Constituição Federal 1988 Alunos:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Advertisements

UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Curso de Graduação em Direito Ciência Política e Teoria do Estado Professor:
LEGISLAÇÃO - CONSTITUIÇÃO
PODER CONSTITUINTE O poder constituinte é a manifestação soberana da suprema vontade política de um povo, social e juridicamente organizado. É o poder.
A Constituição como Ata do Pacto Social
DIREITOS E DEVERES DOS CIDADÃOS
PROFS. ALINE SALLES E CHRISTIANO MOTA WEB-TUTOR PÚBLIO ALVES
PROFS. ALINE SALLES E CHRISTIANO MOTA WEB-TUTOR PÚBLIO ALVES
Tópico III – Princípios Fundamentais
Tópicos Conceituais de Direito Constitucional
DIREITO E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Organização e Estrutura do Estado
Sílvio Bacalá Júnior - RFB
Tânia Carvalho. O Parlamento dos Jovens tem como objectivo incentivar as escolas para eleger deputados às sessões nacionais, com o intuito de divulgar.
Constituição de 1824 X Constituição de 1988
DITADURA MILITAR (1964 – 1985) HISTÓRIA ROSA MÁRCIA SIMONÁGIO GRANA.
PODER CONSTITUINTE PODER CONSTITUINTE
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
PROFS. ALINE SALLES E CHRISTIANO MOTA WEB-TUTOR PÚBLIO ALVES
Dos Princípios Fundamentais
Unidade 2 - Direito Constitucional
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Curso Direito à Memória e à Verdade
Flexibilização da Legislação Trabalhista
Curso Direito à Memória e à Verdade
ANÁLISE ÀS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS
NOÇÕES DE DIREITO CAP PM ANTÔNIO CASADO CENTRO DE DIREITOS HUMANOS/PMAL JANEIRO/2006.
Cidadania e democracia
CONSTITUIÇÃO & CONSTITUINTE
A Constituição da República Federativa do Brasil
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Direito Constitucional e da Cidadania I
Sociologia – Ens. Médio Prof.º Renan
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Princípios e funções fundamentais de Direito e de Legislação educacionais – Fundamentos e objetivos do Estado brasileiro.
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE GRADUAÇÃO EM DIREITO – SÃO PAULO HERMENÊUTICA JURÍDICA Prof.Gabriel Lopes Coutinho Filho Primavera de 2013 Apresentação.
Direito das Minorias Profª.Adirleide Greice Carmo de Souza
Roteiro da Aula Convivência
Cidadania; direitos sociais, civis e políticos.
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho1 ASSUNTO: DIREITOS E DEVERES SOCIAIS E POLÍTICOS (TEXTO - 10) OBJETIVOS: -APLICAR OS DISPOSITIVOS CONSTITUCIONAIS EM SITUAÇÕES.
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO Profª: Kátia Paulino dos Santos 30/7/ :41 1.
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Redemocratização Expectativa, decepção e participação popular na Assembleia Constituinte.
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Democracia, Estado e Estado Democrático de Direito
DIREITO CONSTITUCIONAL Princípios Fundamentais
C ONSTITUIÇÕES B RASILEIRAS 1 - OUTORGADA ; poderes de Estado, os 3 + Moderador; destaques: - legislativo bicameral; senadores – poder vitalício,
DH DENTRO DO SISTEMA JURÍDICO BRASILEIRO
DIREITOS HUMANOS NO SISTEMA CONSTITUCIONAL BRASILEIRO
Instituições de Direito Público e Privado
Direitos sociais garantidos na Constituição Federal do Brasil
Normas para o Direito do Trabalho
NOÇÕES GERAIS DE DIREITO
Agente Penitenciário Federal Reta Final Direitos Humanos Prof. Dr. George Niaradi.
A Reforma Sanitária e SUS Antonía Alizandra Gomes dos Santos AVAN.
Organização do Estado Democrático de Direito no Brasil O povo brasileiro decidiu:  a forma de governo é republicana;  o nosso sistema de governo é presidencialista;
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
CURSO DE DIREITO Direito das Minorias Profª.Adirleide Greice Carmo de Souza Questões sociais e Estudo Jurídico das Minorias na CRFB/1988 PLANO DE ENSINO.
1 - O governo JOSÉ SARNEY (1985 – 1990):
Introdução à Legislação Tributária Bacharelado em Administração Profº Antonio Carlos L. de Oliveira Direito Tributário.
DIREITO CONSTITUCIONAL INTRODUÇÃO. MATÉRIA JURÍDICA CONSTITUCIONAL organização dos poderes estatuto das liberdades diminuição das desigualdades sociais.
AULA 01 HISTÓRICO CONSTITUIÇÃO
Prof. LUIZ CARLOS DOS SANTOS GONÇALVES
Introdução ao Estudo do Direito. Objetivo conceitual do curso de Introdução ao Estudo do direito: Compreender o Direito como uma (a) técnica de controle.
Aula 4: Organização legal da educação brasileira.
PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA UNIDADE 1 – Estado: origem, elementos e funções. Poder: formação e repartição. Formas de governo. Prof. Abimael de Jesus.
Governos Sarney e Collor
Transcrição da apresentação:

Constituição Federal 1988 Alunos: Ciências Contábeis - 5°A - Campus Muricy Matéria: Direito Trabalhista e Previdenciário - Profº Cláudio Milak Alunos: CRISTIAN ROSA DÉBORA MELO GREYCE KELLY LÍDIA ANA MARCOS ANTONIO HUBERT RAMIR ANTUNES RITA DE CÁSSIA THALITA OLIVEIRA WELLINGTON LOPES

Introdução As Constituições anteriores eram consideradas como instituições desenhadas para serem duradoras, estáveis e pouco suscetíveis á mudanças. Na Constituição de 1988, obteve-se avanços que abriram novas possibilidades para a construção de uma esfera pública e democrática no país, foi o marco fundamental para aqueles que pretendem compreender a história do “tempo presente” no Brasil, onde a constituição passou a fazer parte do cotidiano político da sociedade brasileira.

José Sarney e Tancredo Neves Contexto Histórico Crise política; Miséria; Problemas econômicos; Tancredo Neves e José Sarney. José Sarney e Tancredo Neves

Formação da Assembléia Constituinte Origem; Interesses; Propostas; Questões eleitorais.

Promulgação Foram 20 meses de trabalho de 559 parlamentares entre deputados e senadores. Com isso a Constituição de 88 foi promulgada pelo deputado Ulysses Guimarães na tarde de 5 de outubro de 1988. Ulysses Guimarães

Características Rígida; Formalidade; Analítica; Escrita; Promulgada; Dogmática. Formalidade; Escrita; Promulgada;

Objetivos da Constituição Direitos trabalhistas; Território; População; Governo ; Igualdade; Liberdade; Remédios Constitucionais.

Vantagens aos trabalhadores na Constituição de 1988 Salário mínimo (IV); Jornada Semanal (XIII); Adicional de horas extras (XVI); Abono s/ Férias (XVII); Licença paternidade (XIX); Aviso prévio (XXI); Adicional de penosidade (XXIII); Proteção em fase da automação (XXVIII); Prescrição quinquenal (XXIX).

As grandes conquistas para nós brasileiros E livre de expressão intelectual,artística, científica da comunicação (IX); Racismo (XIII); Proteção a vida privada (X); Tortura (III); Função Social (XXIII).

Estudo de Caso No Brasil, a Constituição de 1988, já no preâmbulo, refere à igualdade como valor supremo de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceito, fundada na harmonia social, e traça como objetivo a redução das desigualdades sociais e regionais e a promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Conclusão Mais que todas as outras esta nova Constituição tornou a sociedade brasileira unânime, quando aos anseios da nação de uma nova Constituição, defensora dos valores democráticos, para expurgar de uma só vez o resto da ditadura impregnado na constituição anterior que foi deturpada. Ulysses Guimarães Presidente Constituinte ao promulgar em secção solene a atual Constituição em 5 de Outubro de 1988: “A Constituição certamente não é perfeita, ela mesma confessa ao admitir a reforma. Quando a ela, discordar sim, divergir sim, descumprir jamais, afrontá-la nunca”.

Vídeo da Promulgação