Psicodiagnóstico.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

Perícia Psicológica Forense Possibilidades e riscos
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Exames e Avaliações Complementares em Psiquiatria Forense
Pesquisa em Serviços de Saúde
Questões básicas: o problema e o contato com o paciente
DIAGNÓSTICO PSIQUIÁTRICO: A POSIÇÃO DA A.C.
Níveis de Pesquisa Os níveis de pesquisa variam de acordo com os objetivos a que a pesquisa se propõe. Podem ser assim classificados: Exploratória Descritiva.
Introdução ao Estudo da Psicologia: a Psicologia como profissão
Laboratório de Neurociências
Capítulo 4 PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA.
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA JURÍDICA PARA O DIREITO
3. Fundamentação Teórica Referências Bibliográficas
PROCESSO PSICODIAGNÓSTICO
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
Diagnóstico psicológico
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA
Aula 2 Psicopatologia e suas definições.
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL ou ABP)
O processo de pesquisa de mercado
Transtornos da Aprendizagem
Psicologia Jurídica Professora Universitária: Centro Universitário Faculdade São José, FABERJ e ISECENSA, FDC – Faculdade de Direito de Campos. Consultora.
Processo Psicodiagnóstico
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
João Tarcísio Alves Maia Filho
Avaliação Psicológica
ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER – aula 2
Desmistificando a Psicologia Organizacional
PSICODIAGNÓSTICO I.
PROCEDIMENTOS CLÍNICOS UTILIZADOS NO PSICODIAGNÓSTICO
Quantitativo-Qualitativo:
Curso de saúde mental para equipes da atenção primária (2) - Módulo II
Andréa Diniz PSICOLOGIA DA SAÚDE Andréa Diniz
Conceitos de Criminologia Clínica e suas implicações na Execução Penal
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
PSICANÁLISE.
BEHAVIORISMO RADICAL O que é RADICAL para esta Filosofia:
Introdução à Estatística
Recrutamento e Seleção de Pessoal
Avaliação educacional: significados e relevâncias.
A Psicologia Científica
METODOS E TECNICAS DE PESQUISA I
Edilson Costa Lima O Transtorno do Déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em crianças em idade escolar Tele-sala São Luís - MA 2007.
Faculdade Sagrada Família
AVALIAÇÃO DESMISTIFICADA
Técnicas de Investigação da Personalidade I
PESQUISAS QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS – algumas diferenças
Fundamentos do Psicodiagnóstico
Fundamentos do Psicodiagnóstico
Psicopatologia II – DEPSI-UFPR Profª Melissa Rodrigues de Almeida
BREVE HISTÓRICO DA PSICOLOGIA JURÍDICA NO BRASIL
Aspectos Conceituais da Epidemiologia
TÉCNICAS DE EXPLORAÇÃO E AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DIAGNÓSTICA.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Procedimento de Desenhos-Estórias (D-E)
TÉCNICAS PROJETIVAS DIAGNÓSTICAS E TERAPÊUTICAS COM CRIANÇAS
Comorbidades Psiquiátricas na Dependência Química
Projeto de pesquisa Profª Lucimare Ferraz.
Revisão Luciane De Rossi. Breve Histórico Século XIX: – Emergiram conceitos de medicina social e saúde coletiva: relação entre saúde e condições de vida;
ÉTICA, COMPUTAÇÃO E SOCIEDADE
PESQUISA QUALITATIVA MÉTODOS, TÉCNICAS, INSTRUMENTOS.
Planejamento da Pesquisa – Marconi e Lakatos – cap 8
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
PSICODIAGNÓSTICO Jorge Luiz de Sales.
AULA 01 PSICOMETRIA: CONCEITOS E FINALIDADES Igor Menezes
O uso de instrumentos de avaliação psicológica na área forense
Tipos de Pesquisa Aula 5. Quanto à forma de coletar dados I. Por Observação a teoria orienta a observação; Observação naturalística. II. Através de entrevistas.
PROCESSO PSICODIAGNÓSTICO
Transcrição da apresentação:

Psicodiagnóstico

Psicodiagnóstico Clínico Diferença Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica

Psicodiagnóstico Clínico Propósitos clínicos (forças e fraquezas, presença e psicopatologia) Variadas perspectivas teóricas (tentativa de unificação e bom trânsito entre as abordagens) Idiográfica e/ou nomotética Qualitativa e/ou quantitativa

Psicodiagnóstico Clínico Entrevista Método mais antigo e tradicional Atualmente: tentativa de tornar mais criteriosa e objetiva Diagnósticos diferenciais e co-morbidades Instrumentos de auto-relato

Psicodiagnóstico Clínico Técnicas projetivas e objetivas Estratégias de avaliação

Fundamentos do Psicodiagnóstico Derivado da psicologia clínica e sua associação com a tradição médica Pais do psicodiagnóstico Galton – diferenças individuais Cattell – primeiras provas/testes mentais Binet – medidas de QI para avaliação pedagógica Fim do século XIX

Fundamentos do Psicodiagnóstico Kraepeling: estudos diferenciais (esquizofrenia e PMD)  ênfase na classificação diagnóstica Freud e Kraepeling: diferença entre transtornos orgânicos e funcionais (sem causa física) Rorschach (1921): essencial nas décadas de 40 e 50 Atualmente: refinamento dos instrumentos

Fundamentos do Psicodiagnóstico Quem solicita: Serviços de saúde, psiquiatras Escolas Clínicas e psicólogos Juízes, advogados Família

Fundamentos do Psicodiagnóstico Quem solicita: Serviços de saúde, psiquiatras Escolas Clínicas e psicólogos Juízes, advogados Família

Fundamentos do Psicodiagnóstico Importante: Conhecer a finalidade, o propósito antes de realizar um psicodiagnóstico. Por quê?

Fundamentos do Psicodiagnóstico Importante: Conhecer a finalidade, o propósito antes de realizar um psicodiagnóstico. Para poder responder com pertinência ao solicitante Não oferecer mais informações do que as necessárias para responder a questão

O Psicodiagnóstico Processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos, em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados e propondo soluções quando for o caso.

O Psicodiagnóstico Objetivos Classificação simples: compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos ou grupos específicos. Parte de dados quantitativos para classificar o examinando.

O Psicodiagnóstico Descrição: ultrapassa a simples classificação e interpreta diferenças dos escores encontrados, identificando forças e fraquezas, descrevendo o desempenho detalhada e comparativamente.

O Psicodiagnóstico Classificação nosológica: testagem de hipóteses iniciais, tendo como referência critérios diagnósticos e não testes.

O Psicodiagnóstico Diagnóstico diferencial: investigação de irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático a fim de diferenciar hipóteses diagnósticas

O Psicodiagnóstico Avaliação compreensiva: examinam-se o nível de funcionamento da personalidade, as funções do ego e os sistemas de defesa para facilitar a indicação de abordagens ou recursos terapêuticos e prever a possível resposta aos mesmos

O Psicodiagnóstico Entendimento dinâmico: ultrapassa o objetivo anterior por propor mais inferências, como sugerir explicações comportamentais para as questões apresentadas e prever quais as possíveis dificuldades em terapia

O Psicodiagnóstico Prevenção: avaliação de risco, identificação precoce de problemas, Prognóstico: determina o provável curso do caso Perícia forense: fornece subsídios para tomada de decisão em casos de insanidade, competência para o exercício das funções de cidadão, guarda de filhos, etc.

O Psicodiagnóstico Responsabilidade: Psicólogo e psiquiatra Equipe multidisciplinar (fonoaudiólogos, neurologistas, assistente social, orientador educacional, etc)