Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Analisar o Plano de desenvolvimento do negócio
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
Proinfo Integrado no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação.
Educação Digital.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Programa Proinfo Integrado
Secretaria da Educação e Cultura
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Aluno a Distância e suas Necessidades
O papel do conteudista.
CURRICULO +.
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Simone Krause Suecker 2014/2.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Formação de Tutores a Distância
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Formação dos Supervisores de Telemarketing para.
Ensinando e Aprendendo com as TIC
Proinfo Integrado no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação Florianopólis/SC, 10 a 12 de setembro de Secretaria de Educação a Distância.
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
CONTEÚDO, TECNOLOGIA E METODOLOGIA  TRILOGIA INSEPARÁVEL TPACK (do inglês, Technological Pedagogical and Content Knowledge) TECNOLOGIA PLATAFORMA E SUPORTE.
O papel do educador no processo de formação da criança especial
Didática da alfabetização
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional Tecnologias na Educação: ensinando.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Edilaine Aparecida Dairell Davi Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira Agosto.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
Logo escola Curso de elaboração de projetos Formadores: nome professor de informática nome do colega pedagoga Proinfo 2010.
PROGETC:RONAN IVO DE SOUZA TEMA 25 – AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
O que o aluno precisa saber para estudar na modalidade EaD:  Ele é o principal responsável pelo seu aprendizado.  As disciplinas são ofertadas em um.
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Profissional nos níveis básico e técnico Ambientação em Educação a Distância e Tecnologias Digitais aplicada.
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
Elaboração de Projetos. Propiciar aos multiplicadores do ProInfo, gestores e professores de escolas o aprofundamento teórico sobre o conceito de projeto.
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
Formação continuada ANO 2015
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
AS TIC E AS TECNOLOGIAS DE APOIO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NEECP Oficina de Formação.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
NOS PRÓXIMOS QUATRO MESES, NOS PRÓXIMOS QUATRO MESES, VOCÊ VAI INTERAGIR COM SEUS COLEGAS E COM A EQUIPE DO CURSO E VIVER A ESTIMULANTE EXPERIÊNCIA.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC

OBJETIVO DO CURSO Oferecer subsídios teóricos-metodológicos-práticos para que os professores e gestores escolares possam: Compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas; Planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que instiguem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série; Utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO:

Unidade 1: -Tecnologia na sociedade, na vida e na escola Unidade 2: -- Internet, hipertexto e hipermídia Unidade 3: -- Prática pedagógica e mídias digitais Unidade 4: -- Currículo, projetos e tecnologia Projeto desenvolvido com os alunos Diário de Bordo

CARGA HORÁRIA DO CURSO: 100 HORAS – 4 MESES Modalidade do curso: Bimodal - Presencial e a distância

Avaliação e Certificação: Os cursistas serão avaliados: nos encontros presenciais, nas atividades realizadas, auto-avaliação e avaliação final. A certificação dos cursistas é de responsabilidade da coordenação estadual do Programa, representada pela Secretaria Estadual de Educação e UNDIME Estadual; Será certificado: o cursista que obtiver o mínimo de 75% de presença e realizar as atividades propostas do curso obtendo a média igual ou superior a 7,0.

DICAS DE ESTUDO

É importante planejar os seus horários e o tempo de duração de seus estudos. Não deixe para depois o que pode fazer agora; É bom ter claros os objetivos da sua leitura: é uma leitura para lazer? Para ter uma idéia do conteúdo que trata o texto? (em fase de seleção de material); Para conhecer o pensamento de um autor? Para obter um conhecimento específico? Para fazer uma resenha ou crítica do texto? Para cumprimento de uma tarefa? É aconselhável fazer primeiro uma leitura rápida do texto, sem se deter nos detalhes. Isso lhe dará uma visão global do texto e você poderá, a seguir, fazer uma leitura mais cuidadosa sublinhando as idéias principais de acordo com os seus objetivos! Esta será uma leitura mais analítica;

Trechos complexos exigem mais de uma leitura. Se você não conseguir identificar o significado de uma palavra pelo contexto, procure-a no dicionário; Programe um tempo diário que lhe permita criar o hábito regular de estudo. Períodos curtos são aconselháveis: não programe mais do que duas horas seguidas. Depois disso a concentração decai. Não deixe acumular conteúdos para estudar... distribua seu tempo...

O que fazer? 1.Inscrição dos cursistas 2.Criar fóruns – (Dúvidas pedagógicas – (atividades 1.3 ) Educação e Tecnologia) 3.Criar os temas e subtemas – ( Biblioteca – Tema: Atividade1.1 – Subtema: Quem sou) 4.Diário de bordo – atividade 1.2 ( reflexão sobre a identidade do professor e sobre a própria aprendizagem)- trechos da fala de Novoa e de salgado ver pagina 36 5.Criar tema na biblioteca – ( Tema:atividade 1.4 e subtema: Tecnologias existentes na escola) – ( Tema: Atividade 1.5 e subtema:Fichamento) 6.Diário de bordo – atividade 1.6 ( assistir o vídeo: O uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica)