Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
Plano de Trabalho Docente
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Profª Ivaneide Medeiros Nelson
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA (NILSON JOSÉ MACHADO)
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Educação no contexto do Trabalho
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Rotina na Alfabetização:
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
Programa Ler e Escrever
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
A produção do fracasso escolar
REDE DE ENSINO ESTADUAL
1.
Plano de Trabalho Docente
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Planejamento PNAIC 2014.
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO -MEC
A Função do Professor Articulador
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Gerenciamento de Sala de Aula
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
“A participação no Prêmio Gestão Escolar 2009/2010 nos possibilitou enxergar os caminhos que poderíamos trilhar para ressignificar nossa prática e colhermos.
Projeto Institucional das escolas Salesianas
Educação Especial Aula 7
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Organização Curricular: a experiência de Minas Gerais
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
REPLANEJAMENTO 2015.
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Acompanhando e avaliando
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Organização e desenvolvimento do HTPC
Projetos e Sequências Didáticas
Transcrição da apresentação:

Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização

Atua no contexto de um projeto pedagógico Critérios para sua seleção e formação continuada Atua no contexto de um projeto pedagógico Programa curricular- num ciclo específico

? Efetivação de uma prática diversificada, dinâmica e flexível Indicadores de êxito Consolidação do ensino e da aprendizagem ? Sensíveis as características culturais e sociais Efetivação de uma prática diversificada, dinâmica e flexível

O professor alfabetizador tem uma identidade própria e precisa ser reconhecido pela importância do seu trabalho. Saberes práticos. Saberes pedagógicos. Inclui saberes das disciplinas ou áreas do conhecimento.

O conteúdo de alfabetização é tão elaborado e complexo quanto os demais O professor iniciante ou inexperiente não é o mais indicado

Página 37

A sensibilidade exigida se amplia Possuir competência e sensibilidade Trabalho com crianças de seis a oito anos Trata-se de incluir a criança de 6 anos no ciclo A sensibilidade exigida se amplia Inicio efetivo da inserção da criança em uma cultura escolar Entender a rotina, regras, rituais escolares, instrumentos utilizados... Evidencia abertura para o trabalho em contextos de diversidades e diferenças

? Pluralidade socios-culturais e econômicos, étnico-raciais ou gênero Alunos da escola pública oferecem um leque de sensibilidade ao professor É preciso lidar com as diferenças... De ritmo de aprendizagem Diversidades no trabalho de inclusão Pluralidade socios-culturais e econômicos, étnico-raciais ou gênero Propor procedimentos diversificados ?

Desenvolve expectativas de sucesso e estimula a auto estima Pesquisas apontam que as predições ou profecias sobre fracasso ou sucesso dos alunos se cumprem de fato Não se conformar com um trabalho aquém das possibilidades dos alunos Não se restringir a um patamar mínimo de conteúdos Não reforçar apenas os conhecimentos espontâneos-trata-se de VALORIZAR

Participa de processos de formação continuada Desenvolve uma atitude de pesquisa e investe na socialização de conhecimentos produzidos Desenvolve a perspectiva do trabalho em grupo e compartilhado Participa de processos de formação continuada Ler o quadro, páginas 39 e 40

PLANEJAMENTO Dimensão fundamental- permite controlar os resultados do trabalho Consecução das finalidades- afirma a autonomia e o saber específico

Planejamento Desenvolvimento avaliação Controla os fins do trabalho Define meios para alcançar os objetivos

Reestabelece objetivos Estabelece instrumentos para auto avaliação Redefine metas Reestabelece objetivos Por meio da avaliação Gerando um contexto de ampliação de saberes

É imprescindível para o trabalho sistemático Que haja continuidade no processo Assegura um caráter sistêmico à aprendizagem O professor que não planeja deixa de ser professor Não é mera formalidade

Criação da necessidade de estudo Elaboração de novas estratégias Análise e reflexão sobre o trabalho docente

Expectativas individuais Por que muitos professores e escolas deixam de fazer o planejamento? Tarefa complexa Necessidades escolares Possibilidades individuais Expectativas individuais

Planejar é tarefa complexa Exige condições para ser realizada Planejar difícil envolve a articulação equilibração De diferentes fatores Planejar é tarefa complexa Exige condições para ser realizada A SEE-MG- tempo para o planejamento cotidiano e o trabalho coletivo

Como planejar? Estabelecendo e compartilhando finalidades e ou metas Criando condições para o planejamento Definindo os meios Estabelecendo e compartilhando finalidades e ou metas Avaliando Escolhendo instrumentos de registro

Discussão metodológica no conjunto de decisões relacionadas à alfabetização