O Macroambiente de Marketing é formado por forças que estão fora do controle da empresa, e que interferem na sua capacidade de desenvolver e manter bons.

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O Macroambiente de Marketing é formado por forças que estão fora do controle da empresa, e que interferem na sua capacidade de desenvolver e manter bons relacionamentos com seus clientes. MACROAMBIENTES DE MARKETING E O S.I.M. Atrair clientes e relacionar-se bem com eles, deve ser o objetivo da empresa, e esta não é só uma tarefa do pessoal de Marketing. Prof Edval Carlos dos Santos Filho -

MACROAMBIENTES DE MARKETING E O S.I.M. Prof Edval Carlos dos Santos Filho -

Já que as pessoas representam mercados, esta é a primeira força a ser monitorada e pesquisada. O surgimento de novos grupos sociais, tais como homossexuais, adultos descasados, crianças com poderes de influenciar as compras dos pais e muitos outros representam não só oportunidades de negócios, como também ameaças aos nichos de mercados eventualmente ocupados pela empresa. AMBIENTE DEMOGRÁFICO

FATORES PSICOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS PSICOLÓGICOS: Relacionados com o comportamento da pessoa (consumidor/cliente/usuários). SOCIOLÓGICOS: comportamento dos grupos sociais.

AMBIENTE ECONÔMICO Mercados exigem pessoas com poder de compra e o poder de compra das pessoas depende da renda, da poupança e da disponibilidade de crédito na economia. A empresa deve monitorar as principais tendências nos padrões de renda e gastos em bens de consumo.

AMBIENTE NATURAL A década de 90 tem sido marcada pelo fortalecimento da consciência ecológica. Os cidadãos exigem das empresas comprometimento com o respeito pelo meio-ambiente e cresce a rejeição por produtos e serviços nocivos ao meio ambiente.

AMBIENTE TECNOLÓGICO A tecnologia é a força que mais afeta a vida das pessoas, tanto contribuindo para tornar a vida mais confortável, segura e saudável, como também trazendo os horrores das armas de guerra cada vez mais eficientes.

AMBIENTE POLÍTICO O ambiente de marketing é fortemente afetado por desenvolvimentos no ambiente político. Este ambiente é composto de leis, órgãos governamentais e grupos de pressão.

AMBIENTE CULTURAL O ser humano é o conjunto de valores, crenças e normas básicas da sociedade onde nasce e vive. Seus mapas mentais, ou a forma como enxerga o mundo, definem seu relacionamento consigo mesmo e com seu universo exterior. Este conjunto de percepções de um grupo de seres humanos, os chamados valores culturais, possui características e tendências que são objeto do interesse das empresas.

MACROAMBIENTES DE MKT E VARIÁVEIS VARIÁVEIS CONTROLÁVEIS Os fatores controláveis pela empresa - os 4P’s - produto, preço, promoção e praça – são as ferramentas de marketing de que dispõe a empresa para influir nos processos de troca com seu mercado. A composição ótima desses fatores depende, dentre outros, dos recursos disponíveis, do mercado, do posicionamento do produto, dos objetivos da empresa etc. Prof Edval Carlos dos Santos Filho -

MACROAMBIENTES DE MKT E VARIÁVEIS VARIÁVEIS INCONTROLÁVEIS Os ambientes demográfico, econômico, natural, tecnológico, político e cultural são conhecidos como variáveis incontroláveis. A empresa pelo conhecimento que adquire da ação e tendências dessas forças, tem condições de segmentar devidamente o mercado e posicionar corretamente o seu produto ou serviço. Prof Edval Carlos dos Santos Filho -

MACROAMBIENTES DE MKT E VARIÁVEIS Este conjunto de variáveis, CONTROLÁVEIS e INCONTROLÁVEIS, interagindo e influenciando o mercado, forma o sistema de marketing.

MACROAMBIENTES DE MKT E VARIÁVEIS