PARA UMA ESCOLA SOCIOCOGNITIVA Mª Fátima Pires – DESTREZAS DE PENSAMENTO.

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Transcrição da apresentação:

PARA UMA ESCOLA SOCIOCOGNITIVA Mª Fátima Pires – DESTREZAS DE PENSAMENTO

FUNDAMENTOS TEÓRICOS DIMENSÕES da APRENDIZAGEM: Marzano et al., 1992 ; Marzano et al., 1992 ; INFUSÃO DO PENSAMENTO: Swartz e Perkins, 1992 ; Swartz e Perkins, 1992 ; PROGRAMA PARA ENSINAR A PENSAR - Teaching for Understanding: H. Gardner e D. Perkins, 1994 H. Gardner e D. Perkins, 1994

“PENSAMENTO DE QUALIDADE”. CARACTERÍSTICAS: * CRÍTICO – processa e elabora a informação; * CRIATIVO - gera ideias alternativas e soluções novas e originais; * METACOGNITIVO - capaz de reflectir por si e perceber o seu processo de pensamento. Precisa de: - o ensino explícito do pensamento - o disponível: ZDP (Vigotsky, Feuerstein) e a Teoria dos Andaimes (Nickerson, et al.) - o POTENCIAL disponível: ZDP (Vigotsky, Feuerstein) e a Teoria dos Andaimes (Nickerson, et al.)

ENSINO-APRENDIZAGEM METODOLOGIA: ensino explícito FORMAS DE AVALIAR MEDIAÇÃO NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO APROFUNDAMENTO

ENSINO DE DESTREZAS Conceptualização da destreza Razões para ser ensinada Dificuldades para o ensino Estratégias de superação Perguntas para reflexão Planificação das estratégias de ensino Aplicação com exercícios Avaliação Avaliação

DIMENSÕES DA APRENDIZAGEM Pressupõe a interacção de cinco tipos de pensamento: atitudes e percepções aquisição e integração do conhecimento aprofundamento e ampliação uso significativo do conhecimento desenvolvimento de atitudes do pensamento

PROGRAMAS DE ENSINAR A PENSAR O pensamento deve ser ensinado explicitamente A infusão do pensamento nos conteúdos do programa As actividades metacognitivas são indispensáveis A transferência da aprendizagem também tem que ensinar-se

APRENDIZAGEM PROFUNDA APROFUNDAR e AVALIAR - Nota-se em operações mentais: aplicar em situações novas mostrar a evidência com exemplos estabelecer analogias generalizar avançar no conhecimento, estabelecendo relações inusuais usá-la para resolver problemas da vida quotidiana dar uma explicação (Perkins e Blythe, 1994). representar o conhecimento de um modo diferente (Perkins e Blythe, 1994).

O ENSINO PROFUNDO de um assunto implica quatro conceitos básicos: Tópicos geradores Objectivos que exigem pensar Actividades que impliquem elaboração mental Avaliação do processo COMPREENSÃO E APRENDIZAGEM PROFUNDA EXIGE: - retro alimentação permanente passo a passo - estabelecimento de critérios e padrões qualitativos - centrar a atenção no processo - conseguir o envolvimento dos alunos no uso do conhecimento - estimular a metacognição