PLANEJAMENTO DE VENDAS & PÓS VENDAS Professor Antonio Pires de CarvalhoAdministraçãoUnidade - VO Conceito “Acordo em que um proprietário (lessor) concede.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dimensionamento considerando uma demanda
Advertisements

Diretoria de Crédito e Recuperação de Ativos JUL/2002 CUSTO JURÍDICO NO CRÉDITO IMOBILIÁRIO.
ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS Análise do Ciclo Operacional
Fontes de Recursos e Custos de capital
CURSO TÉCNICO EM COMÉRCIO
Contratos no Domicilio e Equiparados (Contrato de Crédito)
Werson Rêgo Blue Tree Park – DF Junho de 2008
Estudo do ITBI.
FINANÇAS CORPORATIVAS
CAPITAL DE GIRO PLANEJAMENTO DE CAIXA: - estratégico – longo prazo
Professor: José Raymundo Sobrinho
Apresentação: CONTRATOS DE ARRENDAMENTO MERCANTIL
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Fontes de Financiamento no Mercado de Crédito
ESTÁTICA PATRIMONIAL *Capítulo 3 do livro-texto (p.45 a 65)
30/03/2017.
REQUALI – Gerenciamento de requisitos e melhoria da qualidade na habitação de interesse social Modelo de avaliação integrada de espaços e serviços coletivos.
CONTRATOS DE CONSUMO Direito do Consumidor.
Leasing Leasing Financeiro:
Arrendamento Mercantil
M ANUAL DE C ONTAS Tem por finalidade apresentar informações detalhadas de cada conta, servindo de guia para que o contador possa registrar todos os eventos.
SIM – Sistema Integrado Imobiliário
Manual de Contas 1-Ativo Circulante
Cadeia de Valor.
Leasing Leasing Financeiro:
Planejamento Estratégico
FINANCIAMENTO DE ATIVOS FIXOS ARRENDAMENTO MERCANTIL E LEASING
11/04/2017.
Operações de Arrendamento Mercantil
ESTÁTICA PATRIMONIAL PATRIMÔNIO  CONJUNTO DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES DE UMA ENTIDADE: PESSOA JURÍDICA, SOCIEDADE EMPRESÁRIA, COM FINS LUCRATIVOS.
PROFESSOR THIAGO CARAPETCOV
Leases (IAS 17) A IAS 17 determina os procedimentos contábeis a serem adotados pelas empresas arrendadoras e arrendatárias com relação às transações.
Operações Bancárias e Contabilidade das Instituições Financeiras Prof.: José Roberto Pires Analista do Banco Central desde 1998 – Desup (Supervisão de.
Contrato de Arrendamento Mercantil(Leasing)
LEASING ou ARRENDAMENTO MERCANTIL
Arrendamento Mercantil
Administração financeira
Profa. Nilcéia Cristina dos Santos
APOIOS FINANCEIROS À ADAPTAÇÃO AO EURO E AO ANO 2000.
Gestão do Suprimento Francisco Augusto Jarschel. Gestão do Suprimento - Conceito  Tem por objetivo tratar a obtenção de recursos a partir de fontes externas.
Crédito Imobiliário.
TEORIA DA CONTABILIDADE
CPC 06 OPERAÇÕES DE ARRENDAMENTO MERCANTIL
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Expositor: Prof. MSc Flaviano Costa
Leasing Arrendamento Mercantil
CONTRACT MANAGEMENT Gestão Eficiente de Contratos CONTRACT MANAGEMENT Gestão Eficiente de Contratos.
CONSÓRCIO COMO ALTERNATIVA IMOBILIÁRIA NO BRASIL CONSUELO AMORIM PRESIDENTE DA ABAC ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ADMINISTRADORAS DE CONSÓRCIOS.
O Arrendamento Mercantil (leasing) na Nova Lei Contábil (Lei 11
Administração Financeira
Mercado de Crédito Objetivo:
DIREITO EMPRESARIAL III CONTRATOS EMPRESARIAIS UNISUL
Licença de Uso de Marca (UM)
Operações de Leasing: Aluguel de bens (máquinas, equipamentos, edificações); cessão de uso de bens de capital; o que gera resultados para a empresa é o.
PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C
CRÉDITO : é a disposição de alguém ceder temporariamente parte de seu Patrimônio ou prestar serviços a terceiros, com a expectativa de receber de Volta.
CONTRATOS MERCANTIS Na atividade empresarial, o empresário individual ou a sociedade empresária celebram vários contratos. Fatores de produção: capital,
GESTÃO FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO CURTO PRAZO
Faturização/Fomento Mercantil
Leasing Integrantes do grupo: Ananda Laíslla Giovana Yasmin.
Bancos Comerciais ► Têm como principal característica a criação de moeda, através da captação de recursos em depósitos à vista que são repassados na forma.
CONTABILIDADE APOSTILA N.º 1
EMPRESARIAL III Aulas 15 CONTRATOS BANCÁRIOS.
FLUXO DE CAIXA.
REVISÃO DIREITO COMERCIAL II PROF. RENATA CARVALHO CONTRATOS MERCANTIS.
1 Operações Bancárias A expressão Operação Bancária tem uma terminologia inspirada em ambiente econômico. Sob o ponto de vista jurídico podemos denominar.
DIREITO EMPRESARIAL AULA 2 LEASING ARRENDAMENTO MERCNTIL.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Compreender as operações de financiamento e os assuntos a elas relacionados.  Adiantamentos sobre contratos.
Transcrição da apresentação:

PLANEJAMENTO DE VENDAS & PÓS VENDAS Professor Antonio Pires de CarvalhoAdministraçãoUnidade - VO Conceito “Acordo em que um proprietário (lessor) concede a um arrendatário (lessee) o uso de alguma coisa, mediante um pagamento, quase sempre mensal. Ainda por contrato, é possível que a propriedade passe para o arrendatário ao cabo de um determinado período, quando então se trata de um arrendamento-compra, o que, na prática, é compra a prestações. Entende-se neste último caso que a coisa comprada estará sempre em perfeitas condições mantidas pelo arrendador – vendedor”. Fonte: Dicionário Michaelis

PLANEJAMENTO DE VENDAS & PÓS VENDAS Professor Antonio Pires de CarvalhoAdministraçãoUnidade - VO Introdução A idéia de leasing é baseada na concepção econômica de que o fato gerador de rendimentos é o uso e não a propriedade de um bem. Consiste na concessão do uso de um bem mediante a remuneração periódica, por um prazo determinado; e ao final desse prazo, o arrendatário poderá optar entre: A devolução do bem A devolução do bem A renovação do arrendamento A renovação do arrendamento A aquisição do bem pelo valor residual estabelecido no contrato A aquisição do bem pelo valor residual estabelecido no contrato

PLANEJAMENTO DE VENDAS & PÓS VENDAS Professor Antonio Pires de CarvalhoAdministraçãoUnidade - VO Elementos do Contrato Contrato de Leasing, também chamado de Arrendamento Mercantil pela legislação brasileira, envolve três partes: “Arrendante ou Arrendador” é a empresa de leasing, a financeira; “Arrendatário” comprador, principal figura do contrato; “Fornecedor” é a empresa escolhida pelo arrendatário para fornecimento do bem

PLANEJAMENTO DE VENDAS & PÓS VENDAS Professor Antonio Pires de CarvalhoAdministraçãoUnidade - VO Tipos Operacional; Financeiro ou Arrendamento Mercantil; Modalidades 1.Bens móveis e imóveis; 2.Sale ou lease-back; 3.Importação (Leasing Internacional); 4.Pessoa Física; 5.Agrícola; 6.Subarrendamento; 7.Cessão de contratos de Leasing ou de direitos creditórios para o Exterior; Leasing

PLANEJAMENTO DE VENDAS & PÓS VENDAS Professor Antonio Pires de CarvalhoAdministraçãoUnidade - VO Natureza Jurídica O contrato de leasing é um contrato atípico que tem características de outros três tipos de contratos: Locação Financiamento Contrato de compra e venda

PLANEJAMENTO DE VENDAS & PÓS VENDAS Professor Antonio Pires de CarvalhoAdministraçãoUnidade - VO Aspectos operacionais O procedimento para se fazer um contrato de leasing é dividido em seis fases: 1.Escolha do equipamento 2.Negociação e proposta de operação 3.Análise de crédito e contrato 4.Compra e entrega do equipamento 5.Período de Arrendamento 6.Término do Contrato

PLANEJAMENTO DE VENDAS & PÓS VENDAS Professor Antonio Pires de CarvalhoAdministraçãoUnidade - VO Valor Residual Garantido parâmetro sob o qual estão apoiadas as três opções do cliente. O VRG é estabelecido apenas nos contratos de Leasing Financeiro, sem nenhum risco comercial para a arrendante. não é feito nenhum acerto complementar com a arrendante na opção de devolução.

PLANEJAMENTO DE VENDAS & PÓS VENDAS Professor Antonio Pires de CarvalhoAdministraçãoUnidade - VO Conteúdo do Contrato Artigo 8º - Os contratos de Arrendamento Mercantil serão formalizados por instrumento público ou particular, neste devendo constar obrigatoriamente, no mínimo, as especificaçõesabaixo relacionadas, sob pena de nulidade: a)Descrição dos bens; b)Valor das prestações; c)Prazo de vencimento do contrato de leasing; d)O direito do arrendatário ao final do contrato, optar pela devolução do bem, pela renovação do contrato ou pela aquisição dos bens;

PLANEJAMENTO DE VENDAS & PÓS VENDAS Professor Antonio Pires de CarvalhoAdministraçãoUnidade - VO Vantagens Aquisição de um bem sofisticado, antes fora de cogitação; Renovação; Manutenção do capital do giro; Prestações menores que financiamentos-padrões; Entram no balanço patrimonial como despesas; Desvantagens Alguns equipamentos oferecem um risco maior durante e ao final do financiamento; Contratos bancários são pactos de adesão, somente uma das partes elabora as cláusulas contratuais; Conclusão