3ª Formação de Professores Coordenadores

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURRÍCULO EM FOCO.
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Implantação do Currículo Oficial do Estado de São Paulo - Geografia
DERSV – Diretoria de Ensino – Região São Vicente
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Fabiana Aparecida Franco Rodrigues Bolsista da Capes/ Observatório.
O WIKI como ferramenta para construção de Portfólio Reflexivo online
Plano de Trabalho Docente
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
EQUIPE HISTÓRIA SEED/PR
Profa. Dra. Flávia Dias Ribeiro Departamento de Educação - DEPED
AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA: instrumentos de avaliação do processo de ensino-aprendizagem ou instrumento de responsabilização da escola? Prof. Dr. Carlos.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
Curso de Docência Universitária
ORIENTAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
SITE DE DIDÁTICA: O ENSINO EM QUESTÃO
Plano de Trabalho Docente
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
FORGES 2011 RAMOS & CORDEIRO
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Portfólio de Estágio Supervisionado
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Disciplina: Estágio Supervisionado I
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
A EXPERIÊNCIA DO GARIMPO TEXTUAL COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA:
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
Orientações Curriculares para a Educação Básica
Universidade Federal de Uberlândia
1. INTRODUÇÃO Para saber o impacto do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA), o Grupo de Estudos Pedagógicos (GEP), do Campus de Vilhena,
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
A ESCOLA E A CIDADE: POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE ABELARDO LUZ SECRETARIA DE EDUCAÇÃO.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Organização Curricular: a experiência de Minas Gerais
SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO – SP ENSINO MÉDIO EM REDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO.
GABINETE DA SECRETÁRIA DIRETORIA GERAL Superintendência da Educação Superintendência de Desenvolvimento Educacional Diretoria de Tecnologias Educacionais.
Supervisora Sílvia Martins Rodrigues
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
1ª Formação de Professores Coordenadores
1ª Formação de Professores Coordenadores
PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza
Concepções em Educação Matemática
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
3ª Conferência FORGES – UFPE/Recife – Dezembro/2013 Kaline SILVA & Kátia RAMOS 3ª Conferência FORGES Formação para a Docência na Educação Superior: um.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Devolutiva do acompanhamento às UEs
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
Educação Matemática nos Anos Iniciais – EMAI
Elaboração de Projetos. Propiciar aos multiplicadores do ProInfo, gestores e professores de escolas o aprofundamento teórico sobre o conceito de projeto.
Bem-vindos EVA MARIA - Dirigente Regional DE Leste 2
O papel pedagógico do órgão gestor
1º Ciclo de Acompanhamento Formativo 2016
Prof.ª Dr.ª Rosana Louro Ferreira Silva
Transcrição da apresentação:

3ª Formação de Professores Coordenadores DER SVI – 2015

3ª Formação de Professores Coordenadores Boas Vindas Fala do Supervisor Apresentação da Pauta de Trabalho Retomada dos temas trabalhados na 1ª e na 2ª formação e devolutiva do acompanhamento às U.Es. Aprimorando o olhar sobre o Plano de Trabalho Conceituando – Portfólio Educação Especial - Informativos Oficina: Trabalho Coletivo – Portfólio Sistematização das atividades/Avaliação Final Encerramento

Apresentação da Pauta de Trabalho

“Aprimorar o olhar sobre o Plano de Trabalho” Ponto de partida… O que é preciso ter em mãos para elaborar um Plano de Trabalho? Onde eu espero chegar? O que eu preciso conhecer?

Documentos necessários… Currículo; Plano de Gestão; Proposta Pedagógica da Escola; Documentos trabalhados na formação (PIP, Pauta Formativa, Roteiro de acompanhamento em sala); ATPC Resolução 75 de 30/12/2014 PLANO DE TRABALHO Rotina Agenda

A IMPORTÂNCIA DO CURRÍCULO NA ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO... Os princípios que fundamentam o currículo; O ensino por competências e habilidades; A metodologia aplicada às situações de aprendizagem;

Programas e projetos da Unidade Escolar; Análise dos Indicadores; A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE GESTÃO E PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO... Programas e projetos da Unidade Escolar; Análise dos Indicadores; Perfil da Escola; Perfil do aluno que se pretende formar; Perfil dos professores frente às expectativas;

A IMPORTÂNCIA DO PLANO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO... Propõe intervenções para resgatar as habilidades básicas elencadas na matriz da AAP.

Direciona o foco e o olhar do PC e gera demandas para o ATPC. A IMPORTÂNCIA DO ROTEIRO DE ACOMPANHAMENTO DE SALA DE AULA PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO. Direciona o foco e o olhar do PC e gera demandas para o ATPC.

A IMPORTÂNCIA DA PAUTA FORMATIVA PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO... Organiza e direciona os momentos de formação continuada dos professores.

Momentos de formação continuada dos professores. A IMPORTÂNCIA DA ATPC NA ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO. . Momentos de formação continuada dos professores.

É o documento oficial que fundamenta as atribuições do PC. A IMPORTÂNCIA DA RESOLUÇÃO 75/2014 PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO. É o documento oficial que fundamenta as atribuições do PC.

A IMPORTÂNCIA DA ROTINA PARA A EXECUÇÃO DO PLANO DE TRABALHO... Elencar as atividades rotineiras do PC para se qualificar no plano, (como fazer) e na agenda (quando fazer).

A IMPORTÂNCIA DA AGENDA PARA A EXECUÇÃO DO PLANO DE TRABALHO... Organizar a rotina

APÓS A ELABORAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO, COMO ORGANIZAR OS REGISTROS DAS AÇÕES?

Oficina Reunidos por grupo/escola de acompanhamento dos PCNPs, socialize os registros contidos no seu portfólio com os seus colegas e compare os documentos contemplados com o seguinte olhar: O que eu posso ensinar? O que eu preciso aprender? O que é necessário aprimorar? A comanda será distribuída nas salas.

É HORA DA...

VAMOS À AVALIAÇÃO

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ARNONI, Maria Eliza Brefere ARNONI, Maria Eliza Brefere. Ciências nas séries iniciais de escolarização: a construção do conhecimento. 1992. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, São Carlos, SP. ARNONI, Maria Eliza Brefere. A prática do estagiando do magistério na perspectiva da práxis educativa: uma análise do Estágio Supervisionado do CEFAM de Jales. 2001. 227 f. Tese (Doutorado em educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP. ARNONI, Maria Eliza Brefere; OLIVEIRA, Edilson Moreira de; KOIKE, Luiz Tomaz; DOTTI, Amanda Foganholi; FARIA, Lívia Carolina Miranda; FORTILLI, Solange. Liceciandos e aspectos da temática ambiental numa perspectiva crítica: uma construção à várias mãos. In: VIII EPEB (Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia) e Cidadania: contextos de ensino e produção científica. Faculdade de Educação da USP, São Paulo (SP), 2002. CDROM - VIII Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia, FEUSP, 2002. ARNONI, Maria Eliza Brefere. Trabalho educativo e mediação dialética: fundamento teórico-filosófico e sua implicação metodológica para a prática. In: Seminário Internacional de Educação – Teorias e políticas, 2003, UNINOVE, São Paulo, SP. CD-ROM, Seminário Internacional de Educação – Teorias e políticas, ISBN: 85-89852-03-2. ARNONI, Maria Eliza Brefere. Cuestiones de ensenãnza: la dialectica del trabajo educativo. In: Congresso Internacional “Pedagogia 2003 - Encuentro por la unidad de los educadores”, Cuba, Havana, 2003a. Palácio de Convenção de Havana. CD-ROM Softcal Empresa de Desarollo y Producción de Software de Qualidad, ISBN 959-7164-37-X. Tradução: Questões sobre o ensino: a dialética do trabalho educativo. ARNONI, Maria Eliza Brefere. The mediation, their methodological implications and the matter of the environmental theme. In: Discursos: Língua, Cultura e Sociedade (Número especial). Tendências actuais em Educação Ambiental. Universidade Aberta, Lisboa: Portugal, 2004. ISSN 0872-0738. p.213-222. ARNONI, Maria Eliza Brefere. Dialética do trabalho pedagógico: fundamentos filosóficos e suas implicações metodológicas. Revista UNORP – Centro Universitário do Norte Paulista. São José do Rio Preto, SP, Ano 3, V.8. p.41-49, maio 2004a. ISSN 1678-1902. ARNONI, Maria Eliza Brefere. “Metodologia da Mediação dialética” e o ensino de conceitos científicos. In: CD-Rom XII ENDIPE – Conhecimento local e Motivação para a aprendizagem conhecimento universal, Curitiba, PR. 2004b. ISBN: 85 7292-125-7. ARNONI, Maria Eliza Brefere; FARIA, Lívia Carolina Miranda; MONTEIRO, Denis da Silva; JÚNIOR, Jéferson Gomes Moriel. Site de Didática: o ensino em questão. In: Livro Eletrônico dos Núcleos de Ensino da Unesp - Edição .2005. ISBN 85.7139.623-X. p.520-534.

ARNONI, Maria Eliza Brefere (orientadora); PEREIRA Letícia de Fátima; CALDAS, Lílian Kelly. Jornal Escolar na perspectiva da Mediação Dialética: uma proposta interdisciplinar. In: Mosaico (Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - UNESP). São José do Rio Preto. V.4, n.1, p.11-22. 2005a. ISSN 1678 – 6254. ARNONI, Maria Eliza Brefere (orientadora); ROCHA, Wellington Alan da. O conceito de palavra em Bakhtin e em Vygotsky e sua relação com a Mediação Dialética. In: Mosaico (Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - UNESP) São José do Rio Preto. V.4, n.1, p. 22-33. 2005b. ISSN 1678 – 6254. ARNONI, Maria Eliza Brefere. Ensino e Mediação Dialética: aula na concepção filosófica da práxis. In: PAGNI, P (ORG.). Perspectivas Contemporâneas da Filosofia da Educação – coletânea de textos do I Simpósio Internacional em "Educação e Filosofia". Marília: FFC/Unesp, 2006. CD-ROM. ISBN 85-86738-3-6. ARNONI, Maria Eliza Brefere. Ensino e Mediação dialética. IN: I Encuentro Iberamericano de Educación. Universidad de Alcalá – Guadalajara (Espana). 2006. Anais do I Encuentro Iberamericano de Educación da Universidad de Alcalá, Guadalajara: Espana. CD-ROM, 2006a. ARNONI, Maria Eliza Brefere; SOARES, Andjara Thiane Cury; PEREIRA, Letícia de Fátima; CALDAS, Lílian Kelly. Metodologia da Mediação Dialética e abordagem da Temática Ambiental em uma perspectiva interdisciplinar: Letras e Ciências Biológicas. In: Livro Eletrônico dos Núcleos de Ensino da Unesp - Edição 2006b. ISBN 85.7139.663-9-X. p.770-780. http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2004/artigos/eixo10/metodologiadamediacaodialetica.pdf ARNONI, Maria Eliza Brefere; ALMEIDA, José Luis Vieira de; OLIVEIRA, Edílson Moreira. Mediação pedagógica: dos limites da lógica formal à necessidade da lógica dialética no processo de ensino-aprendizagem. In: 29ª. Reunião Anual da ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) Educação, Cultura e Conhecimento na Contemporaneidade: desafios e compromissos. 2006, Caxambu. CDROM - 29ª. Reunião Anual da ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) Educação, Cultura e Conhecimento na Contemporaneidade: desafios e compromissos .. Caxambu, 2006c. ARNONI, Maria Eliza Brefere; ALMEIDA, José Luis Vieira; OLIVEIRA, Edilson Moreira. Mediação Dialética na Educação Escolar: teoria e prática. São Paulo: Edições Loyola. 2007. ISBN 978-85-15-03440-6. ARNONI, Maria Eliza Brefere, BROCCO, Aline de Souza, CALDAS, Lilian Kelly. “Metodologia da Mediação Dialética” e trabalho interdisciplinar envolvendo produção textual e temática ambiental. In: Livro Eletrônico dos Núcleos de Ensino da Unesp - Edição 2007a. ISBN: 978-85-98605-22-7. http://www.unesp.br/prograd/nucleo2007/indexchapter1.php ARNONI, Maria Eliza Brefere. Aula como práxis: a relação teoria e prática na Educação. In: II Encontro Iberoamericano de Educação, FCLAr, 2007. CDROOM II Encontro Iberoamericano de Educação. 2007b (no prelo).

ARNONI, Maria Eliza Brefere ARNONI, Maria Eliza Brefere. Aula como práxis: a relação teoria e prática na Educação. In: II Encontro Iberoamericano de Educação, FCLAr, 2007. CDROOM II Encontro Iberoamericano de Educação. 2007b (no prelo). KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 6ª ed., 1995. LEFEBVRE, H. Lógica formal – Lógica dialética. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro – GB: Editora Civilização Brasileira S. A. 1975, 301p. LEFEBVRE, Henri. A sociologia de Marx. Rio de Janeiro: Forense- Universitária, 2ª ed., 1979. LUKÁCS, G. Ontologia do ser social: a falsa e a verdadeira ontologia de Hegel. [Trad] Carlos Nelson Coutinho. São Paulo: Livraria Editora Ciências Humanas, 1979. MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosófios. Editora Martin Claret, São Paulo. S.P. 2002. (tradução Alex Marins). VÁSQUEZ, Adolfo Sanchez. Filosofia da Práxis. 4 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. OUTRAS FONTES: Currículo do Estado de São Paulo. Acessado em: 05/03/2015. http://www.educacao.sp.gov.br/curriculo Revista Nova Escola. Acessado em: 04/03/2015. http://revistaescola.abril.com.br/formacao/avaliacao-aprendizagem-427861.shtml Práticas em Ensino de Física - Roteiro de visitas à escola (adaptado). Acessado em 04/03/2015. disciplinas.stoa.usp.br/mod/resource/view.php?id=92163 Práticas em Ensino de Física - Roteiro de visitas à escola: suporte para produção das atividades (adaptado) Acessado em: 02/03/2015. http://disciplinas.stoa.usp.br/pluginfile.php/153644/mod_resource/content/1/Roteiro%20Geral%20de%20Visita%20%C3%A0s%20Escolas.pdf Resolução SE 75, de 30-12-2014 (DOE de 31/12/2014) Acessado em: 04/03/2015. https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CB0QFjAA&url=http%3A%2F%2Fdecarapicuiba.educacao.sp.gov.br%2FDocumentos%2FResolu%25C3%25A7%25C3%25A3o%2520SE%252075.docx&ei=pbL4VImlK4rBggSPr4TgCg&usg=AFQjCNEMbBoRBsP-E2q0TD70S3nkhAFlBg&sig2=pDI1QTFgFsry9DH1vnEbsQ&bvm=bv.87519884,d.eXY&cad=rjt Rios, Terezinha. Identidade da escola, o perfil da instituição está em construção constante e em articulação com toda a sociedade. Acessado em: 09/03/2015. http://gestaoescolar.abril.com.br/comunidade/identidade-escola-autonomia-etica-valores-gestao-participativa-democratica-trabalho-equipe-escolar-515765.shtml Seiffert, Otília Maria Lúcia Barbosa. Portfólio de Avaliação. Acessado em:12/06/2015. http://www.uel.br/ccs/olhomagico/v8n1/portalun.htm