A importância da Petrobrás como operadora única no pré-sal – PLS 131 Brasília Fevereiro de 2016.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contas Externas Brasileiras Carlos Thadeu de Freitas Gomes Seminário APIMEC 40 anos Rio de Janeiro, 17 de Maio de
Advertisements

SETOR EXTERNO DA ECONOMIA BRASILEIRA
O QUADRO ENERGÉTICO Jim Wygand-Presidente Singular Strategies Ltda.
Quem somos O SINAVAL é a instituição que representa os estaleiros brasileiros instalados em diversas regiões do país. A missão do SINAVAL é fomentar a.
SUMÁRIO 1. CENÁRIO INTERNACIONAL 2. CENÁRIO NACIONAL
O RISCO NA EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO E
Assessoria Econômica da FEDERASUL Crise Financeira e o Impacto na Economia Mundial.
SISTEMA FINANCEIRO E EMPRÉSTIMOS INTERNACIONAIS
A QUESTÃO DO PETRÓLEO NO BRASIL.
PERPECTIVAS DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL
PERPECTIVAS DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Administração Financeira ANÁLISE FUNDAMENTALISTA Aula 10 Prof. Reinaldo Coelho.
X Fórum Nacional de Energia e Meio Ambiente no Brasil Políticas Públicas: Cenário; Projeções; Analise de Risco e Estratégia 21 de maio de 2009.
Área de Negócios de Exploração e Produção
APRESENTAÇÃO NA FUP MUDANÇAS NO MARCO REGULATÓRIO DA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO NO BRASIL Henrique Jäger (Subseção da FUP) Cloviomar Cararine (Subseção do SINDIPETRO-NF)
POLÍTICA DE GESTÃO DE RECURSOS DE FINANCIAMENTO DE PROJETOS VIII Encontro Anual CEMIG / Mercado de Capitais Uberlândia - MG 06 de Junho de 2003 Paulo Eduardo.
A auto-suficiência de petróleo pode transformar o Brasil em uma potência mundial? Quais as relações entre o óleo e as Guerras do Oriente Médio?
Governo do Estado de Sergipe Secretaria de Estado da Fazenda AUDIÊNCIA PÚBLICA 3º Quadrimestre 2008 Fev/ AUDIÊNCIA PÚBLICA Avaliação do Cumprimento.
Da crise ao crescimento: a experiência do Brasil MINISTRO GUIDO MANTEGA Rio de Janeiro, 07 de julho de 2004 II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE FUNDOS DE PENSÃO.
CHEFE DA ASSESSORIA ECONÔMICA
A CRISE E O ENDIVIDAMENTO NO CONTEXTO DAS COOPERATIVAS BRASILEIRAS Brasília, 26 de fevereiro de 2009.
ESPÍRITO SANTO: PORTAL NORTE DO PRÉ-SAL
OBJETIVOS E CRITÉRIOS DA ANÁLISE DE BALANÇOS
SEBRAE – ANEFAC - EPN Economia Brasileira: Desafios.
Economia Brasileira: Desafios
A DÉCADA PERDIDA PROBLEMAS NO COMÉRCIO EXTERIOR
FUP – Federação Única dos Petroleiros
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NO MUNDO
O Rio no Centro da Solução das Inovações em Energia e Sustentabilidade Rio, Capital da Energia Dezembro de 2009.
REFORMA ELÉTRICA A Experiência Brasileira
Legislação do setor petrolífero nacional e o Pré-Sal Paulo César Ribeiro Lima Consultoria Legislativa Liderança do Democratas.
Fontes de Energia.
O Marco Regulatório do Petróleo no Brasil
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO DO FPM. FPM Apesar da recuperação que a economia brasileira tem apresentado no pós- crise, o comportamento do FPM, desde o.
Divulgação dos Resultados de 2002 Apresentação Carlos Zignani Carlos Zignani Diretor de Relações com Investidores José Rubens De La Rosa José Rubens De.
II SEMINÁRIO BANCO CENTRAL SOBRE MICROCRÉDITO
Comemoração dos 25 anos do Programa de Planejamento Energético da COPPE Dos choques do petróleo e dos contratos de risco à abertura de mercado Paulo Metri.
Blocos Econômicos OPEP
Prof.:J. MIGUEL N. SACRAMENTO Alunos: ALESSANDRA LANCELLOTTI CARLOS ROSSI JOSÉ NETO SERGIO SHIMODA ESTUDO DE NOVOS MODELOS DE EMPRESA ESTUDO DE NOVOS MODELOS.
‘NÃO VAMOS REINVENTAR A RODA’
1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DETERMINAÇÃO DA ESTRUTURA DE ATIVO.
Prof. Dr. Mário Vasconcellos
PERSPECTIVAS DA ECONOMIA BRASILEIRA
EPN – ESCOLA PAULISTA DE NEGÓCIOS CENÁRIO ECONÔMICO – O MOMENTO DA ECONOMIA MUNDIAL E SEUS REFLEXOS NO BRASIL.
O Pré-Sal e a Crise na Petrobras Jorge M.T. Camargo Casa das Garças Rio, 20 de março de 2015.
1 A Crise Internacional e o Brasil: Perspectivas Abril de 2009 Henrique de Campos Meirelles.
Movimentando a estrutura nacional
Cenário Macroeconômico Junho China Economia da China parece estar se estabilizando após ações do governo para estimular o crescimento. Ainda assim,
Política de Desenvolvimento e Uso do Gás Natural
1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Efeitos do pré-sal na economia brasileira.
CAIXA Segmento Petróleo e Gás Accelerate Oil & Gas Eugenia Regina de Melo Superintendente Rio de Janeiro, 15 de maio de 2012.
Indicadores Macroeconômicos
PETRÓLEO CONSUMO BPD BPD PRODUÇÃO BPD BPD REFINO BPD BPD.
Ariela Diniz.  A relação entre as taxas de juros sobre títulos de dívida com o mesmo vencimento pode ser explicada por 3 fatores: ◦ O risco de default;
A Política Econômica do Governo Lula: avaliação e agenda de reformas
ECONOMIA BRASILEIRA II
Senador Walter Pinheiro A Energia Competitiva do Nordeste.
Rio de Janeiro, 14 de janeiro de 2016 Petrobrás – visões estratégicas e efeitos sobre a economia brasileira Apresentação da FUP no GT Pauta pelo Brasil.
BRASIL, RÚSSIA, ÍNDIA E CHINA
Administração Financeira e Orçamentária I
NOTÍCIAS “Certificados de aforro” e “Pânico na Bolsa” Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa Finanças e Contabilidade Introdução as Finanças.
BENEFÍCIOS DA RENOVAÇÃO DA POLÍTICA PARA O GNV NO BRASIL Prof. Edmar de Almeida Instituto de Economia Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasília 2014.
Cenários da Regulação do Setor Energético no Brasil O Setor do Petróleo IX Congresso Brasileiro de Regulação Waldyr Martins Barroso Diretor - ANP 20 de.
1 Sistemas de Energia – SIE Professora: Camila Bastos Módulo VIII.
O Setor do Petróleo no Brasil: 13ª Rodada de Licitações - Blocos Exploratórios Waldyr Martins Barroso Diretor - ANP 21 de setembro de 2015.
Seminário Internacional: A Nova Geração de Políticas para o Desenvolvimento Produtivo: Sustentabilidade Social e Ambiental Brasil: o novo impulso de desenvolvimento.
K:\Screenshows\Gib\2000\G-Jul\2000gl395\2000gl395_ss Alternativas de Financiamento Mercado de Capitais Internacional Telebrasil Maio de 2002.
1 Um novo paradigma na geopolítica energética das Américas Rio de Janeiro, 16 de Outubro, 2007 Uma apresentação para o GT de Bioenergia do CDES Annette.
Transcrição da apresentação:

A importância da Petrobrás como operadora única no pré-sal – PLS 131 Brasília Fevereiro de 2016

PRÉ-SAL: A MAIOR RIQUEZA ENERGÉTICA DO MUNDO Fonte: MME e Instituto Nacional de Óleo e Gás da UERJ Produção média do mês de Janeiro/2016 de 900 mil (bpd) em apenas 9 anos depois da descoberta Pico de produção diária superior a 1 milhão bdp em 2016 Produções incomuns : 7 poços com produção superior a 40 mil Boe/dia; Dos 30 melhores poços brasileiros, 26 estão produzindo no pré-sal; As 3 maiores descobertas de petróleo do mundo, nos últimos 10 anos, ocorreram no pré-sal brasileiro – Lula, Libra e Búzios; O pré-sal pode conter 176 bilhões de barris ainda não descobertos, podendo chegar a 273 bilhões de barris;(UFRJ) Com o pré-sal, Brasil se juntará ao grupo de países que definem a produção e o preço mundial do petróleo. É o Brasil entrando na elite da Geopolítica mundial. Expertise Tecnológica Avançada. A Petrobrás é a empresa com maior experiência no mundo em águas profundas;

Petrobrás como operadora única do pré-sal: principais argumentos A operadora será responsável pelas escolhas e os investimentos realizados no projeto. Tempo e ritmo de produção. A política de Conteúdo Local é a garantia de que os investimentos necessários para exploração sejam feitos no Brasil. Sem a Petrobrás essa política não existiria; Os recursos gerados (em royalties e partilha) serão investidos em educação e saúde. O custo de extração da Petrobrás no pré-sal é de US$ 8 por barril, muito abaixo da média mundial de cerca de US$ 15 por barril. No Modelo de Partilha – menores custos significam maiores recursos para o fundo social, educação e saúde ; Com a recuperação dos investimentos da Petrobras, os governos estaduais e municipais receberão imediatamente o retorno econômico da exploração da produção através os Royalties.

Ampliação do parque tecnológico: investimentos totalizam mais de R$ 1 bilhão em parcerias com universidades e várias empresas + geração de 5 mil empregos; fomento à inovação (PROMINP, CTPetro, Lei do Bem e Lei da Inovação); instalação de grande multinacionais no polo inovativo na Ilha do Fundão (Schlumberger, FMC, Baker e BP, Halliburton por exemplo) associado ao CENPES e à UFRJ. Acaba de ser premiada pela terceira vez pela OTC Distinguished Achievement Award, concedido nos EUA para empresas que desenvolveram tecnologias inovadoras para a produção de petróleo e gás ; Fonte: Relatório Tecnologia Petrobrás 2013 Petrobrás como operadora única do pré-sal: principais argumentos

PaísesBilhões de Barris 1ª Venezuela298,3 2ª Arábia Saudita267,0 3ª Canadá172,9 4ª Irã157,8 5ª Iraque150,0 6ª Rússia103,2 7ª Coveite101,5 8ª Emirados Árabes Unidos97,8 9ª Estados Unidos48,5 10ª Líbia48,4 11ª Nigéria37,1 12ª Cazaquistão30,0 13ª Catar25,7 14ª China18,5 15ª Brasil16,2 Ranking das Maiores Reservas Provadas Mundiais de Petróleo O Brasil pode saltar de 15° para 3° no pódio, com a comprovação do potencial do PRÉ-SAL. Fonte: BP Statistical Review of World Energy 2015; para o Brasil, ANP, 2014

De acordo com o Banco Mundial, as empresas petrolíferas estatais respondiam, em 2010, por: 75% da produção mundial 90% das reservas provadas (Tordo, Silvana (2011). National oil companies and value creation). As empresas estatais dominam a produção de petróleo no mundo como operadoras

Reservas Produção Fonte: PFC Energy, Oil & Gas Journal, BP Statistical Review 2010 No Mundo, as empresas estatais controlam as reservas e a produção de petróleo

As empresas estatais são as grandes detentoras das reservas mundiais

Capacidade financeira Um mercado cativo de consumo de derivados de petróleo (Brasil). Possui U$20 bilhões em Caixa, zerando a dívida existente de Do ponto de vista estritamente financeiro, não é uma situação de dívida explosiva, dentro de condições de mercado possíveis de administração, desde que haja a suficiente geração de caixa. Ex.:Para , volume da dívida é US$47,2 bilhões, supondo EBITDA de US$30 bilhões/ano, teríamos o dobro do necessário; Há de se considerar uma grande concentração de vencimentos em 2018 e 2019, período em que os investimentos deverão estar se redefinindo, depois da superação da crise da cadeia de fornecedores e as necessidades de acelerar o crescimento da curva de produção, pós 2020; A relação entre o volume de reservas e o volume produzido em dez/2015 é de 14,6 anos, com perspectiva de ampliar para 22 anos em Petrobrás como operadora única do pré-sal: principais argumentos

PETROBRÁS – Perfil da Dívida Vencimento emTotal em 30 setembro 2015 % do total 3T15 Taxa Média dos financiam. PrincipalJurosTotal ,2%4,1% ,7%5,5% ,1%6,2% ,4%5,3% ,3%5,6% ,0%6,7% 2021 em diante ,3%6,1% Total ,0% Fonte: Perfil das amortizações e juros da dívida da Petrobrás (em US$ milhões)

PETROBRÁS – endividamento 1.Do ponto de vista estritamente financeiro, não é uma situação de dívida explosiva, dentro de condições de mercado possíveis de administração, desde que haja a suficiente geração de caixa. Ex.: Para , volume da dívida é US$ 35,4 bilhões, supondo EBITDA de US$30 bilhões/ano, teríamos o dobro do necessário; 2.Há de se considerar uma grande concentração de vencimentos em 2018 e 2019, período em que os investimentos deverão estar se redefinindo, depois da superação da crise da cadeia de fornecedores com a operação Lava Jato e a retomada de investimentos para acelerar a curva de produção; 3.O portfólio exploratório, as descobertas a desenvolver, a dinâmica do mercado brasileiro de derivados e a expectativa cíclica da variação de preços no longo prazo, dão a Petrobrás fundamentos para enfrentar os problemas de liquidez de curto prazo, sem desconsiderar seus sólidos fundamentos de crescimento no longo prazo.

PETROBRÁS – Formas de Capitalização sem Venda de Ativos 1.Revisão da Cessão Onerosa; 2.Recebimento de débitos existentes; 3.Utilização das reservas internacionais; 4.Alongar e nacionalizar dívida; 5.Debentures intermediários; 6.Projetos estruturados.

Apresentado em 19/03/2015 pelo Senador José Serra (PSDB/SP); Propõe reduzir o papel da Petrobrás no pré-sal, retirando dela a condição de operadora única e o direito de uma participação mínima de 30% do petróleo extraído. Alterando a Lei nº /2010; Resposta: 30% é uma prática mundial demandada pelos investidores como segurança! Principais argumentos do Sen. Serra: “a exploração do pré-sal tem urgência”; Resposta – Não, a Lei /10, prevê sincronismo de produção com a capacidade de desenvolvimento dos fornecedores brasileiros, um antídoto contra a Doença Holandesa (entrada excessiva de dólares e desindustrialização interna); além de que novos leiloes do pré-sal só geram recursos de Royalties em no mínimo 5 anos; O PLS 131: principais objetivos

Apresentado em 19/03/2015 pelo Senador José Serra (PSDB/SP); as investigações da justiça sobre negócios da Petrobras que se desenrolam desde meados de 2014, com consequentes prisões preventivas de seus gestores, fornecedores e prestadores de serviços, têm afetado a estatal, gerando cancelamentos, atrasos e desorganização de suas atividades”; Resposta: a Lava-Jato, tem demonstrado ser um grande ataque a indústria nacional, com fortes indícios de objetivar incentivar a contratação de bens e serviços de empresas internacionais assim como abrir mercado para o ingresso destas no pais, nos diversos setores, Petróleo, Civil, Naval, Metal-mecânica, Petroquímica, etc; “Petrobras tem convivido com pressões financeiras que põem em risco o cumprimento de suas ações nos campos do pré-sal” e “dificuldades para obter financiamento no mercado externo”; Respostas: Diversas propostas de redução da dívida da empresa estão sendo propostas, que não somente a venda de ativos; O PLS 131: principais objetivos

“estamos em momento de queda no preço do barril de petróleo”. Resposta: O mercado consumidor interno de derivados, historicamente crescente, é o grande gerador de caixa para a companhia e não o preço internacional do petróleo, esta produção deve ser combinada mercado interno e externo; Neste momento de baixa do valor do petróleo não há racionalidade em aumentar exageradamente o ritmo da produção no ritmo proposto pelo Sen. Serra com a abertura para novas empresas! O PLS 131: principais objetivos