Douglas Mc Gregor e a Teoria X e Y

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LIDERANÇA É um processo de influenciar atividades individuais e grupais em direção ao estabelecimento das metas e sua consecução. São atividades inerentes.
Advertisements

FATORES AMBIENTAIS, DE MANUTENÇÃO: HIGIÊNICOS
Teoria Comportamental da Administração
Sistema de Administração de Recursos Humanos
MOTIVAÇÃO Motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos ESFORÇOS de uma pessoa para atingir uma determinada meta. (Druker,
ESTRESSE NO TRABALHO É um conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa a estímulos ou estressores no ambiente; é uma condição dinâmica,
MOTIVAÇÃO Ádria Michelle Aline Camila Batista Keithe Lopes Kely
LINHA DO TEMPO AUTORES COMPORTAMENTALISTAS PROFESSORES DE TGA.
Teoria comportamental
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
A abordagem Estruturalista; Abordagem Comportamental
Escola do Comportamento Humano
versus Revisando... Teoria X  Escola da Administração Científica
Teoria Comportamental OU Comportamentalista OU
LIDERANÇA.
MOTIVAÇÃO É fazer com que uma pessoa ou um grupo de pessoas, cada qual com suas características de personalidade distintas, necessidades próprias, a trabalhar.
Como Motivar Pessoas Equipe: Agenor Gomes Ilídio Vilaça
A ESSÊNCIA DA LIDERANÇA
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
Capítulo 12 Liderança, poder e política
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Motivação Liderança Administração do tempo Aconselhamento pessoal
QUATRO TALENTOS DO LÍDER EFICAZ
Os maiores empregadores do Brasil
ELTON MAYO RELAÇÕES HUMANAS.
Pergunta Clássica: Como motivamos as pessoas?
Gestão da Qualidade – Motivação
Teoria Comportamental
Administração Geral - Aula 04
RELAÇÕES COM EMPREGADOS
Teoria da Burocracia Duas formas de influência segundo Weber:
Teorias de Motivação As teorias motivacionais oferecem explicações para o que leva as pessoas a agirem desta ou daquela forma e como você pode convencê-las.
MOTIVAÇÃO VÍDEO.
Prof. Esp. Elizeu José dos Santos
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
As pessoas levam para o ambiente
ESTILOS DE ADMINISTRAÇÃO
Oficina de Motivação.
Teorias gerais da administração
O que é Liderança? Liderança
Abordagem Comportamental da Administração
Capítulo 1 A administração hoje.
Processos Administrativos Modelagem do Trabalho Aula 10
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida
Delegação, Centralização e Descentralização
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Profa. Daciane de Oliveira Silva
MOTIVAÇÃO Conceitos Básicos.
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
CONCEITO DE LIDERANÇA BASE DE AUTORIDADE TIPO DE LIDERANÇA
Avaliação de Desempenho
Abordagem Comportamental da Administração
Aula 8 Mantendo pessoas.
Stelita Silva Gestão de Pessoas Stelita Silva
CAPITAL HUMANO NO VAREJO
Como Administrar na Sociedade Moderna
MOTIVAÇÃO Processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta. É um processo.
Liderança Processo interpessoal, pelo qual os gerentes tentam influenciar os empregados a realizarem objetivos de trabalho estabelecidos. Realizada em.
Habilidades e características do líder
Curso de Administração Disciplina: TGA ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS Prof. M.Sc. Glauber Pereira.
MOTIVAÇÃO.
TGA - TEORIA DA COMPORTAMENTAL
MBA de RH Prof Fabio Uchôas. Refere-se as práticas e as políticas para conduzir os aspectos relacionados as pessoas no trabalho de gerenciamento: ◦
PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZAÇÕES I Prof. Ms. Carlos Roberto Torres Damião.
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA Frederick W. Taylor Estudou os Movimentos dos Trabalhadores, Economizando Tempo e Aumentando a Produção. Cronometrou o Tempo.
TEORIA ESTRUTURALISTA
AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
Teoria das Relações Humanas
Gestão de Equipes Equipe: Deise Madruga Felipe Forster Guilherme Luiz Márcio Dri Madruga.
Transcrição da apresentação:

Douglas Mc Gregor e a Teoria X e Y

1964 – Douglas McGregor insatisfeito com o modelo de relações humanas, centrou seus estudos na relação entre o sucesso da organização e sua capacidade de prever e controlar o comportamento humano. Foi um dos mais importantes estudiosos do Behaviorismo, e formulou uma teoria onde compara dois estilos de administração: X e Y

Depois de ter observado a forma como os gestores lidam com os seus trabalhadores, McGregor concluiu que, a forma como os gestores vêem a natureza humana se baseia num conjunto de pressupostos e que o gestor tende a moldar o seu comportamento face aos subordinados com base nesses pressupostos.

Teoria X e Y Douglas McGregor propôs duas visões distintas relativamente à forma de pensar o Homem: Uma visão tradicional, basicamente negativa, designada pelo estilo X Outra contemporânea, basicamente positiva, designada pelo estilo Y

O estilo X – Tradicional, mecanicistas e pragmático Enxergam os trabalhadores como preguiçosos e indolentes e onde a recompensa econômica (salário) era unicamente o que estimula o trabalho. Estilo de liderança onde havia o bitolamento da iniciativa individual, da criatividade e o pré estabelecimento do método e da rotina do trabalho, bem como a imposição arbitrária pela administração de cima para baixo.

Teoria X Os empregados não gostam de trabalhar, e evitam o trabalho sempre que podem. Os empregados são preguiçosos e indolentes. Os empregados devem ser controlados, dirigidos e ameaçados. Os empregados gostam de ser dirigidos e não gostam de aceitar responsabilidades, a fim de sentirem-se mais seguras. As pessoas são ingênuas e sem iniciativa

Estilo X – Linha tradicional de direção e controle O ser humano tem aversão natural ao trabalho. A maioria das pessoas precisa ser controlada, dirigida, coagida e punida, para que finalmente trabalhe. O ser humano não consegue assumir responsabilidades. As pessoas por natureza, resiste às mudanças. A participação dos funcionários é um instrumento de manipulação dos mesmos. O líder adota um estilo autocrático.

Estilo X - “As pessoas são o que são” CONCLUSÃO: “devem ser coagidas, controladas, dirigidas e ameaçadas com punições para que os objetivos sejam atingidos” PRESSUPOSTO DA TEORIA CIENTÍFICA

O estilo Y – Muito aberto e dinâmico, extremamente democrático. Baseado em concepções modernas a respeito do comportamento humano, realça a iniciativa individual e administração por objetivos. Administrar é um processo de criar oportunidades, liberar potenciais rumo ao auto-desenvolvimento das pessoas, remover obstáculos, encorajar o crescimento individual e proporcionar orientação quanto a objetivos. Baseado na descentralização das decisões e delegação de responsabilidades, a ampliação do cargo para maior significação do trabalho, participação nas decisões mais altas e administração consultiva e alto avaliação do desempenho.

Estilo Y De acordo com o estilo Y, as pessoas não são passivas ou resistentes às necessidades da organização, por natureza. Elas se tornam assim por sua experiência negativa em outras organizações. A fuga á responsabilidade, a falta de ambição e a preocupação exagerada com a segurança pessoal não são características humanas inerentes a todas as pessoas, são geralmente conseqüência da experiência insatisfatória em alguma empresa. Este comportamento não é causa, é efeito .

Estilo Y - Integração entre objetivos individuais e organizacionais O ser humano vê o esforço físico e mental no trabalho de forma tão natural quanto a descanso A maioria das pessoas busca naturalmente se auto-corrigir, para atingir os objetivos propostos. O compromisso com um objetivo depende das recompensas que se espera receber com sua consecução. O ser humano não só aprende a aceitar as responsabilidades, como passa a procurá-las. A participação dos funcionários é uma forma de valorizar suas potencialidades intelectuais. O líder adota um estilo participativo.

Estilo Y A administração é responsável pela organização dos elementos produtivos, inclusive as pessoas As pessoas não são passivas ou resistentes por natureza; são assim pelas suas experiências em outras organizações São inerentes à pessoa humana: motivação, potencial de desenvolvimento, capacidade de assumir responsabilidades e dirigir o comportamento para objetivos Os empregados podem ter auto direção, auto controle e auto motivação Os empregados procuram desafios e responsabilidades. O potencial intelectual dos empregados é utilizado apenas parcialmente. As pessoas são criativas e competentes

Estilo Y- “A Organização é que faz a pessoa” CONCLUSÃO: cabe à Organização criar as condições (estrutura, métodos e processos) para que ela própria e as pessoas atinjam seus objetivos

Aspectos Relevantes Existem diferentes tipos de pressupostos sobre a natureza humana, cujas motivações correspondem a diferentes estilos de liderança Líderes autoritários conduzem a resistências, que acabam justificando o próprio estilo autoritário Administrar é um processo de criar oportunidades, de realizar potenciais, de remover obstáculos e de encorajar o crescimento Cabe ao líder criar condições para que os indivíduos realizem-se individualmente e contribuam para o alcance dos objetivos corporativos.

Teoria X e Teoria Y de Mc Gregor: 2 estilos de administrar Teoria X (tradicional) Teoria Y (moderna) As pessoas são indolentes e Falta-lhes ambição e evitam o trabalho. 3. Resistem às mudanças 4. Sua dependência as torna incapazes de autocontrole e autodisciplina. As pessoas gostam de atividade. As pessoas não são passivas. Têm motivação e potencial de desenvolvimento. Aceitam responsabilidade. Têm imaginação e criatividade. A Administração é um processo de dirigir esforços das pessoas 2. As pessoas devem ser persuadidas e motivadas. 3. As pessoas devem receber incentivos econômicos como recompensa. A Administração é um processo de dirigir o comportamento das pessoas em direção dos objetivos organizacionais e pessoais. 2. A tarefa da Administração é criar condições organizacionais através das quais as pessoas possam atingir seus objetivos pessoais.

Exercício: Frase 1: Douglas McGregor na Teoria X eY propôs duas visões distintas relativamente à forma de pensar o Homem: uma visão tradicional, basicamente negativa, designada por Teoria X e outra contemporânea, basicamente positiva, designada por Teoria Y Frase 2: “Sou como você me vê, posso ser leve como uma brisa, ou forte como uma ventania, depende de quando, e como você me vê passar”. Clarisse Lispector Justifique a frase 2 tendo como referência a frase 1.