Comportamento Organizacional

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Transcrição da apresentação:

Comportamento Organizacional Unidade 3- A Análise do Comportamento Grupal nas Organizações Prof.ª MS Adriana Bortolon Carvalho Cardoso adribortolon@gmail.com

LIDERANÇA

1 - LIDERANÇA O que é liderança para você? Dinâmica

1.1 – LIDERANÇA - Conceitos Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente (HUNTER, J. C. , 2004); A liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas tendo objetivos comuns como metas a serem alcançadas em conjunto, pela equipe, considerando para isso, todos os esforços e instrumentos legais necessários. (CHIAVENATO, 2003) A Liderança, composta pelo conjunto de pessoas que ocupam posições nas quais lhes cabe gerenciar o trabalho de outros, é um dos recursos fundamentais para que a empresa consiga atingir seus objetivos. Ela é que vai conduzir as atividades, fazendo planejamentos, monitorando os acontecimentos, identificando os problemas e principalmente influenciando o comportamento das pessoas, que são consideradas o bem mais valioso da empresa porque são responsáveis diretas pelo desempenho da mesma. Contudo, é necessário que os líderes sejam pessoas preparadas e capacitadas para cumprir estas tarefas de maneira eficaz (OLIVEIRA,2004, p. 09).

1.1 – LIDERANÇA - Conceitos Liderança é a influência interpessoal exercida em uma situação, por intermédio do processo de comunicação, para que seja atingida uma meta ou metas especificadas. A liderança sempre envolve tentativas por parte do líder (influenciador) para afetar (influenciar) o comportamento do seguidor (influenciado) ou seguidores em uma situação.(Tannembaum et al., 1972) A liderança envolve a cabeça e o coração e é tanto analítica quanto interpessoal. Ter discernimento para saber quando ser sangue-frio, racional e decisivo e quando ser sangue-quente, amável e participativo é um grande desafio pessoal. (Prahalad, 2007)

1.1 – LIDERANÇA - Conceitos DAVIS e NEWSTROM (1992) destacam, a liderança como sendo um processo, de: encorajar e ajudar os outros a trabalharem entusiasticamente na direção dos objetivos. É o fator humano que ajuda um grupo identificar para onde ele está indo e assim motivar-se em direção aos objetivos. Sem liderança, uma organização seria somente uma confusão de pessoas e máquinas, do mesmo modo que uma orquestra sem maestro seria somente músicos e instrumentos. A orquestra de todas as organizações requer liderança para desenvolver ao máximo seus preciosos ativos.

1.1 – LIDERANÇA Vídeo 1 - Liderança Leitura do artigo – Liderança uma conceituação – fazer atividade 1

1.1 -LIDERANÇA – conceito sob a ótica organizacional ENTÃO,… LIDERANÇA É… Uma influência interpessoal e um fenômeno social, uma capacidade de influenciar as pessoas por meio de idéias, exemplos e ações e fazer com que atinjam metas propostas ou passem a acreditar em crenças ou conceitos.

1.2 - TEORIAS SOBRE LIDERANÇA Teorias de traços de liderança (Nelson Mandela); Teorias comportamentais (maturidade- Margereth Tacher); Teorias das contingências (dependente da situação-Lula); Teorias contemporâneas.

1.2 - TEORIAS SOBRE LIDERANÇA Teorias de traços de liderança – A base teórica para a abordagem é que determinados traços físicos (altura, peso, vitalidade, resistência física,...) , sociais (empatia, paciência, confiança, ...) da personalidade (ambição, iniciativa, persistência, imaginação responsabilidade, ...) e pessoais (habilidades verbal, sabedoria, habilidade intelectual, capacidade de trabalho,...) são considerados inerentes a certos indivíduos e, portanto, podem ser usados para distinguir os que são líderes e os que não são. Essa abordagem não foi muito longe, pois percebeu-se que fatores vitalidade, resistência física, não mostravam correlação com a eficácia organizacional.

1.2 - TEORIAS SOBRE LIDERANÇA Teorias Comportamentais – As limitações da Teoria dos Traços para explicar convenientemente a Liderança, levou os pesquisadores a investigar o comportamento dos líderes. Essas Teorias tiveram por base, estudos que foram realizados no fim da década de 40. São eles: Estudos da Universidade de Ohio; Estudos da Universidade de Michigan; Estudos Escandinavos.

1.2 - TEORIAS SOBRE LIDERANÇA Estudos da Universidade de Ohio - chegaram a duas dimensões responsáveis pelo comportamento de liderança, que são: Estrutura de Iniciação – extensão em que o líder é capaz de definir seu papel e de seus subordinados na busca de objetivos; A Consideração – capacidade de manter confiança mútua, respeito as ideias dos funcionários e cuidado com os sentimentos deles. Líderes com essas duas características conseguem obter maior satisfação e maior desempenho dos funcionários.

1.2 - TEORIAS SOBRE LIDERANÇA Estudos da Universidade de Michigam - duas dimensões: Orientação para os funcionários – ênfase nas relações interpessoais; Orientação para produção – ênfase nos aspectos técnicos Estudos Escandinavos - estudiosos da Suécia e Finlândia, após a década de 60, chegaram a conclusão que existia uma terceira dimensão, relacionada a liderança eficaz: Orientação para o desenvolvimento (relacionado a criação de novas ideias e implementação de mudança)

1.2 - TEORIAS SOBRE LIDERANÇA Teorias da Contingência – Prever o sucesso da liderança é mais complexo do que identificar alguns poucos traços ou comportamentos. Um tipo de liderança que funciona em uma situação pode não funcionar em outra. Surgem aí, abordagens para a identificação de variáveis situacionais. O modelo de contingência de liderança põe em dúvida a existência de um estilo ‘melhor’ de liderança e esta visão está associada a abordagem situacional, que coloca a liderança como um processo dinâmico, que varia de situação para situação, com mudanças de líderes, seguidores e situações. As qualidades, características e perícias requeridas de um líder são, em grande parte, determinada pelas demandas da situação em que ele deve agir como líder.

1.2 - TEORIAS SOBRE LIDERANÇA Teorias Contemporâneas Liderança Carismática (Lula, Barack Obama) Liderança Visionária (visão, missão, metas- Bill Gates) Liderança transacional (recompensas, regras , padrões- Amador de Aguiar do Bradesco) Liderança Transformacional (respeito, confiança, considera a pessoa- Jack Welch da GE)

Atividade VÍDEO 2 A Leitura do artigo – Liderança Administração do sentido Como você relacionaria o vídeo com o que foi apresentado no artigo? Do artigo, responda: O entendimento de liderança transacional; O entendimento de liderança transformacional; Resumir o tópico – Liderança como sinônimo de motivação.

CHEFIAR X LIDERAR CHEFIAR – técnicas gerenciais, conhecimentos teóricos e organizacionais, conotação mais administrativa. (formal, processos) LIDERAR – conotação mais interpessoal, vale-se de sentimentos, motivações e valores pessoais.

CHEFIAR X LIDERAR CHEFIAR: utiliza autoridade para fazer um grupo funcionar para que sejam atingidos determinado objetivos. LIDERAR: habilidade de exercer influência e ser influenciado pelo grupo, através de um processo de relações interpessoais.

CHEFE LÍDER Administra Inova Focaliza sistemas e estruturas Focaliza pessoas Pergunta: Como? Quando? Pergunta: O quê? Por quê? Faz certo as coisas Faz a coisa certa Limita Dá origem Rende-se ao contexto Conquista o contexto Evita sonhar Gerencia o sonho (desenvolve a capacidade de criar um ponto de vista convincente, que leve as pessoas para um novo lugar; tem a habilidade de transformar visão em realidade).

1.3 ESTILOS DE LIDERANÇA Autocrática Democrática Situacional Laissez Faire (Estilo Liberal)

1.3 ESTILOS DE LIDERANÇA Autocrática Democrática Liberal Tomada de decisão O líder decide sem participação do grupo. As decisões são debatidas pelo grupo e apoiadas pelo líder. O grupo decide com mínima participação do líder. Programação dos trabalhos O líder determina como executar as tarefas. O grupo propõe meios para atingir o alvo, aconselhado pelo líder. O líder apresenta alternativas e informações se solicitadas. Divisão do trabalho O líder determina quem deverá fazer o que. A divisão das tarefas e escolha dos colegas acontece no grupo. Participação do líder O líder faz críticas e elogios ao trabalho. O líder procura ser um membro do grupo. O líder faz comentários quando perguntado.

Qual estilo de liderança você usaria no seu trabalho e por que?

LIDERANÇA AUTOCRÁTICA QUANDO USAR Funcionários novos Pessoas que não conhecem o trabalho Funcionários que não querem colaborar Pessoas que não assumem responsabilidades Pessoas dependentes Em situações de perigo.

LIDERANÇA DEMOCRÁTICA QUANDO USAR Pessoas participativas Funcionários treinados e que conhecem bem o trabalho Pessoas responsáveis Pessoas adaptadas ao grupo e comprometimento com os resultados Situações que não exija intervenção e decisão imediata

LIDERANÇA LIBERAL QUANDO USAR Funcionários bem capacitados, competentes e que não precisam de muitas orientações; Pessoas que realizam trabalhos que exigem iniciativa e criatividade; Pessoas que gostam de trabalhar individualmente e fazem bem o trabalho.

ESCOLHA DO ESTILO DE LIDERANÇA A maturidade da equipe/indivíduo; O conhecimento que a equipe ou o indivíduo possui; A experiência da equipe/indivíduo; As necessidades e insatisfações humanas; O clima psicológico da equipe/indivíduo; As pressões externas (tempo, prazo, controles).

ESTILOS DE LIDERANÇA Vídeo 2B – O Aprendiz Atividade Identificar o tipo de liderança adotada pelo líder de cada equipe e sugerir mudanças nos papeis que exerceram para melhorar o desempenho das equipes.

SÃO CONSIDERADAS COMPETÊNCIAS DO LÍDER Desenvolver pessoas; Buscar resultados; Concentrar-se no cliente; Facilidade na comunicação; Saber decidir.

SÃO CONSIDERADAS COMPETÊNCIAS DO LÍDER Saber trabalhar em equipe; Desenvolver soluções criativas; Gerenciar conflitos; Desenvolver Estratégias; Assumir responsabilidades.

ATRIBUTOS DE LIDERANÇA Alguns atributos que devem estar presentes nos lideres: Autocontrole Senso de Justiça Firmeza de Decisão Definição de Planos Dar mais do que Recebe Solidariedade e Compreensão Atenção aos detalhes Assumir Responsabilidades

Atividade de Sala de aula Leitura do artigo – Liderança a administração do sentido

2 - Comunicação X Conflito Organizacional

- Comunicação X Conflito Organizacional

Comunicação X Conflito Organizacional

Comunicação X Conflito Organizacional

Referências Bibliográficas NASCIMENTO E.M. ; EL SAYED K. M.; Administração de Conflitos.Coleção Gestão Empresarial.