DISCIPLINA: Redação e científica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resumo e resenha.
Advertisements

FICHAMENTO é uma forma de investigação que se caracteriza pelo ato de fichar (registrar) todo o material necessário à compreensão de um texto ou tema.
Breves Noções Metodológicas de Leitura e Interpretação de Texto
TÉCNICAS DE ESTUDO RESUMO NBR 6028
Modelos de Textos Científicos
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
Formando o hábito de estudo
MATÉRIA 1.2 – Técnicas de leitura e de resumo Boa leitura  pré-requisito para um bom estudo Tarefa Inicial: 1) Examinar o livro (ou texto) no todo,
LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
IMPORTÂNCIA E MODELO DE ESTRUTURA
Projeto de Intervenção
Prof Ivany Avila Prof Dóris Almeida Tutora Márcia Caetano
Redação de sínteses Rodney Caetano.
COMO SUBLINHAR, ESQUEMATIZAR E RESUMIR
Como elaborar resumos O resumo tem por objetivo apresentar com fidelidade ideias ou fatos essenciais contidos num texto. Sua elaboração envolve habilidades.
Orientação Importante:
visão global do projeto Professora: Geórgia Fortes
UNIDADE BÁSICA DE UM BOM TEXTO
TÉCNICAS PARA ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS
Curso de Pedagogia Introdução à Prática da Pesquisa em Educação I: Fontes Professora: Maria Fátima Aucar Soler.
Prof.ª Irislane Figueiredo
Metodologia e Expressão Técnico-Científica
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
Resumo e Resenha de Textos Acadêmicos
LEITURA E REDAÇÃO CIENTÍFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
Fichamento: técnica de estudo
METODOLOGIA CIENTÍFICA Profª Ms. Fernanda Nasciutti.
ELABORAÇÃO DE ARTIGO PARA PUBLICAÇÃO EM PERIÓDICO
Pesquisa Científica – Tipologia e Distinções
TÍTULO.
Importância da Leitura
Artigo Científico Funções Básicas:
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Metodologia da Pesquisa Científica
Unidade 3 Processo de leitura.
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
DICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO
Apresentação da Disciplina
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
Metodologia Científica
Fichamento.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
LEITURA E REDAÇÃO CIÊNTIFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
Orientações para escrever um Artigo Científico
SÍNTESE Substantivo feminino proveniente da palavra grega synthesis que significa composição ou arranjo. É a redução de um texto em suas ideias principais.
Métodos Científicos Profa. Fernanda H. Freitas Miranda
ENTENDENDO O PROJETO DE PESQUISA
PESQUISA - Ação de propor um projeto de conhecimento e empreender atividades que conduzam a esse conhecimento - Dispor-se a conhecer cientificamente alguma.
Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração
FICHAMENTO.
a importância da leitura
DISCIPLINA: Redação e Interpretação de Texto Científico
PROFESSORA RITA A. ANDRADE
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
DISCIPLINA: Redação científica
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Leitura e Documentação
Indexação e Resumos: teoria e prática
O PROJETO DE PESQUISA Uma pesquisa é um todo integrado e suas partes devem estar intrinsecamente correlacionadas formando uma unidade em que cada uma delas.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Leitura exploratória : exame da folha de rosto, dos índices da bibliografia e das notas de rodapé.
Técnica de sublinhar para esquematizar e resumir
Transcrição da apresentação:

DISCIPLINA: Redação e científica Aula sobre esquemas Profa. Lílian Moreira

GÊNERO TEXTUAL: ESQUEMA O esquema corresponde, grosso modo, a uma radiografia do texto, pois nele aparece apenas o “esqueleto”, ou seja, as palavras-chave, sem necessidade de se apresentar frases redigidas. Utiliza-se o esquema, às vezes, como trabalho preparatório do resumo ou para memorizar mais facilmente o conteúdo integral de um texto. Para elaborar o esquema usam-se setas, linhas retas ou curvas, círculos, colchetes, chaves, símbolos diversos, prevalecendo o gosto pessoal do autor.

As setas, por exemplo, são usadas quando há relação entre a palavra/ideia do ponto de partida e a palavra/ideia que são apontadas. Chaves são usadas para ordenar diversos itens etc. O esquema pode ser montado em linha vertical ou horizontal, pois o importante é que nele apareçam as ideias principais, de forma clara, compreensível.

Segundo Salomon (1997, p.85), um esquema útil deve ter as seguintes características: Fidelidade ao texto original; Estrutura lógica do assunto; Adequação ao assunto estudado e funcionalidade: o esquema é flexível, assunto mais rico de informações e detalhes gera esquemas com maiores indicações. Utilidade de seu emprego: deve ajudar e não atrapalhar; deve facilitar a consulta no texto, quando necessário. Cunho pessoal: raramente um esquema de uma pessoa é útil para a outra.

“São quatro as atividades principais dos especialistas em comunicação: detecção prévia do meio ambiente, correlação das partes da sociedade na reação a esse meio, transmissão da herança social de uma geração para a seguinte e entretenimento. A detecção prévia consiste na coleta e distribuição de informações sobre acontecimentos do meio ambiente, tanto fora como dentro de qualquer sociedade particular. Até certo ponto, isso corresponde ao que é conhecido como manipulação da notícias. Os atos de correlação, aqui, incluem a interpretação das informações sobre o meio ambiente e orientação da conduta em reação a esses acontecimentos. Em geral, essa atividade é popularmente classificada como editorial, ou propaganda. A transmissão de cultura se faz através da comunicação das informações, dos valores e normas sociais de uma geração a outra ou de membros de um grupo a outros recém-chegados. Comumente, é identificado como atividade educacional. Por fim, o entretenimento compreende os atos comunicativos com intenção de distração, sem qualquer preocupação com os efeitos instrumentais que eles possam ter” (Wrigt apud Soares & Campos, 1978, p 120).

Exemplo de como esquematizar o texto anterior: As quatros atividades do especialista em comunicação: 1 Detecção prévia do meio ambiente: coleta e distribuição da informação, manipulação da notícia. 2 Correlação das partes da sociedade na reação do meio: interpretação da informação, editorial ou propaganda. 3 Transmissão da herança social: transmissão da cultura, comunicação das informações, valores e normas sociais, educação) 4 Entretenimento: atos comunicativos com intenção de distração.

Referências bibliográficas ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2010.