V Gestão de Marketing Prof. Hélia Pereira Lisboa, 15 de Março de 2011 Lisboa, 15 de Março de 2011 Margarida Padinha | Miguel Pinto | Soraia do Vale Margarida.

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V Gestão de Marketing Prof. Hélia Pereira Lisboa, 15 de Março de 2011 Lisboa, 15 de Março de 2011 Margarida Padinha | Miguel Pinto | Soraia do Vale Margarida Padinha | Miguel Pinto | Soraia do Vale

 Introdução  STP e Marketing-Mix da Concorrência Concorrência  Testes efectuados sobre o conceito conceito  Mapa perceptual  Marketing-Mix Produto Produto Preço Preço Distribuição Distribuição Comunicação Comunicação Evidências Físicas Evidências Físicas Pessoal Pessoal Processo Processo  Introdução  STP e Marketing-Mix da Concorrência Concorrência  Testes efectuados sobre o conceito conceito  Mapa perceptual  Marketing-Mix Produto Produto Preço Preço Distribuição Distribuição Comunicação Comunicação Evidências Físicas Evidências Físicas Pessoal Pessoal Processo Processo  Recomendações Finais

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO

Maior grupo privado de gestão e prestação de cuidados de saúde na Península Ibérica  15 hospitais/clínicas em Portugal  Participação (38%) no Grupo Hospitalario Quirón  Parceria estratégica com a ANF  Inserida no Programa de Parcerias Público-Privado

hospitalcuf infante santo Hospital Fernando Fonseca hospitalcuf belém hospitalcuf descobertas Campos Costa VALAB Instituto Médico Cascais Grupo Hospitalário Quirón

institutocuf diagnóstico e tratamento clínicacuf torres vedras clínicacuf cascais Hospital de Braga hospitalcuf porto Hospital Fernando Fonseca

ANÁLISE EXTERNA ANÁLISE EXTERNA CONCORRÊNCIA CONCORRÊNCIA

STP E MARKETING-MIX - CONCORRÊNCIA COMUNICAÇÃOCOMUNICAÇÃO PREÇOPREÇOPROCESSOPROCESSO DIFERENÇASDIFERENÇAS

TESTES EFECTUADOS TESTES EFECTUADOS SOBRE O CONCEITO SOBRE O CONCEITO

12345 Qualidade dos serviços Condições das instalações Competência dos Profissionais

Divulgação da empresa cufsaúde Preço dos serviços prestados 12345

ANÁLISE STP ANÁLISE STP POSICIONAMENTO POSICIONAMENTO

MAPA PERCEPTUAL Atendimento Personalizado Qualidade do Serviço

MARKETING-MIX MARKETING-MIX

CARACTERÍSTICAS INTRÍNSECAS CARACTERÍSTICAS INTRÍNSECAS  Respeito pela dignidade e bem-estar  Desenvolvimento humano  Competência  Compromisso com a qualidade  Sustentabilidade MARCA Diferenciar a imagem Diferenciar os serviços Diferenciar os recursos humanosPRODUTO

CICLO DE VIDA INOVAÇÃO  Relançamento da imagem corporativa  Rentabilização dos sistemas de informação (ou SIG) (ou SIG)  Integração e partilha transversal de informação informação  Aposta nas facilidades de recepção do cliente – sistemas de checkins cliente – sistemas de checkins  Apoio ao crescimento orgânico da José de Mello Saúde Mello Saúde A nível interno A nível exterior MaturidadeMaturidade CrescimentoCrescimento

GAMAS/LINHAS DO PRODUTO

PREÇO MARGEM 100,00€ - 83,00€ = 17,00€ CUSTO 83,00€ - 17,00€ = 66,00 € PROCURA 100,00 € CONCORRÊNCIA 80,00€ NON-PRICE COMPETITION

DISTRIBUIÇÃO CANAL DE DISTRIBUIÇÃO ESTRATÉGIA DE DISTRIBUIÇÃO Directo Selectivo Selectivo DISTRIBUIÇÃO COMERCIAL Grandes áreas populacionais

COMUNICAÇÃO Comunicação evasiva ESTRATÉGIAS RECENTES:  Campanhas de divulgação de produtos e serviços  Eventos para discussão de temas sobre a saúde  Outdoors  Mascote “Subterfúgios” DISCURSO: Referente ao serviço e características, dando valor ao marketing relacionalDISCURSO:

EVIDÊNCIAS FÍSICAS Unidades de prestação de cuidados de saúde: 3 Hospitais 4 Unidades de Ambulatório 1 Unidade de Diagnóstico e Tratamento 6 Unidades de Imagiologia 1 Parceria Público-Privado (Hospital Braga) 38% das Unidades do Grupo Hospitalário Quirón (Espanha)

PESSOAL

PROCESSO Os consumidores expõem os seus problemas e necessidades, que são posteriormente satisfeitas Telefone Clínicas On-line

RECOMENDAÇÕES RECOMENDAÇÕESFINAIS

Aposta nas parcerias público-privadas Aproximação preço cliente com e sem seguradora Estratégias marketing Slogan Cufsaúde, a qualidade compensa

“Packs” para crianças e idosos Parques de Estacionamento Actuação em creches e jardins-escola