Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização
Atua no contexto de um projeto pedagógico Critérios para sua seleção e formação continuada Atua no contexto de um projeto pedagógico Programa curricular- num ciclo específico
? Efetivação de uma prática diversificada, dinâmica e flexível Indicadores de êxito Consolidação do ensino e da aprendizagem ? Sensíveis as características culturais e sociais Efetivação de uma prática diversificada, dinâmica e flexível
O professor alfabetizador tem uma identidade própria e precisa ser reconhecido pela importância do seu trabalho. Saberes práticos. Saberes pedagógicos. Inclui saberes das disciplinas ou áreas do conhecimento.
O conteúdo de alfabetização é tão elaborado e complexo quanto os demais O professor iniciante ou inexperiente não é o mais indicado
Página 37
A sensibilidade exigida se amplia Possuir competência e sensibilidade Trabalho com crianças de seis a oito anos Trata-se de incluir a criança de 6 anos no ciclo A sensibilidade exigida se amplia Inicio efetivo da inserção da criança em uma cultura escolar Entender a rotina, regras, rituais escolares, instrumentos utilizados... Evidencia abertura para o trabalho em contextos de diversidades e diferenças
? Pluralidade socios-culturais e econômicos, étnico-raciais ou gênero Alunos da escola pública oferecem um leque de sensibilidade ao professor É preciso lidar com as diferenças... De ritmo de aprendizagem Diversidades no trabalho de inclusão Pluralidade socios-culturais e econômicos, étnico-raciais ou gênero Propor procedimentos diversificados ?
Desenvolve expectativas de sucesso e estimula a auto estima Pesquisas apontam que as predições ou profecias sobre fracasso ou sucesso dos alunos se cumprem de fato Não se conformar com um trabalho aquém das possibilidades dos alunos Não se restringir a um patamar mínimo de conteúdos Não reforçar apenas os conhecimentos espontâneos-trata-se de VALORIZAR
Participa de processos de formação continuada Desenvolve uma atitude de pesquisa e investe na socialização de conhecimentos produzidos Desenvolve a perspectiva do trabalho em grupo e compartilhado Participa de processos de formação continuada Ler o quadro, páginas 39 e 40
PLANEJAMENTO Dimensão fundamental- permite controlar os resultados do trabalho Consecução das finalidades- afirma a autonomia e o saber específico
Planejamento Desenvolvimento avaliação Controla os fins do trabalho Define meios para alcançar os objetivos
Reestabelece objetivos Estabelece instrumentos para auto avaliação Redefine metas Reestabelece objetivos Por meio da avaliação Gerando um contexto de ampliação de saberes
É imprescindível para o trabalho sistemático Que haja continuidade no processo Assegura um caráter sistêmico à aprendizagem O professor que não planeja deixa de ser professor Não é mera formalidade
Criação da necessidade de estudo Elaboração de novas estratégias Análise e reflexão sobre o trabalho docente
Expectativas individuais Por que muitos professores e escolas deixam de fazer o planejamento? Tarefa complexa Necessidades escolares Possibilidades individuais Expectativas individuais
Planejar é tarefa complexa Exige condições para ser realizada Planejar difícil envolve a articulação equilibração De diferentes fatores Planejar é tarefa complexa Exige condições para ser realizada A SEE-MG- tempo para o planejamento cotidiano e o trabalho coletivo
Como planejar? Estabelecendo e compartilhando finalidades e ou metas Criando condições para o planejamento Definindo os meios Estabelecendo e compartilhando finalidades e ou metas Avaliando Escolhendo instrumentos de registro
Discussão metodológica no conjunto de decisões relacionadas à alfabetização