Relatório Final dos trabalhos em grupo XIV Encontro Renast/SP 10/04/2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas
Advertisements

Oficina do Currículo GRUPO EM FOCO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Pacto de Indicadores da Atenção Básica
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO PARA O SUS SEST-SUS SES/GO SUPERINTENDENTE DRª MEIRE INCARNAÇÃO.
IV ENCONTRO NACIONAL da RENAST Brasília, junho de 2010
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
Educação Permanente em Saúde :
POLÍTICAS DE RH NA PRÁTICA
Rede de Atenção Oncológica
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
Gestão Estratégica de Recursos Humanos no Setor Público e a carreira dos professores Nelson Marconi.
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
(CONSOLIDAÇÃO DOS GRUPOS)
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
1 1.
EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO A CGETI - Pesquisa de novas tecnologias. - Melhoria do prazo de atendimento na avaliação dos projetos enviados. - Criação.
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
DIGES Gilson Caleman Diretor. 2 Atividades -DIGES Programa de Qualificação: - Possibilitou a construção de uma agenda positiva entre todos os atores envolvidos,
Foco de Atuação: Atenção Básica
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
SETEC/MECDIRCGFS REDE E-TEC BRASIL Fevereiro de 2013 Avaliação e Novas Perspectivas.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
MARCO LEGAL ECA – Art. 86 A Política de Atendimento dos direitos da Criança e do adolescente far-se-á através de um conjunto articulado de ações governamentais.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
Síntese do Processo de Mobilização e das Conferências Eixo 4 – Gestão do SUAS e bases para a garantia do Financiamento da Assistência Social Márcia Helena.
PES – Plano Estadual de Saúde
1. ABERTURA E APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES 2. APRESENTAÇÃO DA METODOLOGIA 3. APRESENTAÇÃO DA NOVA PROPOSTA DO PDR APRESENTAÇÃO DA REDETEC.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
1° Encontro Intermunicipal de Escolas de Governo da Região de Sorocaba Roda de Conversa Março/2014.
NÚCLEO ANDRADINA. LEGISLAÇÃO Portaria GM 2554 de 28 de outubro de 2011 Institui o Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde, o Componente.
ENCONTRO REGIONAL PROINFO INTEGRADO 2010 REGIÃO NORDESTE 1 Reunião Específica Bahia Estado ( Coord. PROINFO/ NTEs/ DIRECs)
8a. Reunião Ordinária do Comitê de Comércio Exterior Brasília – 10 de fevereiro de 2011.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
ABRIL 2010.
Avaliação da Implantação da LCGP
Programa Nacional de Desenvolvimento Gerencial no SUS
I Encontro dos Núcleos do CONASEMS - Núcleo COMUNICOSEMS.
PROPOSTAS PARA A SUSTENTABILIDADE DAS AÇÕES DE PREVENÇÃO Fala, Comunidade 7! Dezembro de 2006.
Rede de Recursos Humanos FIOCRUZ VPDIGT – DIREH - Março 2008.
MAIO 2010.
Planejamento em Saúde: proposta de fortalecimento para o SUS-Bahia
Mapeamento de Processos
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
ÁREA SOCIAL Grupo 2. NOVAS ESTRATÉGIAS E PROJETOS 08 – ARTICULAR E FOMENTAR POLÍTICAS DE SANEAMENTO BÁSICO 8.1. Realizar parcerias com os municípios para.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
Programa de Controle da Hanseníase
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
Encontro Estadual do PMAQ
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
SEMINÁRIO SOBRE O SISTEMA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO FEDERAL Mesa: Como melhorar a relação da SPI e da SOF com os Setoriais de Planejamento e de Orçamento.
Gestão por competência
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE GESTORES DO SUS Proposta preliminar – ENSP-FIOCRUZ.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
Política de Turismo no Brasil: macroprogramas em andamento.
Chyara Sales Pereira Dezembro de 2013 ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Descentralização das.
Baixo investimento em estratégias de promoção da qualidade de vida e saúde. Modelo assistencial ainda fortemente centrado na oferta de serviços e não.
Transcrição da apresentação:

Relatório Final dos trabalhos em grupo XIV Encontro Renast/SP 10/04/2008

SINAN-NET Falta de capacitação para a notificação no SINAN-NET Falta de Integração nos órgãos responsáveis Ausência e ou déficit na Implantação do SINAN- NET, incluindo deficiência na alimentação dos dados Falta de recursos humanos comprometidos em executar o sistema Deficiência no sistema(preenchi mento da ficha de notificação/fluxo da informação e suporte técnico. PROBLEMAS

SINAN-NET Definição de responsabilidade dos órgãos envolvidos (VE,VISA,CEREST,Unid ade Sentinela e outros de forma a promover a sua integração Capacitação dos profissionais envolvidos com o sistema Aquisição de equipamentos de Informática e ampliação dos RH para implantação dos sistemas Monitoramento da Operacionalização do Sistema/ Suporte Técnico on-line Revisão e adequação do Sistema, garantindo a transposição dos dados entre os mesmos. SOLUÇÕES

Comunicação Falta de uma política em comunicação na área de Saúde do Trabalhador em todos os níveis Falta de Profissionais e/ou acessória da área de Comunicação na equipe Ausência de informação sobre as ações em saúde do Trabalhador e seus respectivos serviços para toda a sociedade Dificuldade na autonomia para a divulgação das ações e dados em Saúde do Trabalhador Ausência de uma rede de comunicação inter e intra institucional em Saúde do Trabalhador. PROBLEMAS

Comunicação Garantir que as informações sobre Saúde do Trabalhador sejam amplamente divulgadas para a sociedade levando em consideração os recursos de comunicação disponíveis em cada região Elaboração de uma proposta de comunicação em Saúde do Trabalhador Garantir a antonímia dos serviços para divulgação das ações e dados em Saúde do Trabalhador Criação e Implantação, em nível estadual, de um sistema intra e extra net de comunicação em Saúde do trabalhador Criação de um Núcleo de Comunicação e Informação em Saúde do Trabalhador em nível estadual SOLUÇÕES

Capacitação Deficiência na capacitação em Saúde do Trabalhador : Cursos fragmentados, descontínuos. Ausência de monitoramento e avaliação dos cursos(ausência de indicadores de processos e resultados) Utilização de estratégias inadequadas de capacitação. Grande rotatividade dos profissionais já capacitados Insuficiência de cursos de especialização em Saúde do Trabalhador, assim como o de vagas para os diversos serviços que atuam na área Ausência de curso de gestão na área de Saúde do Trabalhador Insuficiência de cursos na área de Saúde do Trabalhador para o Controle Social. PROBLEMAS Ausência de articulação das entidades formadoras que impede um melhor planejamento dos cursos

Capacitação Criação de um grupo para monitoramento e avaliação dos cursos dos cursos; Ampliar cursos na área de Saúde do Trabalhador para o Controle Social Otimização das estratégias utilizadas nos cursos de capacitação Otimização dos Pólos Permanente Ampliação dos cursos de especialização em Saúde do trabalhador, assim como os de vagas para os diversos serviços que atuam na área SOLUÇÕES Capacitar preferencialmente Profissionais de Carreira Criação de uma agenda integrada de Cursos de Saúde do Trabalhador nas varias instancias Promoção de Cursos de Gestão em Saúde do Trabalhador

propostas Propostas