H ISTÓRICO DO A B I NV. Iº Seminário 16/Março/2012 1. Trocando ideias: Plano de A ç ão UCA 2012 (atividade em grupo), 2. Plano de A ç ão 2012 (UCA na.

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H ISTÓRICO DO A B I NV

Iº Seminário 16/Março/ Trocando ideias: Plano de A ç ão UCA 2012 (atividade em grupo), 2. Plano de A ç ão 2012 (UCA na escola + Forma ç ão Continuada)- 4 escolas (Campinas, Pedreira, São Paulo, Sud Mennucci) apresentam o planejamento 3. “ T á acontecendo na minha escola!! ” - Professores dos 4 munic í pios apresentam “ Cen á rios UCA ” (em andamento) nas escolas IIº Seminário 11/Maio/ Atividade1 “ MÃO NA MASSA ” : Concep ç ões Espontâneas de Fenômenos Naturais; 2. Atividade 2 "Li ç ão de Casa: Propor uma investiga ç ão em seu contexto escolar para coletar e analisar as Concep ç ões Espontâneas dos Alunos para Ciência, M é todo Cient í fico e Pesquisa; 3. V í deo-anima ç ão: M é todo Cient í fico (em português) 4. Constitui ç ão da Equipe do Projeto UCA/CNPQ em SP. IIIº Seminário 10/Agosto/ Relato sobre Web-conferência em 14/06/ Retomada a "li ç ão de casa" lan ç ada no II Semin á rio (maio/2012). Cada Escola apresenta dados colhidos com os alunos, an á lise e reflexão sobre os resultados. 3. Equipe UCA-UNICAMP apresenta resultados do II Semin á rio: a) concep ç ões espontâneas de ciência, pesquisa e m é todo cient í fico; b) Resultados da atividade "mão na massa": Desenvolvimento de Cen á rios para trabalhar concep ç ões espontâneas de fenômenos naturais com alunos na escola, 4. Atividade "li ç ão de casa “ : Plano e Execu ç ão de uma atividade completa de investiga ç ão a ser conduzida na Escola IVº Seminário 26/Outubro/ Relato sobre Web-conferência em 13/09/ Retomada a “lição de casa” lançada no III Seminário 3. Atividade “Mão na Massa”: Refletir sobre “cenários de aprendizagem baseados na investigação” e como eles se alinham ao currículo e à prática dos professores. Mostra Trabalho Escolas Atividade “Lição de casa” Especificar Evento para Mostra de Trabalhos na Escola - exposição dos alunos sobre as investigações por eles realizadas. 2012

Iº Seminário FCAbINV 28/Junho/2013 I Seminário do curso Formação Continuada "Aprendizagem baseada na Investigação", ação UCA-UNICAMP e do projeto de pesquisa UCA-UNICAMP CNPq de Retomada de Conceitos – AbInv, Reflexões sobre a prática. 2. Relatos de atividades das escolas no primeiro semestre de Atividade 1: “Mão na Massa”: Cenários “mão na massa”, discussão das respostas da atividade realizada nas Escolas. 4. Atividade 2: “Lição de Casa” Preparação de experimento a ser encaminhado nas escolas. 2º Seminário FCAbINV 09/Agosto/2013 II Seminário do curso Formação Continuada "Aprendizagem baseada na Investigação", ação UCA-UNICAMP e do projeto de pesquisa UCA-UNICAMP CNPq de Apresentações das Escolas sobre a “Lição de Casa”: plano do experimento a ser realizado em setembro nas Escolas (inclui pergunta, hipótese, variáveis e plano de execução do experimento). 2.Revisão dos Planos/Experimentos das escolas 3.Lição de Casa: Execução do experimento de investigação planejado na Escola. 3º Seminário FCAbINV 20/Setembro/2013 III Seminário do curso Formação Continuada "Aprendizagem baseada na Investigação", ação UCA-UNICAMP e do projeto de pesquisa UCA-UNICAMP CNPq de Atividade 1: Apresentações das Escolas : resultados parciais com descrição do plano do experimento reelaborado - inclui levantamento junto aos alunos de perguntas de pesquisa científica e seleção de perguntas testáveis e escolha de uma; Levantamento junto aos alunos de hipóteses relativas à pergunta selecionada e seleção de hipóteses que possam ser verificadas em experimento - com explicitação das variáveis dependentes e independentes; e plano de execução do experimento (métodos e materiais, coleta e registro de dados, análise e conclusões sobre como os resultados respondem ou não a pergunta inicial). 2. Atividade 2: “Escravo de Jó”: em grupos, participantes realizam análise de respostas dos pares para o experimento. Para fazer esta análise consultam plano da investigação preenchido no googledocs e respondem: "Eu entendi que a pergunta é...", "Eu entendi que a hipótese é... (variável dependente e variável independente)","Eu entendi que o experimento é... (quem faz: o que usa)" 3. Atividade 3: Supervisores apresentam síntese das ações de formação relacionadas ao Abinv encaminhadas na escola no período (agosto a setembro): destaque a estratégias, atividades, resultados, reflexões. 4. Atividade 4: Dinâmica para Organização livro Abinv: Pensando sobre os formatos – prós e contras. 2013

4º Seminário FCAbINV 18/Outubro/2013 IV Seminário do curso Formação Continuada "Aprendizagem baseada na Investigação", ação UCA-UNICAMP e do projeto de pesquisa UCA-UNICAMP CNPq de Apresentações dos Professores sobre Investigação realizada pelos alunos na escola – Registros e Análises de dados (pelos alunos e pelos professores), Resultados do experimento. 2. Apresentação: O movimento do Abinv na Escola (contado pelos supervisores) 3. Validação dos resultados da atividade “Escravos de Jó” (III Seminário) 4. Dinâmica para construção dos capítulos da parte 3 do Livro Abinv – O movimento AbINV na Sala de Aula (contado pelos professores e pesquisadores) Apresentação e Discussão dos Resultados (dinâmica para o livro) 5º Seminário FCAbINV 05/Dezembro/2013 V Seminário do curso Formação Continuada "Aprendizagem baseada na Investigação", ação UCA-UNICAMP e do projeto de pesquisa UCA-UNICAMP CNPq de Apresentações dos Professores “O Abinv na Sala de aula” (parte 3 do livro) – síntese da Reflexão do capítulo. 2. Apresentações dos Supervisores “O movimento do Abinv na Escola” (parte 2 do livro) – síntese da Reflexão do capítulo. 3. Meta-reflexão AbINV (Concepções Espontâneas, Concepções Espontâneas nas Escolas, Planos de Investigação, Refinamento, Aprofundamento na Prática - Pergunta, Hipóteses, Variáveis, Experimentos, Registro, Análise de dados, Resultados – LIVRO – relato de reflexões)