Positivismo Lógico O círculo de Viena. Positivismo Polissemia ao definir a expressão “Positivismo”  Ocorre na prática ou a utilização de um rótulo ou.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte, o Pai do Positivismo
Advertisements

Para abrir as ciências sociais:
O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
DEMOCRACIA.
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma Cremonese Aluno:
Metodologia Científica
Sociologia Émile Durkheim
SIGNIFICADO E ÂMBITO DA SOCIOLOGIA
ANA CAROLINA KOENTOPP FELIPE WODTKE SOYANE FRAGA
O QUE É SOCIOLOGIA?.
Contexto histórico do surgimento da Sociologia
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
Epistemologia (...) ou teoria do conhecimento (do grego [episteme], ciência, conhecimento; logos], discurso) é um ramo da filosofia que trata dos problemas.
CAP 10 – 3a Parte- Idade Contemporânea A filosofia no século XIX
CORRELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO POPULAR E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
O I L U M N S Professor: Odair.
Projeto integrado. Aula 05 Metodologia e cronograma
AULA 3 O Conceito de Ciência.
Introdução à Prática da Pesquisa I
Introdução à Sociologia
O que é? Para que serve? Filosofia Prof. Joaquim Célio de Souza.
GEOMETRIA AXIOMÁTICA, SEGMENTOS DE RETA
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Trabalho de conclusão de curso
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Filosofia da Ciência Objeto de Pesquisa
INDUTIVISMO Ciência como conhecimento derivado dos dados da experiência e o problema da indução.
CONHECIMENTO A nossa relação com o mundo dos objetos ou mundo exterior acontece mediante processos empíricos, intuitivos e racionais. (Oliveira, 2002)
Escola Estadual Professor João Pereira Valim
Professora Angela Mota
A Psicologia Científica
Behaviorismo Metodológico: Proposta de Watson
Disciplina de Filosofia 2º Trimestre – 9º Ano Prof.º Renan.
-Unidade I – noções fundamentais. -Unidade I – noções fundamentais.
Autor: Jefferson de Souza Bernardes
Trabalho de sociologia Nome;Guilherme mota,Kenedy,Willian,Maicon.
HERMENÊUTICA JURÍDICA Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA
Curso de Geografia Epistemologia – conceitos gerais
Karl Popper Falsificacionismo.
FUNDAMENTOS SÓCIO ANTROPOLÓGICOS E ÉTICOS DA EDUCAÇÃO
Natureza, objetivos e funções da Ciência.
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
POSITIVISMO AUGUSTO COMTE
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
O Problema da demarcação
O que é Ciência.
Kant O que posso saber? (teoria do conhecimento)
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Abril/2014
Aula 2 de filosofia da ciência
POSITIVISMO. Isidore Auguste Marie François Xavier Comte. Pioneiro Rebelde –participou de um motim dos alunos. Pouco de medicina. Filosofia Positiva.
Surgimento da sociologia e Sociologia Clássica
Sociologia : Sobre o Positivismo  BREVE NOÇÕES SOBRE O POSITIVISMO A fundamentação da Filosofia Positiva de Auguste Conte encontra-se na sua célebre Teoria.
Professor: Suderlan Tozo Binda
O Neopositivismo e o Círculo de Viena
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
NEOPOSITIVISMO V Carnap:.
A origem da Filosofia no Brasil I
História da Filosofia Contemporânea - II "Aula introdutória" Observações: Sentido e Significado Princípio de verificação Princípio de uso.
A Crise do Positivismo Suderlan Tozo Binda. O POSITIVISMO Iniciemos com uma citação de Marcuse: – “ Desde a primeira vez em que foi usado, provavelmente.
O que é filosofia?.
PSICOLOGIA SOCIAL CRÍTICA
Tipos de conhecimento e método científico
O N E O P O S I T I V I S M O Objetivos
A filosofia no Brasil do século XIX
POSITIVISMO CIENTÍFICO; O PROBLEMA DA DEMARCAÇÃO 3º ano Ensino Médio Profa. Leila Rosa
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
Transcrição da apresentação:

Positivismo Lógico O círculo de Viena

Positivismo Polissemia ao definir a expressão “Positivismo”  Ocorre na prática ou a utilização de um rótulo ou a subsunção de perspectivas metodológicas (em alguns poucos casos, teóricas) sob uma rubrica comum.  Embora nesses casos a referência a Augusto Comte seja corrente, ela não costuma ser fácil, simples ou justificada.

Positivismo A definição de “Positivista” costuma ser reduzida a algumas características:  1) a rejeição da teologia e da metafísica  2) a afirmação da empiria (o que, em alguns casos ou em algumas versões, é tomada como a referência aos “fatos puros”);  3) como consequência das características anteriores, a afirmação da ciência como conhecimento verdadeiro da realidade. Essa definição tripla, bastante comum e popular, na verdade é superficial e redutora.  Pode-se englobar nela não apenas os assim chamados “positivistas” como todas aquelas linhas teóricas e metodológicas que valorizam a ciência, não se incomodam com a teologia, rejeitam puras entidades abstratas e exigem a referência a “fatos” empíricos: em certo sentido, virtualmente todas as teorias sociológicas.

Positivismo Lógico Uma vertente do Positivismo constitui uma corrente filosófica:  É o “Positivismo Lógico”, também conhecido por “Neopositivismo”, “Empirismo Lógico” e “Círculo de Viena”. “Círculo de Viena” indica a origem dos pensadores agrupados em torno de um determinado projeto intelectual, “Empirismo Lógico” designa com grande precisão o conteúdo desse projeto intelectual; “Neopositivismo” é uma expressão menos descritiva.

Positivismo Lógico O principal objetivo dos positivistas lógicos, que floresceram em Viena durante as décadas de 20 e 30 e cuja significativa influência ainda persiste, era fazer a defesa da ciência e distingui-la do discurso metafísico e religioso, que a maioria deles descartava como bobagem não-científica. Eles procuravam construir uma definição ou caracterização geral da ciência, incluindo os métodos apropriados para sua construção e os critérios a que recorrer para fazer sua avaliação. Visavam defender a ciência e criar dificuldades para a pseudociência, mostrando como a primeira se ajusta à caracterização geral, e a última não.

Positivismo Lógico A caracterização geral da ciência buscada pelos filósofos acima pretendia ser universal e a-histórica.  Universal, no sentido de que se tencionava que fosse igualmente aplicada a todas as teses científicas. Os positivistas buscavam, por exemplo, uma "teoria unificada da ciência" que pudessem empregar para a defesa da física e da psicologia behaviorista e para criticar com severidade a religião e a metafísica.  A explicação que se buscava para a ciência seria a-histórica no sentido de que deveria aplicar-se tanto às teorias passadas como às contemporâneas e às futuras. Objetivo de defender a ciência por meio do recurso a uma explicação universal e não histórica de seus métodos e padrões como estratégia positivista, já que esta foi uma proeminente característica do positivismo lógico.

A concepção científica do mundo - O círculo de Viena (Hahn, Neurath, Carnap)

(Leitura integral desta parte)

A concepção científica do mundo - O círculo de Viena (Hahn, Neurath, Carnap)

Para ler... A concepção científica do mundo - O círculo de Viena (Hahn, Neurath, Carnap)

Para consultar... LACERDA, Gustavo Biscaia de. Augusto Comte e o “Positivismo” redescobertos. Rev. Sociol. Polít., Curitiba, v. 17, n. 34, p , out