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Gestão de Projetos Culturais
05/11/09 Gestão de Projetos Culturais Profa. Ms. Maria Bernardete Toneto
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Marco conceitual Cenário macro Conceito de cultura Interculturalidade
Identidade do agente Matriz geosocial Gestão de projetos – Processos, pessoas, recursos Contexto ético e legal Políticas e estratégias
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A cultura impregna, modela e governa os conhecimentos individuais, sendo portanto fruto e produto do conhecimento humano no interior da sociedade. (Edgar Morin)
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SUBMISSÃO A MODISMOS E PERDA DOS SÍMBOLOS DE SINGULARIDADE
Cultura de massa Mundo global CULTURA DE MASSA MUNDO GLOBAL SUBMISSÃO A MODISMOS E PERDA DOS SÍMBOLOS DE SINGULARIDADE E DIFERENCIAÇÃO
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O Estado e a cultura Liberal - identifica cultura e belas-artes, estas últimas consideradas a partir da diferença clássica entre artes liberais e servis. Estado autoritário -o Estado se apresenta como produtor oficial de cultura e censor da produção cultural da sociedade civil. Populista - manipula uma abstração genericamente denominada cultura popular, entendida como produção cultural do povo e identificada com o pequeno artesanato e o folclore, isto é, com a versão popular das belas-artes e da indústria cultural. NeoliberaL - identifica cultura e evento de massa, consagra todas as manifestações do narcisismo desenvolvidas pela mass midia, e tende a privatizar as instituições públicas de cultura deixando-as sob a responsabilidade de empresários culturais.
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CULTURA COMO CHAVE DE PODER
Cultura como chave dos sistemas de poder
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Pensar cultura Diferentes paradigmas conceituais
Matrizes conceituais fundadas em princípios ideológicos Valor material X Valor simbólico
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Cultura se torna pedra fundamental do desenvolvimento inclusivo nas sociedades contemporâneas
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Megatendências do início do século XXI
Emergência do BRIC como potência econômica Avanço da conectividade e da multimídia E-comércio e novas práticas de negócios Estrutura econômica mais intensiva em serviços Deslocamento de empregos dos países ricos para os pobres Economia criativa e a interface da economia/cultura
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Novo paradigma de desenvolvimento?
Fase de transição - enfoque holístico Século XX: Sociedade da Informação Informação, Comunicação, Tecnologia Século XXI : Cultura Idéias, Criatividade, Bem-estar Repensar modelos econômicos na era pós-industrial
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CADEIA DE PROFISSIONALIZAÇÃO DA CULTURA
FORMAÇÃO PROFISSIONAL FORMAÇÃO DA PROFISSÃO FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO FORMAÇÃO DO MERCADO
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O que? O que? Artista? Gestor de cultura?
05/11/09 O que? O que? Artista? Gestor de cultura? Gestor de processos culturais? Gestor de projetos culturais? 12
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Cildo Meirelles. “Pling Pling”, 53ª Bienal de Arte de Veneza
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Pesquisador artista criador administrador técnico
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Ana de Hollanda – Ministério da Cultura
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Estado Iniciativa Privada Sociedade civil
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Hermano Vianna - Overmundo
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ORGANIZAÇÕES CULTURAIS UNIVERSIDADES FUNDAÇÕES
CRITICOS, CURADORES, PESQUISADORES CENTROS DE PESQUISA
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Moacir dos Anjos, coordenador-geral da equipe de curadores para Bienal de 2010
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CONCEPÇÕES DE PROJETO
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PMI – Project Management Institute -ênfase na fixação de objetivos, sequenciação de tempo, custos, qualidade, gestão de recursos e comunicação Projetos de desenvolvimento econômico - ênfase sobre economia regional e setorial, análise de demandas, de dimensionamento, de localização.
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Planejamento orientado por objetivos (ZOOP) - ênfase nos instrumentos de coordenação, integração e apoio mutuo, dirigidos a objetivos compartilhados e precisamente definidos Projetos de investimento – ênfase na seleção de investimentos, taxas de retorno e riscos de inversão.
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DIMENSÕES DO PROJETO
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DIMENSÃO ECONÔMICA O QUE É SEU PROJETO? Plano material
Recursos físicos, financeiros e tecnológicos Da ideia para a realização
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DIMENSÃO FILOSÓFICA POR QUE EXISTE SEU PROJETO?
Por quais razões foi criado? Qual sua missão original? Gênese e significados
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DIMENSÃO POTENCIAL QUEM VAI FAZER O PROJETO?
“Um galo sozinho não tece uma manhã” (João Cabral de Melo Neto) Conjunto de competências que fará com que o projeto seja efetivo
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DIMENSÃO CAUSAL PARA QUEM É O PROJETO?
Produções criativas versus técnicas
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GESTOR CULTURAL PÚBLICO GESTOR CULTURAL PRIVADO TERCEIRO SETOR
AUTONOMOS
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Marcos de referência MARCOS DE REFERÊNCIA 05/11/09 INSTIGADORES CRENÇA
OBRA ARTE EXCELÊNCIA PRODUTO CRITICA PACIFISTAS FAZER COMUNIDADE PESSOAS PARTICIPAÇÃO PROCESSO GEOGRAFIA EDUCAÇÃO MEDIADORES DESENVOLVIMENTO REDE MERCADO EFICÁCIA REALIZAÇÃO SUSTENTABILIDADE GESTÃO
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Metodologia GERAL PARTICULAR
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OS QUATRO Ps POLÍTICA MARCO GERAL EM QUE SE DESENVOLVE UMA INSTITUIÇÃO
PLANO CONJUNTO ORGÂNICO DE DIRETRIZES E MEDIDAS DIRIGIDAS PARA ATINGIR METAS. DEFINIÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA AÇÃO PROGRAMA CONJUNTO DE OBJETIVOS E MODALIDADES DE ATIVIDADES DETERMINADOS NO ESPAÇO E NO TEMPO, EM ACORDO COM OS RECURSOS DISPONIVEIS PROJETO CONJUNTO DE AÇÕES CONCRETAS, COM TODOS OS DADOS TÉCNICOS, QUE SERÃO DESENVOLVIDOS PARA ATINGIR OS OBJETIVOS.
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COMPONENTES DA PRODUÇÃO CULTURAL
DESTINATÁRIOS SUJEITO FINALIDADES FERRAMENTAS RESULTADOS
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COMPONENTES DA PRODUÇÃO CULTURAL
SUJEITO ARTISTA EMPRESÁRIO GESTOR ASSOCIAÇÃO COLETIVO GOVERNO UNIVERSIDADE FINALIDADES ARTÍSTICAS PESSOAIS ECONÔMICAS SOCIAIS CIENTÍFICAS IDEOLÓGICAS EDUCATIVAS PROFISSIONAIS DESTINATARIOS PESSOAS PÚBLICOS COLETIVOS USUÁRIOS CONSUMIDORES COMUNIDADES INSTITUIÇÕES FERRAMENTAS ESTRATÉGIA PROJETO REDE CRIAÇÃO INOVAÇÃO EMPREENDEDORISMO POLÍTICA/PROGRAMA RESULTADOS OBRAS PROCESSOS PRODUTOS SERVIÇOS CANAISRESULTADOS
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FERRAMENTAS DE PRODUÇÃO CULTURAL
05/11/09 FERRAMENTAS DE PRODUÇÃO CULTURAL Inovação Estratégia PROJETO Resultados Empreendedorismo Redes 34
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Estratégia ou tática? 05/11/09 35 Estratégia é um plano global
Estratégia faz as “coisas diferentes” Tática melhora o que existe 35
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05/11/09 PROJETO Projeto é um esforço temporal, empreendido para criar ou desenvolver um produto, serviço ou idéia para atender a uma necessidade concreta. Conjunto de atividades direcionadas a uma finalidade especifica, em um período determinado de tempo. Texto que descreve um conjunto de intervenções planejadas para obter determinadas metas 36
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ORIENTADO PARA A REALIZAÇÃO DE METAS
INCLUE ATIVIDADES RELACIONADAS TEM DURAÇÃO LIMITADA É SINGULAR INTERVÉM SOBRE OS DESTINATÁRIOS É IRREGULAR, FOGE DA “ROTINA”
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ORGANIZAÇÃO PERMANENTE SEQUENCIAL PRODUTO GERAL QUALQUER TEMPO PROJETOS TRANSITORIO CONJUNTO PRODUTO SINGULAR TEMPO DEFINIDO
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Gestão do projeto PROCESSO GESTÃO DO GESTÃO DE PESSOAS RECURSOS
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Referências bibliográficas da disciplina
CANCLINI, Néstor Garcia - Consumidores e Cidadãos. São Paulo: Senac, 2002. DE ZUBIRIA SAMPER, Sergio, ABELLO TRUJILLO, Ignacio, TABARES MARTA. Conceptos básicos de administración y gestión cultural. Organização de Estados Iberoamericanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), Disponível em: gestion-cultural.pdf DRUCKER, Peter F. Desafios gerenciais para o século XXI. 4. ed. São Paulo: Pioneira/Thomson, 2001. FERREIRA, Maria Nazareth. Globalização e Identidade Cultural na América Latina. São Paulo: CEBELA, 1995. FONSECA, Romulo J. Avelar. O avesso da cena. Belo Horizonte: Duo Editorial, 2006. MARTINELL SEMPERE, Alfons. Las interacciones en la profesionalización en gestión cultural. In: Revista Pensamiento Iberoamericano. N.4. Organização de Estados Iberoamericanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), 2009. OLIVIERI, Cristiane, NATALE, Edson (Org.). Guia Brasileiro de Produção Cultural São Paulo: Editora Sesc, 2010. ORTIZ, Renato. Cultura e Desenvolvimento. In.: Políticas culturais em revista, 1 (1), p , Disponível em: THIRY-CHERQUES, Hermano Roberto. Projetos culturais: técnicas de modelagem. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008. VARGAS, Ricardo Viana. Gerenciamento de Projetos. São Paulo: Editora Brasport, 2002. WU, Chin-Tao. Privatização da cultura: A intervenção corporativa nas artes desde os anos 80. São Paulo: Boitempo Editorial, 2006.
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Para pensar
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Qual projeto? Com quem? Onde? Quando? Por que? Estratégia?
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