Projetos UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros Gestão de.

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Transcrição da apresentação:

projetos UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros Gestão de

MÓDULO 5 – ESTRUTRA DE GERENCIAMENTO DE PROJETO 2 Classificação do PMI O PMI define nove áreas de conhecimento essenciais em gestão de projetos: Integração, Escopo, Tempo, Risco, Comunicação, Qualidade, Custos, Aquisições e Recursos Humanos

Classificação do PMI Figura 1 – Esquema ilustrativo das áreas de Gerenciamento de Projeto Fonte: Carvalho e Rabechini Jr (2008)

INTEGRAÇÃO DO PROJETO REFLEXÃO EM CIMA DO VÍDEO DA ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA “O grande desafio numa obra como o Bolero de Ravel é a integração, ou seja, levar os músicos a atingir o ápice da peça no momento exato. Qualquer deslize, antes ou depois, certamente acarretaria no fracasso do projeto.” (Maestro Zubhin Meta)

INTEGRAÇÃO DO PROJETO vários elementos devem estar uniformemente integrados Em projetos, os vários elementos devem estar uniformemente integrados para que possam ser coordenados. gerenciamento de integração O gerenciamento de integração compõe-se de processos requeridos para que seja possível essa coordenação.

INTEGRAÇÃO DO PROJETO O gerenciamento de integração cria condições propícias para o desenvolvimento adequado de um projeto. No processo de integração os gerentes lançam os projetos, estabelecendo seus objetivos, restrições, premissas e justificativas.

INTEGRAÇÃO DO PROJETO controle de alterações em projetos A gestão da integração é responsável por fornecer elementos para o controle de alterações em projetos. O processo de gestão das alterações, no âmbito do projeto, é proposto pela área da integração. As mudanças nos projetos envolvem muitas pessoas e precisam ser administradas.

INTEGRAÇÃO DO PROJETO O PMI considera os seguintes processos no gerenciamento da integração NO INÍCIO, MEIO E FIM DO PROJETO: a)Desenvolvimento do Project Chater; Desenvolvimento do contrato do projeto, da proposta de projeto, solicitação de projeto autorizada, termo de referência; b)Desenvolvimento da declaração do escopo do projeto (preliminar); Desenvolve preliminarmente uma declaração de escopo do projeto;

c) Desenvolvimento do plano de gerenciamento de projeto; Estabelece as ações necessárias para definir, preparar, integrar e coordenar todos os planos que irão subsidiar o plano de gerenciamento de projeto. d)Desenvolvimento e gerenciamento da execução do projeto; consiste em executar o trabalho definido no plano de gerenciamento de projeto para alcançar seus objetivos; INTEGRAÇÃO DO PROJETO

e)Monitoramento e controle do trabalho do projeto; Monitora e controla os processos requeridos para iniciar, planejar, executar e encerrar o projeto visando atingir os objetivos de desempenho definidos no plano de gerenciamento do projeto; f)Controle integrado das alterações; Consiste em rever todas as mudanças requeridas, aprovadas e coordenar as alterações ao longo do projeto; g)Encerrar o projeto; Consiste em organizar a documentação de fechamento do projeto INTEGRAÇÃO DO PROJETO

INÍCIO DO PROJETO Formalização do Projeto – PROJECT CHARTER Poucas são as empresas que têm processos que definem o início de um projeto O início do projeto ocorre de diversas formas nas organizações. Poucas são as empresas que têm processos que definem o início de um projeto e, por isto, é necessário que as pessoas ligadas ao gerenciamento de projetos estabeleçam formalmente seu início.

INÍCIO DO ROJETO Project Charter. A formalização do início de um projeto pode ser feita através de um documento chamado Project Charter. proposta de projeto, termo de referência de projeto, contrato de projeto, solicitação de projeto autorizada, etc. Algumas empresas usam outras denominações como: proposta de projeto, termo de referência de projeto, contrato de projeto, solicitação de projeto autorizada, etc.

INÍCIO DO PROJETO aprovado escopo (Charter e Escopo) Uma vez aprovado o projeto, faz-se necessário esboçar seu escopo, registrando as várias possibilidades de suas entregas, dadas as estratégias de resultados. O gerente de projeto e sua equipe restrita devem ter elementos suficientes (Charter e Escopo) para, então, poderem dar a partida no projeto.

MEIO DO PROJETO iniciado charter escopo Uma vez iniciado o projeto, o gerente deve incentivar sua equipe a produzir os planos subseqüentes, a partir do charter e de um escopo preliminar. Estas comunicações estão expressas em planos. As equipes passam a se preocupar com o detalhamento do trabalho do projeto, bem como dos prazos, custos, qualidade, risco, recursos,comunicação, etc. Estas comunicações estão expressas em planos.

MEIO DO PROJETO integra os planos das áreas de conhecimento demais preocupações Em geral um bom plano de gerenciamento de projetos é aquele que integra os planos das áreas de conhecimento descritas no PMI com as demais preocupações envolvidas no âmbito do projeto. Ex.: INTEGRAÇÃOQUESTÕES Escopo x PrazoTodos os pacotes de trabalho estão cobertos na programação dos tempos? Escopo x Recursos Humanos Todos os pacotes de trabalho apresentam-se com os devidos responsáveis? Prazo x RHDada uma programação necessária é possível associá-la às disponibilidades de recursos humanos?

MEIO DO PROJETO Neste momento os envolvidos com o projeto deverão saber: a)a quais metas o projeto irá atender b)quais objetivos o projeto deve alcançar; c)sob quais estratégias deve-se buscar seus objetivos;

FIM DO PROJETO encerramento organizado O encerramento de um projeto precisa ser organizado, pois, caso contrário, não é realizado. Muitas empresas ignoram esta fase, contudo, as empresas que conseguem porções significativas de mercado o fazem por terem realizado de forma adequada o encerramento de seus projetos. informações estratégicas em mãos Estas saem na frente por terem informações estratégicas em mãos, antes dos concorrentes.

FIM DO PROJETO evento que formalize o fechamento O encerramento do projeto deve ser marcado por um evento que formalize o fechamento de todas as suas ações. Deve ser designado um gerente, no início do projeto, para esta etapa. ser planejado informações que devem ser armazenadas. Este encerramento deve ser planejado, sobretudo no que diz respeito às informações que devem ser armazenadas.

FIM DO PROJETO CONSIDERAÇÕES DO PMI: Encerramento de cada fase do projeto: Armazenar dados referentes às análises de sucessos/fracassos de cada fase do projeto, arquivar informações da gerência, dos prazos, das metas, dos resultados, registrar as lições aprendidas e divulgar os procedimentos realizados com sucesso. Encerramento dos contratos: Encerramento formal dos contratos, verificação de itens de notas pendentes e a programação de pagamentos posteriores do projeto.

EXERCÍCIOS Ao fim de cada aula será realizado um exercício relativo ao conteúdo do dia. Os exercícios somarão 3,0 pontos para a segunda avaliação. Exercício 1: Elabore os Project Charter’s dos seguintes projetos:

a)Construção de um novo restaurante para UFERSA; b)Construção de um Zoológico na cidade de Mossoró; c)Elaboração de um evento para comemorar os 139 anos da cidade de Mossoró em 09/11/2009. d)Construção de três novas pontes para serem construídas na Avenida Presidente Dutra; e)Duplicação da BR 304 (Natal-Mossoró); f)Urbanização e Jardinagem do Campus da UFERSA em Mossoró; EXERCÍCIO 1