Inteligência Coletiva Baseado na palestra de Pierre Levy

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
O Aluno a Distância.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Prof.a Andréia Chagas Pereira
O Papel da RAEM e a Biblioteca Virtual em Educação em Ciências da Saúde BVS-Educ Luciana Danielli de Araujo Associação Brasileira de Educação Médica –
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
SUSTENTABILIDADE E SAÚDE
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
“A USP que queremos ver daqui 20 anos"
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Inteligência coletiva
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
AS TECNOLOGIAS DA INTELIGÊNCIA
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Sou o que sou pelo que nós somos
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
“O MUNDO NÃO É, O MUNDO ESTÁ SENDO”
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Gestão do Conhecimento em Saúde no Brasil – Avanços e Perspectivas
GRUPO EQUIPE É um conjunto de pessoas praticando atividades comuns,
Competências e Habilidades
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Comunidades Virtuais de Aprendizagem
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
PENSAMENTO HUMANO ENQUANTO PENSAMENTO FILOSÓFICO.
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
A Psicologia ou as Psicologias
GESTÃO COOPERATIVA COM EQUIPES DE EAD
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
A VIRTUALIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA E A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
OFICINA: UTILIZANDO O JORNAL VAMOS APRENDENDO HISTÓRIA
UDESC- UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Análise e Produção Textual III PECRI-A/Semestre 2014/2 Acadêmicas: Andréia de Souza Gonçalves Flávia de.
 1- Real X Virtual (Não se opõem!!!) Experiência.
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Conhecendo a história da CdP Um projeto que se atualiza com o SUS
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
Atividade complementar 04
Artista multimídia e curadora; Professora dos programas de pós- graduação em Comunicação, Semiótica e Tecnologias da Inteligência e Design Digital da.
ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS PEAD PÓLO – SÃO LEOPOLDO Profs. Drs.- Dóris Fiss, Leonardo Porto e Jaqueline Picetti.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Coletivos Educadores são formados por um conjunto de instituições, pessoas e grupos atuantes na formação de educadores ambientais e integram o Programa.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Interação: ensinando e aprendendo na CdP. Olá! Para começar o curso, vamos conversar um pouco sobre aprendizagem na Comunidade de Práticas, que para facilitar,
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Matriz de avaliação processual
DEFININDO E REDEFININDO A COMUNIDADE “Conhecer alguém, aqui e ali, com quem se sente que há compreensão, apesar da distância e dos pensamentos expressos,
Transcrição da apresentação:

Inteligência Coletiva Baseado na palestra de Pierre Levy atencaobasica.org.br Inteligência Coletiva Baseado na palestra de Pierre Levy

O que é inteligência coletiva? “É uma inteligência distribuída por toda parte, incessantemente valorizada, coordenada em tempo real, que resulta em uma mobilização efetiva das competências.” (LÉVY, Pierre. 2007)

Podemos acrescentar a esta definição ... “… o reconhecimento das habilidades que se distribuem nos indivíduos, a fim de coordená-las para serem usadas em prol da coletividade. A coordenação dos inteligentes coletivos ocorre com a utilização das tecnologias da informação e comunicação.” (BEMBEM; SANTOS, 2013.)

“... mesmo que eu deva me informar e dialogar, mesmo que possa aprender do outro, jamais saberei tudo o que ele sabe” (Pierre Levy, 2007)

A inteligência coletiva não tem que ser criada, ela já existe e está por toda parte... A inteligência coletiva existe na natureza, nos pássaros, abelhas, peixes, formigas, etc. Há nos seres vivos cooperação para solucionar problemas em conjunto.

E nas pessoas? A inteligência coletiva das pessoas é especial porque existe a linguagem que nos permite perguntar, dialogar, contar histórias e a consciência, que nos possibilita refletir sobre nós mesmos e nossas relações.

Vamos refletir sobre algumas delas? A humanidade inventou diferentes linguagens e tecnologias para expressar as suas formas de sentir, pensar, compartilhar conhecimentos e aumentar a inteligência coletiva. Vamos refletir sobre algumas delas?

Oralidade Antigamente nossas conversas só aconteciam “de boca”, ou seja, oralmente.

Escrita Em seguida surgiram a escrita e o papel. A escrita expandiu a nossa memória.

Imprensa Também criamos a imprensa que possibilitou que os saberes produzidos pudessem ser compartilhados com um número maior de pessoas. A partir dela foi possível produzir (e reproduzir) livros, jornais e revistas.

Digital Agora manipulamos os bits e bytes* nas plataformas digitais colaborativas. Nossa possibilidade de compartilhar o que pensamos, fazemos, sentimos e produzimos é ampliada ainda mais com as novas tecnologias. *As capacidades de armazenamento dos suportes de memória são medidas em bits (unidade de codificação elementar: 0 ou 1) ou em bytes (8 bits). O byte corresponde ao espaço de memória necessário para codificar um caracter alfabético. Um kilobyte (Kb) = 1.000 bytes. Um megabyte (Mb) = 1.000.000 bytes. Um gigabyte (Gb) = 1.000.000.000 bytes (LÉVY, Pierre. O Que é Virtual? Rio de Janeiro: Editora 34, 1996).

A relação com as tecnologias de comunicação podem melhorar nossos processos cognitivos A escrita, a imprensa e a internet contribuem para aumentar nossa capacidade de percepção, inteligência e memória, por exemplo.

Percepção Quando acessamos músicas produzidas em todo o Planeta, em jornais de todos os países ou quando temos a possibilidade de conversar com pessoas de qualquer continente, temos a oportunidade de ampliar os sentidos que construímos para nossa realidade. Isso amplia nossa percepção.

Inteligência A cada nova tecnologia inventada para ampliação dos processos de comunicação, a humanidade torna-se mais inteligente! Isso por que elas possibilitam ampliação da capacidade reflexiva e da consciência das pessoas e das comunidades. As máquinas são apenas um meio para isso ocorrer.

Memória O registro e o compartilhamento das ideias e das experiências das pessoas e dos coletivos vêm possibilitando um aumento da memória da humana. O acesso a produção de saberes construídos ao longo da história possibilitou a invenção de conhecimentos cada vez mais poderosos. A construção da ciência é um exemplo disso.

A inteligência coletiva é produzida nas relações de colaboração.

Redes Virtuais Os computadores distribuem nossa inteligência pela rede. Quando interagimos pelas plataformas digitais, ampliamos as possibilidades de conexão. E nas comunidades virtuais, podemos influenciar a prática do outro.

Relação O saber está na humanidade, e todos as pessoas participam oferecendo e produzindo conhecimento; todos são autores, editores, críticos e bibliotecários. As relações são baseadas na valorização dos sujeitos e de suas habilidades.

Relação Nossas ações podem influenciar e ser percebidas pelo outro por meio de palavras-chave, conhecidas como tags e hashtags, pelos links que compartilhamos, pelas nossas curtidas e até mesmo pelas compras que fazemos.

Empoderamento Toda ação que realizamos na rede transforma o sistema de relações dessa rede. Essa interdependência confere poder aos usuários que têm a possibilidade de influenciar a prática dos demais.

Propósito Quando você faz alguma coisa online, você faz para si, mas organiza para os demais. Por isso, verifique as fontes de informação antes de compartilhar e verifique se não há plágio. Você também é responsável pelo conteúdo que compartilha.

Ética Em uma rede nunca estamos sós e de alguma forma o que fazemos pode contribuir para construção de conhecimentos e memória comum ou dificultá-la. Dessa forma é muito importante considerar o que os outros dizem ou já disseram nos ambientes em que você participa e promover o diálogo.

“A inteligência coletiva possui um aspecto teórico que exige pensamento crítico e reflexivo para compreender o todo. Em paralelo, há o aspecto prático que exige habilidades particulares a serem adquiridas.” Pierre Levy

Propostas de Pierre Lévy para contribuírmos com a construção da inteligência coletiva comprometida com o desenvolvimento das pessoas e das comunidades por meio das redes virtuais.

Ciclo de Aprendizado * O modelo está detalhado no módulo gestão do conhecimento.

Comunidade de Práticas e inteligência coletiva As redes não possuem centro. A plataforma Comunidade de Práticas possui uma presença digital central, que permite aproximar os trabalhadores do SUS, fomentar a comunicação e a aprendizagem a partir do compartilhamento das experiências nessa construção de inteligência coletiva.

Prática implícita torna-se explícita. Ao compartilhar a prática incorporada aos nossos hábitos (implícita) com os outros pares da comunidade, tornamos essa prática explícita.

... como acontece nos cursos de aprofundamento da CdP

Prática explícita torna-se implícita Também há uma transformação do que é explícito em implícito. Ou seja, você aprende a partir do que foi explicado, exposto e compartilhado na rede...

... como acontece nos relatos de experiência da CdP.

Sinergia Esses movimentos acontecem de forma sinérgica com a socialização entre os membros da rede. Aí temos a inteligência coletiva ocorrendo.

... como acontece nas comunidades virtuais da CdP.

“Postulemos explícita, aberta e publicamente o aprendizado recíproco como mediação das relações entre os homens (...) quem é o outro? É alguém que sabe. E que sabe as coisas que eu não sei Poderei associar minhas competências às suas, de tal modo que atuemos melhor juntos que separados ” Pierre Levy (2007. pg 27)

Disponível em: http://goo.gl/c4Tv3S Baseado na palestra Diálogos sobre Inteligência Coletiva, de Pierre Levy Disponível em: http://goo.gl/c4Tv3S Referência Bibliográfica: LEVY, Pierre. A Inteligência Coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo, Edições Loyola, 2007

Dúvidas? Envie e-mail para: contato@atencaobasica.org.br