V Gestão de Marketing Prof. Hélia Pereira Lisboa, 15 de Março de 2011 Lisboa, 15 de Março de 2011 Margarida Padinha | Miguel Pinto | Soraia do Vale Margarida Padinha | Miguel Pinto | Soraia do Vale
Introdução STP e Marketing-Mix da Concorrência Concorrência Testes efectuados sobre o conceito conceito Mapa perceptual Marketing-Mix Produto Produto Preço Preço Distribuição Distribuição Comunicação Comunicação Evidências Físicas Evidências Físicas Pessoal Pessoal Processo Processo Introdução STP e Marketing-Mix da Concorrência Concorrência Testes efectuados sobre o conceito conceito Mapa perceptual Marketing-Mix Produto Produto Preço Preço Distribuição Distribuição Comunicação Comunicação Evidências Físicas Evidências Físicas Pessoal Pessoal Processo Processo Recomendações Finais
INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO
Maior grupo privado de gestão e prestação de cuidados de saúde na Península Ibérica 15 hospitais/clínicas em Portugal Participação (38%) no Grupo Hospitalario Quirón Parceria estratégica com a ANF Inserida no Programa de Parcerias Público-Privado
hospitalcuf infante santo Hospital Fernando Fonseca hospitalcuf belém hospitalcuf descobertas Campos Costa VALAB Instituto Médico Cascais Grupo Hospitalário Quirón
institutocuf diagnóstico e tratamento clínicacuf torres vedras clínicacuf cascais Hospital de Braga hospitalcuf porto Hospital Fernando Fonseca
ANÁLISE EXTERNA ANÁLISE EXTERNA CONCORRÊNCIA CONCORRÊNCIA
STP E MARKETING-MIX - CONCORRÊNCIA COMUNICAÇÃOCOMUNICAÇÃO PREÇOPREÇOPROCESSOPROCESSO DIFERENÇASDIFERENÇAS
TESTES EFECTUADOS TESTES EFECTUADOS SOBRE O CONCEITO SOBRE O CONCEITO
12345 Qualidade dos serviços Condições das instalações Competência dos Profissionais
Divulgação da empresa cufsaúde Preço dos serviços prestados 12345
ANÁLISE STP ANÁLISE STP POSICIONAMENTO POSICIONAMENTO
MAPA PERCEPTUAL Atendimento Personalizado Qualidade do Serviço
MARKETING-MIX MARKETING-MIX
CARACTERÍSTICAS INTRÍNSECAS CARACTERÍSTICAS INTRÍNSECAS Respeito pela dignidade e bem-estar Desenvolvimento humano Competência Compromisso com a qualidade Sustentabilidade MARCA Diferenciar a imagem Diferenciar os serviços Diferenciar os recursos humanosPRODUTO
CICLO DE VIDA INOVAÇÃO Relançamento da imagem corporativa Rentabilização dos sistemas de informação (ou SIG) (ou SIG) Integração e partilha transversal de informação informação Aposta nas facilidades de recepção do cliente – sistemas de checkins cliente – sistemas de checkins Apoio ao crescimento orgânico da José de Mello Saúde Mello Saúde A nível interno A nível exterior MaturidadeMaturidade CrescimentoCrescimento
GAMAS/LINHAS DO PRODUTO
PREÇO MARGEM 100,00€ - 83,00€ = 17,00€ CUSTO 83,00€ - 17,00€ = 66,00 € PROCURA 100,00 € CONCORRÊNCIA 80,00€ NON-PRICE COMPETITION
DISTRIBUIÇÃO CANAL DE DISTRIBUIÇÃO ESTRATÉGIA DE DISTRIBUIÇÃO Directo Selectivo Selectivo DISTRIBUIÇÃO COMERCIAL Grandes áreas populacionais
COMUNICAÇÃO Comunicação evasiva ESTRATÉGIAS RECENTES: Campanhas de divulgação de produtos e serviços Eventos para discussão de temas sobre a saúde Outdoors Mascote “Subterfúgios” DISCURSO: Referente ao serviço e características, dando valor ao marketing relacionalDISCURSO:
EVIDÊNCIAS FÍSICAS Unidades de prestação de cuidados de saúde: 3 Hospitais 4 Unidades de Ambulatório 1 Unidade de Diagnóstico e Tratamento 6 Unidades de Imagiologia 1 Parceria Público-Privado (Hospital Braga) 38% das Unidades do Grupo Hospitalário Quirón (Espanha)
PESSOAL
PROCESSO Os consumidores expõem os seus problemas e necessidades, que são posteriormente satisfeitas Telefone Clínicas On-line
RECOMENDAÇÕES RECOMENDAÇÕESFINAIS
Aposta nas parcerias público-privadas Aproximação preço cliente com e sem seguradora Estratégias marketing Slogan Cufsaúde, a qualidade compensa
“Packs” para crianças e idosos Parques de Estacionamento Actuação em creches e jardins-escola