Prof. Olívio Novaski 1 CONCEITOS DE NORMALIZAÇÃO É A MANEIRA DE ORGANIZAR AS ATIVIDADES PELA CRIAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE REGRAS, VISANDO CONTRIBUIR PARA O.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resolução Conmetro nº. 11, de 20/12/2006
Advertisements

Integração com os Novos Dirigentes da RBMLQ-I

CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA SECRETARIA DE DIREITO ECONÔMICO
ENTENDENDO A NR 10.
Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte – Tecnologia em Eventos
A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE DE NORMALIZAÇÃO TÉCNICA PARA O COMÉRCIO GLOBALIZADO E PROTEÇÃO DOS CONSUMIDORES E O NOVO PERFIL DO PROFISSIONAL DE NORMALIZAÇÃO"
Conceitos Básicos de Medição
Brasil Evoluído X Brasil Atrasado
ONDE E QUANDO TEVE INICIO A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL?
Bom dia pessoal, o pedido do Cláudio foi para que eu fizesse a apresentação do processo de normalização, então aproveitando o que a Milena fez no ONS -34.
DESDOBRAMENTOS PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO: reconhecimento da insuficiência dos meios e mecanismos jurídicos atuais para a prevenção e solução dos conflitos.
ENCOMEX São Paulo 22 de outubro de 2009
A padronização dos processos facilita o controle da operação da empresa, promove a qualificação e o desenvolvimento da equipe, gerando aos clientes a percepção.
Normalização São prescrições adotadas para determinadas atividades,
Normalização na área de Explosões
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM LABORATÓRIOS
Diretoria da Qualidade do Inmetro
V Encontro da Área da Qualidade da RBMLQ-Inmetro
ATUAÇÃO DOS CORRETORES Horacio L.N. Cata Preta Professor convidado da Fundação Getulio Vargas – Rio de Janeiro nos MBAs em Gerência de Saúde e Regulação.
UNIPAC - Alto dos Passos 1 NORMA QUANTO AO TIPO A especificação e a Padronização.
Londrina (PR) – Maringá(PR) Ano 2014 CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR (Parte 2)
O ciclo virtuoso das Normas Técnicas. Engenheiro Civil e Advogado ROBERTO LIRA DE PAULA.
Gestão da Qualidade.
Necessidades Relativas a Metrologia
Formação Técnica em Administração de Empresas
AUDITORIA, avaliação de Desempenho e Qualidade
RAZÃO DE SE CRIAR O PSQ Qual era o problema? Presença de Tintas Imobiliárias de baixíssima qualidade no mercado. Falta de informação para o consumidor.
Acreditação em Serviços
Encontro sobre Projetos e Cidades Digitais Abril 2011

AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE
Especialização em Gestão de Pessoas
CONECTA ELETRICIDADE Soluções de painéis e quadros de distribuição BT Norma IEC TTA / PTTA As Normas vigentes e conceito TTA.
IMPACTOS E REPERCUSSÕES NAS EMPRESAS CONSTRUTORAS DESDOBRAMENTO NO SETOR.
ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas
Sistemática de Importação e Exportação

ABNT Prover a sociedade brasileira de conhecimento sistematizado, por meio de documentos normativos, que permita a produção, a comercialização e uso de.
Política Nacional do Meio Ambiente
SISTEMA DE GESTÃO DA QUA- LIDADE ISO9001 E CERTIFICAÇÕES
1 - Ensaio de Tração: Procedimentos Normalizados
NORMAS.
Normalização Uma norma técnica é um documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido que fornece, para uso comum e repetitivo,
ISO GESTÃO AMBIENTAL ISO – GESTÃO AMBIENTAL.
Operações de Equipamentos e Processos – I Prof. Giovanni
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA DISCIPLINA: GESTÃO AMBIENTAL PROFª Drª Cláudia Rech – junho O QUE É ? ABNT NBR ISO 14001:2004 “Parte do sistema.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
ISO 9000.
1 4 – Nova Norma ISO 9000 Versão 2000 Em uma economia cada vez mais globalizada, caracterizada pela acirrada competitividade e por um ambiente altamente.
Qualidade e a ISO 9001.
Aula 1: Funções da Administração
Sistema de Gestão da Qualidade
Conteúdo programático
DIREITO DO CONSUMIDOR Prof.: Marco.
III SEMINÁRIO CATARINENSE DE MANUTENÇÃO ENTENDENDO A NOVA NR 10
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
Visão geral das principais normas: ISO 9001, ISO 14001, OHSAS
Prof. Olívio Novaski 1 CONSENSO É O PROCESSO PELO QUAL UM TEXTO É SUBMETIDO A APRECIAÇÃO, COMENTÁRIOS E APROVAÇÃO DE UMA COMUNIDADE, TÉCNICA OU NÃO, A.
ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS
INMETRO O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro - vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior,
ISO E GESTÃO AMBIENTAL Ana Paula Matias dos Santos
POLÍTICA NACIONAL DE TURISMO: Diretrizes e Programas
Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa Departamento de Registro Empresarial e Integração – DREI.
Consultoria, Auditoria & Treinamento. A Evolution Quality foi fundada em 2009, focando a prestação de serviços de consultoria e treinamento nas áreas.
1 2Gerência do Processo de Normalização Normalização Atividade que estabelece, em relação a problemas existentes ou potenciais,
REQUISITOS PARA CALIBRAÇÃO E EMISSÃO DE CERTIFICADOS Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
Sistema de gestão em Saúde e Segurança do Trabalho
Calibração de Sistema de Medição
Transcrição da apresentação:

Prof. Olívio Novaski 1 CONCEITOS DE NORMALIZAÇÃO É A MANEIRA DE ORGANIZAR AS ATIVIDADES PELA CRIAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE REGRAS, VISANDO CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL. NORMALIZAÇÃO

Prof. Olívio Novaski 2 CONCEITOS DE NORMALIZAÇÃO PROCESSO DE ESTABELECER E APLICAR REGRAS A FIM DE ABORDAR ORDENADAMENTE UMA ATIVIDADE ESPECÍFICA, PARA O BENEFÍCIO E COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS INTERESSADOS E, EM PARTICULAR, DE PROMOVER A OTIMIZAÇÃO DA ECONOMIA LEVANDO EM CONTA AS CONDIÇÕES FUNCIONAIS E AS EXIGÊNCIAS DE SEGURANÇA.

Prof. Olívio Novaski 3 BENEFÍCIOS DAS NORMALIZAÇÃO – QUALIT. SÃO AQUELES QUE MESMO SENDO OBSERVADOS NÃO PODEM SER MEDIDOS OU SÃO DE DIFÍCIL MEDIÇÃO. BENEFÍCIOS QUALITATIVOS

Prof. Olívio Novaski 4 BENEFÍCIOS DA NORMALIZAÇÃO – QUALIT. – EX. UTILIZAÇÃO ADEQUADA DE RECURSOS DISCIPLINA DE PRODUÇÃO UNIFORMIDADE DO TRABALHO REGISTRO DE CONHECIMENTO TECNOLÓGICO MAIOR NÍVEL DE CAPACITAÇÃO DO PESSOAL CONTROLE DE PRODUTOS E PROCESSOS SEGURANÇA DO PESSOAL / EQUIPAMENTOS RACIONALIZAÇÃO DO USO DO TEMPO. EXEMPLOS

Prof. Olívio Novaski 5 SÃO AQUELES BENEFÍCIOS QUE PODEM SER MEDIDOS. BENEFÍCIOS QUANTITATIVOS BENEFÍCIOS DA NORMALIZAÇÃO – QUANT.

Prof. Olívio Novaski 6 BENEFÍCIOS DA NORMALIZAÇÃO – QUANTITATIVOS – EX. REDUÇÃO DE CONSUMO E DESPERDÍCIO. ESPECIFICAÇÃO DE MATÉRIA-PRIMA. PADRONIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS. REDUÇÃO DA VARIEDADE DE PRODUTOS. PROCEDIMENTO PARA CÁLCULO E PROJETOS. AUMENTO DA PRODUTIVIDADE. MAIOR QUALIDADE DE PRODUTOS E SERVIÇOS. EXEMPLOS

Prof. Olívio Novaski 7 NÍVEIS DE NORMALIZAÇÃO 1. NÍVEL INTERNACIONAL: ISO 2. NÍVEL REGIONAL :CEN COPANT CMN 3. NÍVEL NACIONAL: ABNT 4. NÍVEL ASSOCIAÇÃO: ASTM 5. NÍVEL EMPRESA: PETROBRÁS KRUPP NORMAS RESULTANTES DA COOPERAÇÃO E ACORDOS ENTRE GRANDE NÚMERO DE NAÇÕES INDEPENDENTES, COM INTERESSES COMUNS E VISANDO AO EMPREGO MUNDIAL. NORMAS QUE REPRESENTAM OS INTERESSES QUE BENEFICIAM VÁRIAS NAÇÕES INDEPENDENTES, DE UM MESMO CONTINENTE OU POR UMA ASSOCIAÇÃO REGIONAL DE NORMAS. NORMAS EDITADAS POR UMA ORGANIZAÇÃO NACIONAL DE NORMAS, RECONHECIDA COMO AUTORIDADE PARA TORNÁ-LAS PÚBLICAS, APÓS VERIFICAÇÃO DO CONSENSO ENTRE OS INTERESSES DO GOVERNO, INDÚSTRIAS, CONSUMIDORES E COMUNIDADE CIENTÍFICA DE UM PAÍS.

Prof. Olívio Novaski 8 FIXAR CONHECIMENTOS TÉCNICOS (MEMÓRIA TECNOLÓGICA DA EMPRESA). UNIFORMIZAR AS OPERAÇÕES REPETITIVAS (REPRODUZINDO DE FORMA IGUAL E MELHOR ). PROPICIAR ECONOMIA E REDUÇÃO DE CUSTOS ( PADRONIZAÇÃO E REDUÇÃO DE VARIEDADES ). PRODUZIR COM QUALIDADE, SEGURANÇA E BAIXO CUSTO (PRODUTO COMPETITIVO). PERMITIR A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE QUALIDADE. NÍVEL EMPRESA ESFORÇOS NORMALIZADORES PERMANENTES PARA:

Prof. Olívio Novaski 9 ISO-IEC MERCOSUL- CEN ABNT -BSI - AFNOR-DIN SAE - ASME -ASTM NORMAS DA EMPRESA NORMAS INDIVIDUAIS INTERNACIONAL REGIONAL NACIONAL ASSOCIAÇÃO EMPRESA INDIVIDUAL PIRÂMIDE DA NORMALIZAÇÃO

Prof. Olívio Novaski 10 NORMALIZAÇÃO E CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR A QUALIDADE DOS PRODUTOS E SERVIÇOS QUE ADQUIRE DESEJO GARANTIR A QUALIDADE DOS PRODUTOS E SERVIÇOS OBJETIVO PREVISTA NO CÓDIGO DO CONSUMIDOR

Prof. Olívio Novaski 11 DAS PRÁTICAS ABUSIVAS ARTIGO 39 - É VEDADO AO FORNECEDOR DE PRODUTOS E SERVIÇOS: INCISO VIII- COLOCAR, NO MERCADO DE CONSUMO, QUALQUER PRODUTO OU SERVIÇO EM DESACORDO COM AS NORMAS EXPEDIDAS PELOS ÓRGÃOS OFICIAIS COMPETENTES OU, SE NORMAS ESPECÍFICAS NÃO EXISTIREM, PELA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS OU OUTRA ENTIDADE CREDENCIADA PELO CONSELHO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL ( CONMETRO ). CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

Prof. Olívio Novaski 12 O CÓDIGO DO CONSUMIDOR DEIXA BEM CLARO: SE EXISTIREM NORMAS TÉCNICAS PARA QUALQUER PRODUTO COLOCADO NO MERCADO DE CONSUMO, É OBRIGATÓRIA A CONFORMIDADE DESTES PRODUTOS COM OS REQUISITOS DA NORMA SOB PENA DE RESPONSABILIDADE PARA O FORNECEDOR. CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR A NORMA É PORTANTO, O MELHOR DEPARTAMENTO DE DEFESA DOS INTERESSES DO CONSUMIDOR. QUANDO O CONSUMIDOR COMPRA UM PRODUTO NORMALIZADO, SIGNIFICA QUE ESTÁ ADQUIRINDO PRINCIPALMENTE PROTEÇÃO. O PRODUTO FOI FABRICADO POR ALGUÉM REALMENTE CAPACITADO QUE UTILIZOU NA SUA FABRICAÇÃO, MATÉRIAS-PRIMAS E PROCESSOS CONTROLADOS E PRINCIPALMENTE QUE O PRODUTO ESTÁ DE ACORDO COM OS SEUS DESEJOS E NECESSIDADES.

Prof. Olívio Novaski 13 CONMETRO CNN INMETRO ABNT ONS CB POLÍTICAS E DIRETRIZES AVALIAÇÃO GERAÇÃO DE NORMAS BRASILEIRAS NORMALIZAÇÃO CONSENSUAL

Prof. Olívio Novaski 14 EXERCÍCIOS ORGANIZAR UM DIAGRAMA DE AFINIDADES, MOSTRANDO OS BENEFÍCIOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS, DA ELABORAÇÃO DA NORMA PARA EFETUAR A MONOGRAFIA DE FINAL DE CURSODIAGRAMA DE AFINIDADES