LIDERANÇA As águas de um rio, quando represadas e canalizadas, transformam-se em forças produtivas, a serviço da vida. Caso contrário, irrompem de forma.

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Transcrição da apresentação:

LIDERANÇA As águas de um rio, quando represadas e canalizadas, transformam-se em forças produtivas, a serviço da vida. Caso contrário, irrompem de forma selvagem, transformando-se em destruição e desolação. Assim acontece nos agrupamentos humanos. Estes tomarão os rumos da comunicação, da cooperação e da integração, ou então do conflito, da agressividade e da desagregação, dependendo do tipo de liderança que neles se exerce.

Liderança e Poder Influência outras pessoas, no sentido de modificar ou provocar comportamentos de maneira intencional. Nunca como hoje, em uma época de mudança, incerteza, globalização e competitividade, a liderança tornou-se tão importante para o sucesso organizacional. O que caracteriza a verdadeira liderança é a capacidade efetiva de gerar resultados por meio das pessoas. O poder significa o potencial de influência de uma pessoa sobre outra(s), que pode ou não ser exercido. O poder é a capacidade de afetar e controlar as decisões e ações de outras pessoas, mesmo quando elas possam resistir. A autoridade é o poder legítimo, ou seja, o poder de uma pessoa em virtude do papel ou posição que ocupa em uma estrutura organizacional

(domínio sobre certos assuntos) no magnetismo pessoal) LIDERANÇA E PODER É a capacidade de influenciar diversos resultados. LIDER NOMEADO recebem poder formal para executar certas tarefas organizacionais Se deriva de fontes internas ou externas ao indivíduo: POSIÇÃO (autoridade formal) LIDER NATURAL recebe poder por capacidade de realização ou manutenção da rede social no grupo RECOMPENSA E COERÇÃO (respeito, estima, reprovação social) CONHECIMENTO (domínio sobre certos assuntos) Gerência ,Chefia # Liderança REFERÊNCIA (baseado no carisma ou no magnetismo pessoal) É uma forma de poder Liderança

Tipos de Poder, segundo French e Raven: Poder Coercitivo: o fracasso em atender às exigências do líder, poderá levar o funcionário a sofrer alguma punição ou penalidade. Poder de Recompensa: é o poder que se apóia na esperança de alguma recompensa, elogio ou reconhecimento que o funcionário espera obter. Poder Legitimado: é o poder que decorre do cargo ou posição ocupada pelo indivíduo no grupo ou na hierarquia organizacional. PODER DECORRENTE DA POSIÇÃO (baseado no que o líder pode oferecer aos outros) Poder de Competência: é o poder baseado na especialidade, talento, competência, na experiência ou no conhecimento técnico da pessoa. Poder de Referência: o líder que é admirado por certos traços de personalidade desejáveis possui poder referencial. O poder de referência emana da admiração e do desejo de se parecer com o líder. PODER DECORRENTE DA PESSOA (baseado na maneira pela qual o líder é visto pelos outros)

LIDERANÇA ADMINISTRAÇÃO “Processo de influência através do qual um indivíduo ou grupo é orientado para o estabelecimento ou atingimento de metas.” “É a capacidade que algumas pessoas possuem de conseguir que outras, de modo espontâneo, ultrapassem o estabelecido formalmente.” ADMINISTRAÇÃO Implementação da visão e da estratégia oferecidas pelos líderes, coordenando e suprindo de pessoal a organização, além de tratar dos problemas diários. Nem todos líderes são administradores, nem todos os administradores são líderes. Os líderes podem surgir naturalmente dentro de um grupo ou por indicação formal Liderança 1

Evolução das Teorias da Liderança: A estrutura e o comportamento de uma organização depende das variáveis situacionais: ambiente (interno e externo), a tecnologia e o tamanho (a centralização e descentralização do controle) Trata a organização como máquina, enfatiza as tarefas ou a tecnologia, autoridade centralizada, acentuada divisão do trabalho. Trata a organização como um grupo de pessoas, delegação plena de autoridade, autonomia do empregado, ênfase nas relações humanas. Concentra-se no estudo das organizações, na sua estrutura interna e na interação com outras organizações. 1900 1930 1955 1970 1985 Movimento Clássico Movimento Estruturalista Movimento das Relações Humanas Movimento Contingencial Teoria Situacional Teoria dos Traços Teoria dos Estilos O líder pode ser formado. Sua eficácia depende do grupo, do seu estilo de gerenciamento e do ambiente. Ambiente favorável O líder pode ser formado. Sua eficácia depende do seu estilo gerencial (autocrático /democrático. O que o líder faz. O líder já nasce com características físicas e traços de personalidade. O lider é nato. Adaptação dos textos de Bergamini (1994) e Abreu( 1982)

É a mais antiga concepção de liderança TEORIA DOS TRAÇOS É a mais antiga concepção de liderança Observações Traço é uma qualidade ou característica da personalidade. Com o surgimento dos testes psicológicos, estudavam as características pessoais do líder em busca de um conjunto de qualidades do líder ideal. Os líderes possuíam alguns traços de personalidade que eram os únicos elementos responsáveis por fazê-los emergir e por mantê-los em suas posições. Forma simplista para tratar a liderança Traços físicos: energia, aparência e peso. Traços intelectuais: adaptabilidade, agressividade, entusiasmo e autoconfiança. Traços sociais: cooperação, habilidades interpessoais etc. Traços relacionados com a tarefa: impulso de realização, persistência e iniciativa. Os líderes já nascem como tal, não havendo probabilidade de formá-los, posteriormente, por meio de uso de técnicas de desenvolvimento pessoal. Liderança

TEORIA SOBRE ESTILOS DE LIDERANÇA AUTOCRÁTICO O líder fixa as diretrizes, sem qualquer Participação do grupo, determina provi- dências e as técnicas para execução das atividades . DEMOCRÁTICO Líder esboça diretrizes que são debatidas e decididas pelo grupo. O líder incentiva a participação e descentraliza autoridade. LIBERAL Há liberdade completa para decisões Grupais ou individuais, com participação mínima do líder. Refere-se àquilo que o lider faz, seu estilo de comportamento para liderar. As principais teorias de motivação foram desenvolvidas , tais como Maslow, Herzberg e Mc Gregor(fatores monetários,auto estima, enriquecimento de cargos) Liderança

TEORIAS SITUACIONAIS OU CONTIGENCIAIS Para esta teoria o verdadeiro líder é aquele que é capaz de ajustar a um grupo particular de pessoas sob condições extremamente variadas. As organizações são sistemas abertos, cujo funcionamento depende de variáveis situacionais. As variáveis mais importantes e capazes de influenciar a estrutura e o funcionamento das organizações são: Incerteza ambiental: capacidade para compreender e controlar as ações internas ou externas à organização. Tecnologia: as novas tecnologias transformam a interação homem x máquina e modificam o funcionamento das organizações. Tamanho das organizações: as formas de controle centralizadas são mais apropriadas para pequenas organizações, ao passo que formas de controle descentralizadas são mais adequadas às grandes organizações. Não existe um único estilo ou característica de liderança válida para toda e qualquer situação. Liderança

CONCLUSÕES não há um estilo de liderança que seja eficaz para todas as situações as dimensões de estilo autocrático e democrático, tarefa e pessoas fizeram parte dos estudos de liderança desde o início necessidade de aprendizagem sobre: - limitações impostas ao exercício da liderança - tipos de comportamento mais eficazes nas diversas situações - efeitos destes comportamentos no desempenho no trabalho Liderança

Atributos dos líderes Demonstrar a visão pelo exemplo(fala=ação) A motivação vem do esforço, da perseguição de resultados, do comprometimento em torno de valores e o verdadeiro líder consegue despertá-la e mantê-la pelo seu exemplo. A intenção do líder nada vale sem a percepção do liderado A percepção, muitas vezes, encontra-se mais relacionada aos detalhes(um sorriso, um cumprimento, a palavra correta no momento certo). Habilidade para sustentar a visão nos momentos em que as dificuldades contribuem para enfraquecer o ânimo das pessoas Alerta os perigos no horizonte e procura antecipar-se a eles Analisa, com a equipe, as causas de eventuais resultados negativos Mantém as pessoas informadas dos resultados positivos Manisfesta sua apreciação pelas iniciativas que reforçam a persistência p/ atingir metas e perseguir a visão.

Atributos dos Líderes: Um líder deve ser avaliado pela equipe que tem sob sua responsabilidade. Dê e solicite feedbacks específicos. Em vez de se referir às pessoas, refira-se aos resultados ou comportamentos. Faça reuniões de avaliação de processos. Em vez de “nós somos responsáveis”, use “cada um de nós é”. Fazer com, não é fazer por. Esteja aberto a renegociações. Esteja atento, aprenda a ouvir tudo, verbal e não verbal. As pessoas têm problemas pessoais e necessitam ser ouvidas, o que não significa deixar de fazer o que precisa ser feito.

A liderança guarda dimensões profundas que nascem das características próprias às personalidades de cada um. Não pode existir, portanto, uma fórmula única, uma receita pronta, uma solução geral que forneça com precisão matemática aquelas recomendações capazes de promover a indiscutível eficácia dos líderes. A proposta é a de que não existem líderes universais que se saiam bem em qualquer circunstância , com qualquer tipo de grupo ou em qualquer espécie de ambiente organizacional. (BERGAMINI, 1994)