Novembro – 18 Eixo 2. Formação profs. para a Ed. Básica: problemas; impasses; propostas (concluindo...). Eixo 3. Trabalho e Trabalho Docente conceitos.

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novembro – 18 Eixo 2. Formação profs. para a Ed. Básica: problemas; impasses; propostas (concluindo...). Eixo 3. Trabalho e Trabalho Docente conceitos chave: Docência Atuação Docente Profissionalização; precarização Blog rios- avancados- educacao.we bnode.com/ AULA - manhãIntrodução – critérios notas1. Políticas de Formação de Professores – BrasilBrasil – exposição Rosana /Sandra – 60’ 2. Trabalho e Trabalho Docente: globalização – precarização;inserção, carreira; condiçõesde trabalho, etc.. a) Questões texto TELOS, C.30’ (grupos) +30’ (painel) b) Introdução ao texto CHARLOT, B. 10’ Discutir a Proposta para Avaliação do Curso (ver anexo 2) que será finalizado em 02 de dezembro – 15’ LEITURA PRÉVIA(já realizada) : 1. Sobre Trabalho e TrabalhoDocente TELLO, C. La professionalización docente em LatinoAmérica y lossentidos discursivos delneoliberalismo – 1990 – In.Inter – Ação. Revista daFaculdade de Educação daUFG. No. 1, jan/abr p.67 – 88. (elaborar questões p/ entregar)LEITURA PRÉVIA e questão – (ver anexo 1) CHARLOT, B. O Professor na sociedade contemporânea: um trabalhador dacontradição. Revista da FAEEBA –Educação e Contemporaneidade,Salvador, v. 17, n. 30, p ,jul./dez Textos - suporte : Sobre Políticas : SCHNEIDER, M. C. & SHIROMA, E. Avaliação de desempenho docente: contradições da política“para poucos” na era do “para todos”. In. Inter – Ação. Revista da Faculdade de Educaçãoda UFG. No. 1, jan/abr p Sobre trabalho e Trabalho DocenteSACRISTÁN, J. G. Consciência e acção sobre a prática como libertação profissional dosprofessores. In: Nóvoa, A. (org). Profissão Professor. Porto. Porto Ed p

ANEXO 1 (da aula de 18 novembro) questão: enviar por até 30 de novembro CHARLOT, B. O professor na sociedade contemporânea: um trabalhador da contradição O Autor (2014) trabalha em seu texto ideias pertinentes ao trabalho docente especialmente no que se refere às questões de autoridade, poder e tensões encontradas no cotidiano das escolas. A partir destas abordagens indique e analise, em sua atividade docente, uma experiência em que você evidenciou as tensões sobre autoridade e poder apontadas pelo autor. CHARLOT, B. (2014). O Professor na sociedade contemporânea: um trabalhador da contradição. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 17, n. 30, p , jul./dez. 2008

novembro – 18 BLOG avancados- educacao.webnod e.com/ OFICINA – tarde Balanço dos textos e sugestões de encaminhamentos para publicação 2. Análise dos Periódicos quális (anexo elaborado por Edson Rosseti) Edgar Morin - entrevista edgar-morin-e-preciso-educar-os-educadores

ANEXO 2 (da aula de 18 novembro) Universidade Católica de Santos – Mestrado em Educação Seminários Avançados FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CRISE? - elementos para uma epistemologia da práxis docente Profa. Dra. Selma Garrido Pimenta Nome: Data: Assinale sua condição no curso: –mestrado concluído__; em andamento___; orientador(a):__________ –doutorado concluído__; em andamento__; orientador(a):___________ AVALIAÇÃO (proposta a ser discutida na aula de novembro) 1. Utilize uma frase, ideia ou questão de cada um dos textos / temas trabalhados, que melhor indique sua avaliação do Curso, nos dois semestres; 2. Avalie o curso indicando: a) pontos fortes: do curso / docente / turma / você b) pontos fracos: do curso / docente / turma / você 3. Sugestões (entregar até 01 de dezembro – impreterivelmente –