam levados à experiências de assumir-se. Identidade cultural não pode ser desprezada.
Ensinar não é Transferir Conhecimento Mas, Criar possibilidades ao aluno para sua própria construção.
Ensinar Exige Respeito a Autonomia do Ser do Educando Respeito a sua dignidade e identidade.
Ensinar Exige Alegria e Esperança Esperança de que professor e alunos juntos podem aprender, ensinar, inquietar-se, produzir e também resistir aos obstáculos à alegria. Ensinar exige a convicção de que a mudança é possível. Ensinar exige segurança, competência profissional e generosidade. Exige comprometimento. ENSINAR EXIGE COMPREENDER QUE A EDEUCAÇÃO É UMA FORMA DE INTERVENÇÃO NO MUNDO! Ensinar exige Liberdade e Autoridade. Saber escutar.
Ensinar Exige Reconhecer que a Educação é Ideológica Disponibilidade para o diálogo Querer bem aos educandos.