Grupo Aspectos Gerenciais Componentes: Andrea-Deges /MS,Vânia /AC,Carmem /SP, Janete /SC,Maria da Conceição /AM, João /AP,Elizabete /DF.

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Transcrição da apresentação:

Grupo Aspectos Gerenciais Componentes: Andrea-Deges /MS,Vânia /AC,Carmem /SP, Janete /SC,Maria da Conceição /AM, João /AP,Elizabete /DF

Diante da diversidade de posto de trabalho/categoria profissionais, que critérios de acesso poderíamos identificar para o ingresso dos profissionais nos cursos de educação profissional no âmbito do PROFAPS?  Profissionais que atuam na área profissional do curso que tenham vínculo direto ou indireto com o SUS.  Ter concluido ou estar concluindo o ensino médio Destaque: Incentivar a equivalência e o complemento de escolaridade com base nas vivências e trajetória profissional do trabalhador > Para complemento de vaga, identificar profissionais com perfil para o trabalho e que não tenha outra formação técnica.

Como identificar trabalhadores diante das seguintes alternativas: 1- trabalhador que já desenvolve as atividades técnicas no serviço, porém sem a qualificação necessária.  Levantamento junto ao setor da R.H das Secretarias Estadual e Municipais de Saúde. 2- O trabalhador que não desenvolve as atividades técnicas, mas apresenta condições de exercê-las e não possui qualificação necessária.  Pesquisa e entrevista com trabalhadores que atuam naquele serviço ou na gestão municipal ( gestores do SUS e escolas técnicas).

Como identificar o futuro trabalhador diante de uma demanda dos serviços e quais as estratégias para garantir o ingresso destes ao posto de trabalho?  Levantamento junto as pastorais (saúde, da criança, do idoso, etc);  Programa estágio entre escola/serviço;  Escolas públicas.  Concurso público ou seleção pública.

Quais as estratégias de mobilização para buscarmos estes trabalhadores?  Mídia, parcerias, conselhos de saúde, movimentos sociais, pólos de educação permanente.