onde xi são os valores da variável e n o número de valores.

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Transcrição da apresentação:

onde xi são os valores da variável e n o número de valores. MÉDIA ARITMÉTICA = ...... É o quociente entre a soma dos valores do conjunto e o número total dos valores. onde xi são os valores da variável e n o número de valores. Dados não-agrupados: determinar a média aritmética simples. Ex: Sabendo-se que a venda diária de arroz tipo A, durante uma semana, foi de 10, 14, 13, 15, 16, 18 e 12 kilos, temos, para venda média diária na semana de: .= (10+14+13+15+16+18+12) / 7 = 14 kilos

Dados agrupados: Sem intervalos de classe Consideremos a distribuição relativa a 34 famílias de quatro filhos, tomando para variável o número de filhos do sexo masculino. Calcularemos a quantidade média de meninos por família: como as freqüências são números indicadores da intensidade de cada valor da variável, elas funcionam como fatores de ponderação, o que nos leva a calcular a média aritmética ponderada, dada pela fórmula: Nº de meninos freqüência = fi 2 1 6 10 3 12 4 total 34 ..xi. ..fi. ..xi.fi . 2 1 6 10 20 3 12 36 4 16 total 34 78 onde 78 / 34 = 2,3 meninos por família

MODA - Mo É o valor que ocorre com maior frequência em uma série de valores. A Moda quando os dados não estão agrupados  A moda é o valor que mais se repete. Ex: Na série { 7 , 8 , 9 , 10 , 10 , 10 , 11 , 12 } a moda é igual a 10. Há séries nas quais não exista valor modal, Ex: { 3 , 5 , 8 , 10 , 12 } não apresenta moda. A série é amodal. .Em outros casos, pode haver dois ou mais valores de concentração. Dizemos, então, que a série tem dois ou mais valores modais. Ex: { 2 , 3 , 4 , 4 , 4 , 5 , 6 , 7 , 7 , 7 , 8 , 9 } apresenta duas modas: 4 e 7. A série é bimodal.

A Moda quando os dados estão agrupados a) Sem intervalos de classe: Uma vez agrupados os dados, é possível determinar imediatamente a moda: basta fixar o valor da variável de maior frequência. Ex: Qual a temperatura mais comum medida no mês abaixo: Resp: 12º C é a temperatura modal, pois é a de maior frequência. Temperaturas Freqüência 10º C 3 11º C 9 12º C 12 13º C 6

Ex: Calcule a estatura modal conforme a tabela abaixo. b) Com intervalos de classe: A classe que apresenta a maior freqüência é denominada classe modal classe modal é o valor dominante que está compreendido entre os limites da classe modal. O método mais simples para o cálculo da moda consiste em tomar o ponto médio da classe modal. Damos a esse valor a denominação de moda bruta. onde l* = limite inferior da classe modal e L* = limite superior da classe modal. Ex: Calcule a estatura modal conforme a tabela abaixo. Resposta: a classe modal é 58|-------- 62, pois é a de maior freqüência. l* = 58 e L* = 62 Mo = (58+62) / 2 = 60 cm ( este valor é estimado, pois não conhecemos o valor real da moda). Mo = ( l* + L* ) / 2 Classes (em cm) Freqüência 54 |------------ 58 9 58 |------------ 62 11 62 |------------ 66 8 66 |------------ 70 5

No exemplo anterior temos sete desvios:... Desvio em relação à média: é a diferença entre cada elemento de um conjunto de valores e a média aritmética, ou seja:. . di = Xi - No exemplo anterior temos sete desvios:... di Xi - di = -4 10 14 di = 0 di = -1 13 di = 1 15 di = 2 16 di = 4 18 di = -2 12 A soma algébrica dos desvios em relação à média é nula. No exemplo anterior : d1+d2+d3+d4+d5+d6+d7 = 0

Com intervalos de classe Neste caso, convencionamos que todos os valores incluídos em um determinado intervalo de classe coincidem com o seu ponto médio, e determinamos a média aritmética ponderada por meio da fórmula: onde Xi é o ponto médio da classe. .. Ex: Calcular a estatura média de bebês conforme a tabela abaixo. Estaturas (cm) freqüência = fi ponto médio = xi ..xi.fi. 50 |------------ 54 4 52 208 54 |------------ 58 9 56 504 58 |------------ 62 11 60 660 62 |------------ 66 8 64 512 66 |------------ 70 5 68 340 70 |------------ 74 3 72 216 Total 40 2.440 Aplicando a fórmula acima temos: 2.440 / 40.= 61. logo... = 61 cm