Adm. Recursos Materiais e Patrimoniais

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Transcrição da apresentação:

Adm. Recursos Materiais e Patrimoniais TECNOLOGIA Produto Processo Gestão Informação

TECNOLOGIA é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. conjunto de idéias, conhecimentos e métodos para construir algo de forma racional; aplicação dos conhecimentos científicos à produção em geral; maquinário sofisticado. Tem o objetivo de eliminar as tarefas repetitivas, facilitando o trabalho e tornando-o mais eficiente, aumentando a produtividade e os benefícios.

PRODUTO é um conjunto de atributos, tangíveis ou intangíveis, constituído através do processo de produção, para atendimento de necessidades reais ou simbólicas, e que pode ser negociado no mercado, mediante um determinado valor de troca, quando então se converte em mercadoria.

A - Tecnologia do Produto Metodologia PRP ( Product Realization Process) FLUXO DE UMA EMPRESA                     PROCESSO PRODUTOS SERVIÇOS INSUMOS FEEDBACK

Fluxo de uma empresa Um conjunto de entradas que são processadas gerando um conjunto de saídas, ligadas por uma realimentação ou feedback. Entradas – insumos, materiais, o capital e os recursos humanos Processamento – recursos tecnológicos de produção, edifícios, equipamentos, métodos de gestão e organização do trabalho Saídas - produtos – resultado esforço produtivo. Gerador de toda atividade empresarial.

Fases Processo de realização do produto 1 – Por onde começar? Missão da empresa - define o propósito da existência da empresa. Desejo do consumidor – é aquilo que o cliente deseja receber como resultado de uma transação com a empresa. Time de desenvolvimento – Pessoas para gerir o projeto e as técnicas. Benchmarking – empresa referências para tomar decisão.

2 – Desenvolvimento Conceitual do produto Requisitos funcionais do produto – Para que serve o produto. Função principal e secundária. Engenharia de valor – técnica por meio da análise funcional e da criatividade consegue aumento do valor percebido pelo cliente. Ex. fusca x ferrari. Requisitos de engenharia – análise dos projetos mais indicados para atender funções do produto. Estabelecimento do cronograma – definição de equipe, projeto, atividades, expectativa de mercado, prazo, etc.

3 – Fase de Integração à Metodologia Geração de múltiplos conceitos - hipóteses alternativas. Brainstorming – geração de livres idéias e de novos conhecimentos. Análises preliminares - análise de viabilidade no aspecto técnico de mercado, financeiro e de recursos humanos.

4 – Aprimorando o conceito do produto Seleção de materiais – suprimento – fontes de fornecimento, negociações de compra, provisão, qualidade, prazos. Método de produção – planejamento e controle de produção ( PCP) política de estoques, ciclo de vida de produtos, etc. Análises preliminares de custo – consolidação inicial do custo do produto. Retorno do Investimento, viabilidade do lançar o produto

5 –Fase das Análises Análise de engenharia – repensar o projeto desde a manufatura de componentes até a montagem final, desde o desempenho do ciclo de vida nas mãos do cliente até o descarte final. Análises de desempenho – protótipos ou o uso de modelos computacionais que simulem a realidade. Análise de processo de manufatura – simulação de sistemas através de softwares. velocidade da máq. , treinamento de operadores. Análise detalhada de custos – técnica dos custos por atividade - Custo ABC - é um método de custeio que procura identificar os recursos disponíveis na organização e os associa, através de geradores de custos primários, às atividades executadas.

6 - Feedback Manufatura e teste dos protótipos – fase de pré produção. O produto conseguiu atender as necessidades do cliente? A produção normal para o atendimento do mercado. Resposta do consumidor – o produto é aquilo que eu quero?

B - TECNOLOGIA DO PROCESSO PROCESSOS – Segundo Michael Hammer, processo é a reunião de tarefas ou atividades isoladas para alcançar certos resultados . Processos administrativos - são os processos cujo resultado final é a geração de informações ou de decisões que influenciam a gestão de empresa. Processo comerciais – são aqueles cujo resultado é uma ação do consumidor, possibilitando-lhe acesso a um bem ou serviço. Processo Produtivo – quando resulta um produto final ou um componente dele.

CLASSIFICAÇÃO E CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS Sistemas Abertos - é um sistema que recebe fluxos (energia e matéria) de seu entorno. O fato de receberem energia, podem realizar o trabalho de manter suas próprias estruturas e inclusive incrementar seu conteúdo de informação. Ex. comida, energia elétrica, TV. Sistemas Fechados – são independentes. é um sistema fechado, pois não sofrerá nenhuma influência do meio ambiente, Ex. Matemática. sempre 1+1 será 2.

Classificação dos sistemas por resultados Sistema de resultados diretos – é o sistema em que o produto/serviço gerado por si só já garante o resultado. Ex. automóvel, download que se fez da internet. Sistema resultados indiretos - é aquele em que o produto deve ser projetado para ser o mais adequado a fim de atingir um resultado que só será conhecido algum tempo depois. Ex. Resultado de uma formatura. Sistema de resultado desconhecido – ocorre quando se pode aquilatar o resultado mas a comprovação prática desse resultado é extremamente improvável. Ex. Evacuar uma cidade no caso de um ataque nuclear. Sistemas progressivos – estão constantemente mudando. Ex: cidades em expansão, população em crescimento

Administração de sistemas É a aplicação dos conhecimentos administrativos ao projeto e a criação integral de um sistema complexo. Definir e analisar o sistema total com detalhe para poder providenciar instruções para a sua construção e estabelecer um sistema de gerenciamento para assegurar que todas as atividades necessárias estão coordenadas e de acordo com os cronogramas. Trabalho contínuo – modificações e expansões

Administração de Processos Processos operacionais - representa as interações sob a forma de troca de informações entre diversos atores, como humanos, aplicações ou serviços. Ex. Conversão dos recursos em produtos. Processos gerenciais e suporte – envolve gerenciamento de recursos humanos, adm. de informação. Gerenciamento de recursos financeiros e físicos, etc. Ex. relatórios , auditorias, contabilidade, etc.

Metodologia de Osborn Dividida nas seguintes fases: Orientação, preparação, análise, criação de alternativas, seleção e venda da solução. Orientação- fase de direcionamento e início. São definidos os objetos da análise, fixados os principais parâmetros e delimitadas as fronteiras do estudo. Preparação – São levantados os recursos e informações. Os dados sobre o processo em si – seus inter-relacionamentos e como são as melhores práticas no setor.

Metodologia de Osborn Análise: revisão das atividades. Criar alternativas para cada atividade combinando, aumentando, diminuindo ou eliminando. usando o conceito de custo por atividades, são levantados os custos diretos e indiretos. Criação de Alternativas: procura, sob um ponto de vista sistêmico, desenhar soluções que levam a uma máxima sinergia.

Metodologia de Osborn Seleção: é escolhida a solução mais econômica, desde que seja viável. Ela não deve representar a longo prazo uma perda de conhecimento para a empresa, em virtude da disciplina de capital humano ou tecnológico capacitado que possa ser útil em outras circunstâncias. Venda da Solução: deve saber apresentar o resultado do estudo aos pares, subordinados e direção, sem causar traumas ou recusas em nome dos paradigmas culturais da empresa.

C - Tecnologia da Gestão A gestão administrativa - auxílio de ferramentas tecnológicas, Era do conhecimento, em grande parte pela complexidade e diversidade que a globalização exige das empresas. Estrutura organizacional influenciada pela competição global, Mudança na dinâmica da força de trabalho, Mudanças rápidas e descontínuas, muito diferente da era industrial.

Tecnologia da Gestão É cada vez maior o número de software de gestão integrada (SAP,BAAN, MAGNUS, ETC.), Identificação e a análise crítica dos processos Mudanças na cultura organizacional, passando do funcional para o foco nos processos de negócios. Administração baseada em projetos, o project based management (PBM). Ao contrário da era da industrialização estamos na tentativa de atender a uma customização em massa. Sistemas flexíveis de manufatura. Impacto sobre o planejamento e controle da produção (PCP), que tem que se tornar mais ágil.

D - A Tecnologia da Informação (TI) pode ser determinada como o conjunto de todas as atividades e recursos fornecidas por soluções de computação que tendem possibilitar o armazenamento, a produção a transmissão, acesso e o uso das informações.

GESTÃO DA INFORMAÇÃO HARDWARE é todo equipamento utilizado na coleta, processamento e distribuição da informação. Ex. teclados, CPU, disco rígidos, monitores e modens. SOFTWARE são os programas em linguagem específicas sem os quais os computadores não fazem nada. ESPECIALISTA são os criadores da tecnologia DADO (s) é tudo aquilo que pode ser processado. USUÀRIOS da informação É o cidadão comum

Análise de Valor É um sistema para solucionar problemas por meio do uso de um conjunto específico de técnicas, um corpo de conhecimentos e um grupo de pessoas especializadas. A análise de valor é usada desde a fase de desenvolvimento do produto até o fim de sua permanência na linha de fabricação da empresa, na melhoria dos processos internos de fabricação e administrativos e até na geração de idéias de gestão

Propósito da análise de valor Conseguir meios de isolar o que é realmente necessário daquilo que é supérfluo em matéria de custos, sem prejudicar a performance do produto. Consideramos custos totais a soma de todos os esforços e despesas feitas no desenvolvimento, produção e aplicação do produto. Chamamos custos supérfluos os que, não contribuindo significativamente para a performance, oneram o produto.

Causas de custos supérfluos A) Condicionamento mental. Falta de informação Falta de idéias Honestas crenças erradas Circunstâncias temporárias Hábitos e atitudes

Objetivos da análise de valor Minimizar o custo mantendo o desempenho e sempre chegar a soluções múltiplas melhoradas para o produto ou processo. Selecionar a melhor alternativa para cada momento. Ter menos medo de mudar. Ter flexibilidade para aproveitar oportunidades ou enfrentar crises.

Testes de valor Deve-se questionar os processo de produção para se ter uma análise do valor, algumas questão devem ser respondidas como por exemplo: Isto contribui para o valor? O custo disto é proporcional à utilidade? Isto necessita ter todas as características atuais? Há algo melhor para o mesmo uso? Há alguém comprando (ou fazendo) isto por menos? Pode alguma peça semelhante ser feita por um método de menor custo? Um fornecedor idôneo pode fazer por menos? O ferramental e o processo é adequado às quantidades fabricadas? Pode ser usado um produto normatizado (padrão)?

Análise de Valor A análise de valor é fundamental para a composição de estoque, sua formulação e seu controle. Serve como parâmetro para o planejamento e orçamento organizacional.

Construção do aeroporto de Hong Kong VÍDEO Atividade a ser realizada na sala de aula, em equipe (4 componentes), com entrega e discussão. Vale 0,5 para compor a nota da unidade. Tarefa: Considerando a construção do Aeroporto de Hong Kong , discorra sobre o papel da administração de materiais neste empreendimento e sobre a utilização das tecnologias adotadas no que tange aos Produtos, Processos, Gestão e Informação.