Secretaria de Planejamento e Gestão Ouvidoria Geral do Estado Governo do Estado de São Paulo Novembro/2015 Lei de Acesso à Informação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contexto de Transparência e Acesso à Informação
Advertisements

Transparência e Acesso a Informação Pública
Lei Estadual de Acesso à Informação 2ª. Reunião Técnica do Conselho Nacional de Órgãos de Controle Interno – CONACI.
A LEI DE ACESSO A INFORMAÇÃO
Alcance e Diretrizes da LAI
Portal da Transparência Estadual
Procedimentos Gerais Necessários à Regulamentação da LAI no Município
Transparência ativa e passiva
Lei de Acesso à Informação Nº , de 18 de novembro de 2011
Lei de Acesso à Informação Nº , de 18 de novembro de 2011
Ministério Público do Estado do Paraná
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
Novidades na estrutura do art. 48 da LRF
Regulamenta o acesso à informação previsto na CF Abrange todos os entes, poderes, órgãos e entidades Para implantação exige um conjunto de iniciativas.
A Transparência Pública e a Responsabilidade da Guarda da Informação.
TRANSPARÊNCIA E ACESSO A INFORMAÇÃO PÚBLICA DECRETO Nº /2014
Ministério Público do Estado do Paraná. Transparência Pública A transparência pública decorre diretamente do princípio da publicidade dos atos da administração.
A Lei de Acesso à Informação e o seu impacto no Governo da Bahia.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO
Catálogo de Sistemas e Bases de Dados (CSBD) Secretaria de Gestão Pública Lei Federal de 18.nov.2011 Decreto Estadual de 16.mai ago.2012.
Lei de Acesso à Informação Monitoramento e Apoio à Implementação Otávio Castro Neves Coordenador-Geral de Governo Aberto e Transparência Controladoria-Geral.
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Paulo César Miranda Bruno 1º CONSID – Congresso Sindical da FESERP-MG.
Atuação da CGU como instância recursal da Lei de Acesso a Informações Érica Bezerra Queiroz Ribeiro Coordenadora-Geral de Recursos de Acesso à Informação.
A Lei de Acesso à Informação
LEI E DECRETO DE ACESSO À INFORMAÇÃO
Atuação da CGU como instância recursal da Lei de Acesso a Informações Érica Bezerra Queiroz Ribeiro Coordenadora-Geral de Recursos de Acesso à Informação.
ACESSO À INFORMAÇÃO.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LEI Nº12.527/2011 E DECRETO Nº 7.724/2012)
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO Dados da Ouvidoria Geral do Município de Vinhedo Atendimento das manifestações recebidas (telefone, redes sociais, presencialmente,
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO Dados da Ouvidoria Geral do Município de Vinhedo Atendimento das manifestações recebidas (telefone, redes sociais, presencialmente,
XVIII Encontro Anual da ANIPES Maceió 07/11/2013 Carlos Corrêa Leite Programa Transparência Paulista – plano de fomento à transparência municipal.
Apoio à Implementação da Lei de Acesso à Informação Secretaria de Gestão Pública Lei Federal de 18.nov.2011 Decreto Estadual de 16.mai.2012.
Portaria Intersecretarial 03/2014 CGM – SECOM – SMDHC - SEMPLA
Lei de Acesso à Informação Lei Federal de 18.nov Nov.2014.
Pedidos de Informação: principais conceitos e boas práticas.
Responsabilização dos Agentes Públicos. LEI /11 CAPÍTULO V Das Responsabilidades Arts. 32 a 34.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS Transparência no Setor Público: acessibilidade aos dados e informações do Setor Público Programa de Pós Graduação em Administração.
A Lei de Acesso à Informação
O papel do controle social e a nova Lei do Terceiro Setor Eduardo Pannunzio.
DEVER DOS ENTES FEDERATIVOS DE TRANSPARÊNCIA ATIVA E PASSIVA Thales Messias Pires Cardoso Procurador da República em Uberaba - MG.
Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania Secretaria de Planejamento e Gestão Ouvidoria Geral do Estado Outubro/2015 Diálogo sobre a Lei de Acesso à.
Transparência Ativa: principais pontos. O Decreto 7.724/2012 (Art. 7º) estabelece um conjunto mínimo de informações que devem ser publicadas nas seções.
Avaliação Qualitativa das Respostas da LAI JUSTIFICATIVA Atualmente os pedidos de informações são monitorados por meio das análises dos relatórios estatísticos.
Realização: Parceria: Orçamento Público e Mecanismos de Participação E.
Conselho de Meio Ambiente O Licenciamento Ambiental Tiago José Pereira Neto Porto Alegre, 17 de setembro de 2015.
TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA Deixar que a sociedade enxergue os atos praticados pelo poder público, de forma clara e nítida. É mais amplo do que a.
Secretaria de Planejamento e Gestão Ouvidoria Geral do Estado Governo do Estado de São Paulo Outubro/2015 Lei de Acesso à Informação.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES “ PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE FUNDOS MUNICIPAIS.
Campanha Transparência: faça essa ideia pegar APE Elisa Cecin Rohenkohl XXVIII Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil – Recife/PE.
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
O Catálogo é uma continuidade de iniciativas anteriores tomadas com o objetivo de promover o uso das informações públicas pela sociedade e o direito de.
Transparência Acesso à Informação Controle Social/ Participação 2 Democracia Direitos Humanos.
Direito à Informação Previsto na Constituição Federal Regulamentado na Lei /2011 Em vigência completa a partir de Maio/2012 No município, regulamentado.
Lei de Acesso à Informação para a efetivação dos Direitos Humanos.
Pedidos de informação: orientações e boas práticas.
A Transparência na Lei de Responsabilidade Fiscal
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
Reunião Geral de Ouvidorias 2016 Ouvidoria Geral da União Brasília, 16 e 17 de março de 2016 Gustavo Ungaro Ouvidor Geral do Estado de São Paulo A experiência.
SECONT NA ESTRADA - – – OUVIDORIA-GERAL DO ESTADO.
Gestão Responsável em último ano de mandato TRANSPARÊNCIA PÚBLICA: Portal da Transparência dos Poderes Municipais e TAG's PAOLA CALS A. DAHER Analista.
Programa de abertura e divulgação de dados para o TCU Proposta de Projeto de Especialista.
Inovações Para um Brasil Transparente José Geraldo Loureiro Rodrigues Diretor de Sistemas e Informação EVOLUÇÃO DAS AÇÕES DE GOVERNO.
Administrador Público – CRA/DF
Orientações sobre os Sistemas Corporativos do Estado.
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO - LAI Lei nº /2011 Decreto Estadual nº /2013 PAULO MARCONDES CALDAS LOPES ASSESSOR TÉCNICO - CGE 2/6/2016.
MECANISMOS JURÍDICOS DE CONTROLE E DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Aula 8.
Advocacia-Geral da União Mariana Melo Ouvidora-Geral.
Transcrição da apresentação:

Secretaria de Planejamento e Gestão Ouvidoria Geral do Estado Governo do Estado de São Paulo Novembro/2015 Lei de Acesso à Informação

Direito de Acesso à Informação SOLICITAR/ REQUERER/ PEDIR QUALQUER INFORMAÇÃO OU DOCUMENTO PRODUZIDO E/OU GUARDADO PELO ESTADO Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

A Lei de Acesso à Informação - LAI  Lei Federal nº /2011 – LAI:  Decreto Estadual /2012  Garante ao cidadão o direito de receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular e de interesse coletivo A PUBLICIDADE e TRANSPARÊNCIA são a REGRA  O SIGILO É EXCEÇÃO Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

Para que serve a Lei de Transparência? Garantir o Direito à Informação, que é um Direito Humano Fundamental Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

Para que serve a Lei de Transparência? Auxiliar o Exercício de outros Direitos Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

Para que serve a Lei de Transparência? Tornar mais potente a Participação Cidadã e o Controle Social Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

Para que serve a Lei de Transparência? Inibir e dissuadir Más Práticas e a Corrupção Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

Para que serve a Lei de Transparência? Fomentar Inovações e Melhorar a Gestão Pública Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

A Lei de Acesso à Informação e seus antecedentes Constituição de 1988, art. 5.º, inciso XIV; 1ª Conferência Nacional de Transparência e Controle Social – Consocial; Comissão da Verdade; Co-presidencia do Comitê Diretor Internacional do Open Government Partnership (OGP). Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

DESAFIOS...  Boa Gestão de Dados e Documentos;  Mudança de Cultura do Segredo para a Cultura da Transparência;  Infraestrutura e capacitação de Agentes Públicos;  Conhecimento e Uso do Direito de Acesso à Informação pela sociedade. Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

Para quem se aplica a LAI?  Válido para os Três Poderes da União, para Estados e seus poderes, e para Municípios e seus poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário);  A Transparência dos dados também vale para Autarquias, Fundações, Empresas Públicas e Empresas de Economia Mista;  Entidades Privadas devem ser transparentes sobre recursos públicos recebidos por meio de contrato de gestão, termo de parceria ou convênio, entre outros. Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

Transparência Pública  Transparência ativa: Divulgação espontânea de informações públicas, sem necessidade de solicitações, por sites da internet e outros meios.  Transparência passiva: Atendimento dos pedidos de informação feitos pelos cidadãos (estabelecimento de regras, prazos e procedimentos). Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

O que é Informação Pública? I. Atos e Resoluções da Administração Pública:  Fundamentos;  Documentos que sirvam de base;  Procedimentos que se utilizam para a elaboração. Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

O que é Informação Pública? II. Informações produzidas com Recursos Públicos:  Pesquisas;  Estudos;  Mapas. Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

O que é Informação Pública? III. Qualquer outra informação que se encontre em poder da Administração (em qualquer formato, suporte, data de criação, origem, etc.):  Atas;  Acordos;  Expedientes. Informação pública ≠ Documento Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

Lei de Acesso à Informação  Serviço de Informações ao Cidadão – SIC;  Pedidos de informações, negativas e recursos;  Transparência ativa;  Informações sigilosas e pessoais;  Responsabilidades de agentes;  Comissão de Acesso à informação. Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

OS ÓRGÃOS PÚBLICOS DEVEM DIVULGAR Estrutura/ organograma, responsabilidades, equipes; Endereços, contatos e horários de atendimento; Gestão financeira (repasses, transferências, receitas, despesas, execução orçamentária); Licitações e contratos; Programas, ações, projetos e obras; Relatórios, estudos e pesquisas; Respostas a perguntas freqüentes; Tabela de Classificação de Documentos, Dados e Informações Sigilosos e Pessoais. Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria

Serviço de Informações ao Cidadão - SIC Todos os órgãos/entidades devem instalar o Serviço de Informações ao Cidadão – SIC. Atribuições do SIC Realizar atendimento; Protocolar requerimentos de acesso à informação; Registrar e encaminhar pedidos de desclassificação das informações e/ou interposição de recursos; Controlar o cumprimento dos prazos legais; Buscar e fornecer as informações. Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

PEDIDOS DE INFORMAÇÃO Pedido de informações entra no órgão/entidade para o SIC por meio de: Sistema E-SIC Telefone Carta Pessoalmente Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

PEDIDOS DE INFORMAÇÃO Cidadão deve ser identificado com apenas: Nome Nº de documento Endereço Cidadão não necessita justificar seu pedido; Cidadão deve especificar a informação requerida; Serviço de acesso é gratuito. Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

RESPOSTAS Imediato, se informações estão disponíveis; No Prazo de até 20 dias ou + 10 dias com justificativa Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

RECURSOS Não atendimento ou indeferimento de acesso permite recurso; Prazo de 10 dias desde ciência do indeferimento; 1ª instância: mesmo órgão/entidade (pelo menos 1 autoridade hierarquicamente superior à que decidiu); 2ª instância: Ouvidoria Geral do Estado: 5 dias para deliberar; 3ª instância: Comissão Estadual de Acesso à Informação. Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

Diferenças: SIC, Ouvidoria, Fale Conosco Serviço de Informações ao Cidadão – SIC  Recebe solicitações de documentos, dados e informações custodiadas pelo poder público. Ouvidoria  Recebe e analisa sugestões, reclamações e denúncias, e as encaminha para as autoridades responsáveis. Atendimento ao Público (Fale conosco)  Fornece informações disponíveis e gerais sobre localização, horários e prestação de serviços. Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

RESTRIÇÕES DE ACESSO Informações sigilosas; Informações pessoais; Toda informação sigilosa e pessoal deve ser identificada. Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

INFORMAÇÕES PESSOAIS Documentos, dados ou informações relativas à intimidade, vida privada, honra e imagem; Restritos por até 100 anos a contar da produção; Poderão ser fornecidos mediante consentimento expresso da pessoa a que se referem; Fornecimento exclusivamente pela via pessoal, mediante identificação. Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

INFORMAÇÕES SIGILOSAS Documentos, dados ou informações imprescindíveis à segurança da sociedade ou do Estado: Ultrassecreto Restrição de acesso por até 25 anos. Secreto Restrição de acesso por até 15 anos. Reservado Restrição de acesso por até 5 anos. Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

CONDUTAS ILÍCITAS DO AGENTE PÚBLICO Recusar-se a fornecer informações requeridas; Retardar deliberadamente o fornecimento de informações requeridas; Fornecer informações requeridas intencionalmente de forma incorreta, incompleta ou imprecisa; Subtrair, destruir, inutilizar, alterar ou ocultar documento sob sua guarda ou a que tenha acesso; Agir com dolo ou má-fé na análise das solicitações de acesso à informação; Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

CONDUTAS ILÍCITAS DO AGENTE PÚBLICO Divulgar ou permitir acesso indevido à informação sigilosa ou pessoal; Impor sigilo a documento para obter proveito pessoal ou ocultar ato ilegal; Ocultar da revisão documento sigiloso para beneficiar a si; Destruir documentos concernentes a possíveis violações de direitos humanos. Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

Portais de Transparência – Governo Estadual Transparência Estadual Expõe informações sobre recursos financeiros do Estado e seus destinos (remuneração de servidores, transferências para terceiros, contratos), empresas proibidas de contratar com o Estado e leis, entre outras. Prestando Contas Detalha informações sobre orçamentos e finanças (arrecadação de impostos, planejamento de uso dos recursos e seus destinos). Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

Portais de Transparência – Governo Estadual Catálogo de Sistemas e Bases de Dados Indica e dá acesso a algumas fontes de informações sistematizadas e sistemas de organizações estaduais. Governo Aberto Informa e disponibiliza algumas bases de dados de organizações estaduais em formato aberto. Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

Blog de Fomento à Cultura da Transparência Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

Pagina do Facebook do Grupo de Fomento à Cultura da Transparência Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

Sistema de Informação ao Cidadão – SIC.SP Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

Reclamações BR Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

Infopatrimonio Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

Cadê o Ônibus SP? Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

Rio Saúde Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

Vacina Rec Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

Atuservicio

Dicas para Pedidos de Acesso à Informação PASSAR DE UM PROBLEMA PARA UMA PERGUNTA Uma estrada está em mal estado Qual o projeto de recuperação da estrada aprovado para 2015? Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

Dicas para Pedidos de Acesso à Informação Caro Gestor, tenho a suspeita que algumas pessoas do meu município estão recebendo um beneficio de renda sem que mereçam. Qual a lista dos beneficiários do programa de transferência de renda no último mês? Quais os fundamentos e critérios de seleção dos beneficiários? Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

Dicas para Pedidos de Acesso à Informação Ser preciso na pergunta: Determinar se a solicitação refere-se a um órgão público ou a vários, por exemplo; Procurar saber de quem é a responsabilidade sobre o serviço ou equipamento que se quer perguntar; Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

Dicas para Pedidos de Acesso à Informação Defina o período, ou sobre “quando” se quer a informação. Escolha também se a informação deve vir separada por meses, por anos, ou pelo total do período; Diga como quer receber a informação - planilha eletrônica, para retirar no local ou outra forma; Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

Dicas para Pedidos de Acesso à Informação Recorra sempre que não ficar satisfeito com a resposta; Controle os prazos de resposta e entrada de recursos; Compartilhe e divulgue as respostas recebidas (ou a falta de respostas). Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

Obrigado! Fernando Meloni de Oliveira João Marcelo Gomes Especialistas em Políticas Públicas Secretaria de Planejamento e Gestão Ouvidoria Geral do Estado Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral