Comportamento Organizacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Advertisements

Capítulo 7 Direção.
ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS
O QUE FAZEM OS EXECUTIVOS
Administração: Conceitos e Importância
PSICOLOGIA RESPONDER:
Sistema de Administração de Recursos Humanos
CHEFIA E LIDERANÇA CHEFIA
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Teoria Geral da Administração Introdução Logística - Modulo I
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Abordagem Sistêmica da Administração
A ESCOLA DAS REALÇÕES HUMANAS
Gestão de Pessoas Jefferson Bueno.
Desenvolvimento organizacional
Comportamento Organizacional
Teoria da Contingência
Capítulo 12 Liderança, poder e política
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Unidade I: Fundamentos do Comportamento Organizacional Profa: Tereza Cristina Batista.
COMP HUM NAS ORG - Aula 01 (2008)
Abordagem Contingencial
Abordagem Contingencial
Comportamento Organizacional
Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Prof(a): Patrícia Braz
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Prof. Daniel Lima Vialôgo
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: UMA PEQUENA INTRODUÇÃO
Comportamento Organizacional
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Introdução à Teoria Geral da Administração
Comportamento Organizacional
DISCIPLINA COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Comportamento Organizacional
Taylor, Elton Mayo, McGregor, Herzberg, Likert e Skinner
GLOSSÁRIO BÁSICO DO ADMINISTRADOR
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Capítulo 7 Direção.
Funções dos Administradores
O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO
Capítulo 1 A administração hoje.
Gestão Estratégica de Pessoas
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Comportamento Organizacional e Visão Sistêmica
Professora: Keilla Lopes Introdução a Comportamento Organizacional
Prof. Gabriela LottaPMCS Apresentação da disciplina e introdução Problemas Metodológicos em Ciências Sociais.
Liderança e Comportamento Organizacional
ADMINISTRAÇÃO Profª. Joelma Kremer 1
Capítulo 7 Direção.
Comportamento Organizacional.  Introdução ao Comportamento Organizacional  Definir comportamento organizacional.  Explicar a importância do estudo.
Gestão de Equipes Comportamento organizacional
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CAMPO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Introdução à Administração
Variáveis Básicas do D.O.
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Especialistas em D.O.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 7 Direção.
Somos todos seres sociais
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

Comportamento Organizacional Unidade III- Introdução ao Comportamento Organizacional Prof.ª MS Adriana Bortolon Carvalho Cardoso adribortolon@gmail.com

Comportamento Organizacional O campo do comportamento organizacional foi concebido como disciplina na década de sessenta por pesquisadores britânicos, se apoia em outras ciências já estabelecidas como Psicologia, Sociologia, Antropologia e Ciência Política, constituindo uma área de teorização e pesquisa em que as atividades organizacionais são objeto de estudo.

Comportamento Organizacional - Conceito Campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dos indivíduos dentro das organizações com o propósito de utilizar esse conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.

Comportamento Organizacional - Conceito Comportamento Organizacional - é o estudo do comportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas e a organização em si. As principais metas do comportamento organizacional são explicar, prever e controlar o comportamento.

O CO está relacionado com as ações das pessoas no trabalho em organizações. Baseado predominantemente na contribuição de psicólogos, o CO é uma área que trata do comportamento individual: personalidade, atitudes, percepção, aprendizagem e, motivação.

O CO também está relacionado com o comportamento grupal: normas, papeis, construção de equipes e conflitos e, nesse sentido, baseia-se na contribuição de sociólogos e de psicólogos sociais.

De acordo com Almeida, F. N De acordo com Almeida, F.N.(1995), existem dois tipos de fatores que determinam o comportamento das pessoas: macro (cultura, classe social, família, amigos, instituições, experiências e leituras) micro (valores, crenças, atitudes, emoções, competências e motivação). Os fatores macro são resultantes do processo de socialização e que influenciam grandemente o comportamento das pessoas nas relações que estabelecem com os outros. Os fatores micro são os que diretamente determinam o comportamento.

Os valores - Valores são os princípios relativamente a coisas materiais ou espirituais que são significativos para nós. Por exemplo o altruísmo (ajudar os outros desinteressadamente) pode ser um valor para uma pessoa e não  o ser para outra. O  dar  muita importância aos bens materiais pode ser um valor para uma pessoa e não o ser para a outra (Almeida,1995).

  As crenças- as crenças são as convicções ou idéias que as pessoas têm sobre os objetos ou situações. Atitudes - disposições em relação a objetos, a pessoas, a acontecimentos, ou a atributos de qualquer destes. Por exemplo, “ eu gosto de laranja”, “eu gosto de dançar”- são atitudes.

Características do CO O CO apresenta características próprias e marcantes. Trata-se de uma área do conhecimento humano que é vital para a compreensão do funcionamento das organizações. As principais características, segundo Chiavenato, são: O CO é uma disciplina científica aplicada. Está ligado a questões práticas no sentido de ajudar pessoas e organizações a alcançar níveis elevados de desempenho nunca antes alcançados. Sua aplicabilidade está em simultaneamente buscar aumentar a satisfação das pessoas no trabalho e elevar os padrões de competitividade e de sucesso da Organização; O CO adota uma abordagem contingencial. Procura identificar as diferentes situações organizacionais para que se possa lidar com elas e extrair o máximo proveito delas. O CO utiliza abordagem situacional, já que não existe uma única e exclusiva maneira de lidar com as organizações e com as pessoas. Tudo depende das circunstâncias, e nada fixo ou imutável.

O CO utiliza métodos científicos O CO utiliza métodos científicos. Desenvolve e testa empiricamente hipóteses e generalizações sobre a dinâmica do comportamento nas organizações. Os fundamentos do CO se baseiam em uma metodologia científica de pesquisa sistemática; O CO ajuda a lidar com as pessoas nas organizações. As organizações são entidades sociais, pois são constituídas de pessoas. O objetivo básico do CO é ajudar as pessoas e organizações a se entenderem cada vez melhor. De um lado, o CO é fundamental para os administradores que dirigem organizações ou unidades delas, assim como é indispensável para toda e qualquer pessoa que pretenda ser bem sucedida na sua atividade com as organizações, dentro ou fora delas.

CO recebe contribuições de várias ciências comportamentais como: Ciências Políticas: com conceitos sobre poder, conflito e política organizacional etc.; Antropologia: com conceitos sobre cultura organizacional, análise cultural, valores e atitudes; Psicologia: com conceitos sobre diferenças individuais, personalidade, sensação, motivação, aprendizagem etc.; Psicologia Social: com conceitos sobre grupo, dinâmica de grupo, interação, liderança, comunicação, atitudes, tomada de decisão grupal etc.: Sociologia: com status, prestígio, poder e conflito etc.; Sociologia Organizacional: com teoria organizacional, dinâmica organizacional etc. O CO está intimamente relacionado com vários campos de estudo.

Desenvolvendo um modelo de Comportamento Organizacional Três níveis de análise: Individual; Grupo; Sistemas organizacionais. Variáveis dependentes - fatores que devem ser previstos, mas são afetados por outro fator: Produtividade: preocupação com a eficácia e a eficiência. Para tanto, é necessário saber quais fatores influenciam a eficiência e eficácia dos indivíduos, dos grupos e da organização como um todo.

Absenteísmo: Rotatividade: Todas as ausências são prejudiciais? Rotatividade: Um certo nível de rotatividade voluntária de trabalhadores aumenta a flexibilidade organizacional. Cidadania organizacional: comportamento que não faz parte das exigências do cargo, mas que ajuda a promover o funcionamento eficaz da organização. Satisfação no trabalho: conjunto de sentimentos de uma pessoa com relação ao seu trabalho.

Variáveis independentes: suposta causa de algumas mudanças em variável dependente: Variáveis no nível do indivíduo; Variáveis no nível do grupo: O comportamento das pessoas tende a ser diferente quando elas estão sozinhas e quando estão em grupo. Variáveis no nível do sistema organizacional: Estrutura da organização.

Assuntos críticos enfrentados pelos executivos Trabalhar com pessoas de diferentes culturas; Administrar a diversidade da força de trabalho; Aumentar a qualidade e a produtividade; Melhorar as habilidades humanas; Administrar Conflitos Dar autonomia para as pessoas (empowerment); Estimular a inovação e a mudança;

Atividades Artigo - Comportamento Organizacional – Questionário Artigo - Cidadania Organizacional – Leitura direcionada pela prof.ª