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VIII Semana Universitária Universidade Católica de Brasília - UCB

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Apresentação em tema: "VIII Semana Universitária Universidade Católica de Brasília - UCB"— Transcrição da apresentação:

1 VIII Semana Universitária Universidade Católica de Brasília - UCB
As Universidades Comunitárias Diante dos Desafios das Políticas de Educação Superior no Brasil Mariluce Bittar GEPPES Universidade Católica Dom Bosco – UCDB Setembro de 2006

2 Questões Iniciais... Quais as principais características de uma universidade comunitária? O segmento comunitário possui uma identidade própria?

3 Marcos Históricos... Década de 1960
Ensino Superior era formado por instituições públicas e confessionais. “Estas últimas mais preocupadas em reproduzir seus esquemas de pensamento e suas visões de mundo do que em fazer da educação um empreendimento lucrativo”. (MARTINS, 1991, p. 1)

4 Marcos Históricos... Década de 1970 e 1980
Impactos da Reforma Universitária de 1968 = “eficiência, eficácia e modernização da universidade brasileira”. Expansão quantitativa do segmento lucrativo.

5 Marcos Históricos... O segmento privado confessional “não deve ser confundido com o novo ensino privado”, pois este apresenta “caráter marcadamente empresarial, enquanto aquele não visa a acumulação de capital” (MARTINS, 1987, p. 55)

6 Marcos Históricos... Segunda metade dos anos 1980
Movimento de organização das IES confessionais e comunitárias. Busca de uma concepção educacional própria. Apoio da ABESC – 1985. Movimento da Constituinte de 1988. Linha divisória entre as instituições que congregavam a ANUP.

7 Marcos Históricos... Pressão do conjunto das IES comunitárias resultou na aprovação do Artigo 213 da Constituição de 1988. 1994 – criação da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias – ABRUC.

8 “O que nos levou a fundarmos a Associação foi em primeiro lugar a busca de uma identidade, um modelo alternativo [...]. Em segundo lugar, nós percebemos que temos uma missão, uma mensagem, uma bandeira muito forte que nos apaixona, que é a de prestar um serviço público” (Ex-presidente ABRUC, 1997)

9 Principais Características...
Denominam-se públicas não-estatais; Prestam serviço público; Não possuem finalidade lucrativa; Não pertencem a famílias ou a grupos empresariais; Pretendem ser uma alternativa de ensino superior; Possuem uma filosofia própria, concepção de mundo normalmente vinculada a uma confissão religiosa;

10 Principais Características...
Extensão como possibilidade de proporcionar ao aluno a participação num projeto social mais amplo que modifique não só a sua visão como cidadão, mas transforme a sala de aula; Pesquisa entendida como um “serviço à comunidade”; investigação dos problemas locais e regionais como forma de contribuir com a produção e a sistematização do conhecimento.

11 Principais Características...
A extensão deve fazer parte do projeto político-institucional das IES comunitárias, para as quais ela deve ser entendida como traço definidor da identidade. Deve fazer parte do “coração da academia” (PUCCI, 1996, p. 31) e sua concepção é decorrente da identidade institucional da universidade. Origem na experiência das IES Comunitárias do sul do Brasil

12 ABRUC – Associados por Tipo e Unidade da Federação
UF TIPO TOTAL SP Centro Universit. 5 Universidade 10 SP Total 15 RS 4 9 RS Total 13 SC 7 RJ 1 3 RJ Total

13 MG Universidade 2 BA 1 DF GO MS PE PR PB Centro Universit. Sub-Total
11 37 TOTAL GERAL  48 Fonte: ABRUC, Censo das IES Filiadas, 2005

14 Indicadores das IES Comunitárias...
CURSOS ALUNOS PROF. GRADUAÇÃO 1601 30.552 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1.254 44.174 10.057 PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU 237 13.427 2.619 TOTAL 3.092 43.228 Fonte: ABRUC, Censo das IES Filiadas, 2005

15 Número de Matrículas, Segundo a Natureza Jurídica e o Tipo de Instituição, com Destaque para os Dados da ABRUC

16 filantrópica (INEP/MEC)
Natureza Jurídica Tipo de Instituição Púb. Part. Comun./conf/ filantrópica (INEP/MEC) Comunit. (ABRUC) Universidades Centros Universitários 14.646 156 19.322 Faculdades Integradas 7.179 31.800 - Faculdades, Escolas e Institutos 76.813 2.928 Centros de Educação Tecnológica 37.115 6.064 Total Geral Fonte: Dados das instituições “públicas”, “particulares”, “comun./confessionais/filantrópicas” – MEC/INEP, Dados das instituições “comunitárias” – ABRUC, 2002.

17 Relação das Dez Maiores Instituições - Número de Matriculas na Graduação Presencial - Brasil - 2003
UF Cat. Admin. Matr. Universidade Estácio de Sá RJ Privada Universidade Paulista SP 92.023 Universidade de São Paulo Estadual 44.281 Universidade Luterana do Brasil RS 41.450 PUC - Minas Gerais MG 36.749 Universidade Salgado de Oliveira 35.719 Universidade Estadual do Piauí PI 35.683 Universidade Estadual de Goiás GO 34.113 Universidade Bandeirante de SP 32.852 UNISINOS 31.482 Fonte: Deaes/ INEP/ MEC

18 Ambigüidade do Conceito
Comunitária instituições confessionais instituições não-confessionais 24 IES 16 IES

19 A identidade da universidade se constrói num processo “prenhe de tensões”, de elementos que se interpenetram e não de “categorias estáticas” (ADORNO, 1996, p. 390)

20 Implementação da pesquisa e da pós-graduação
Desafios... Implementação da pesquisa e da pós-graduação IES comunitárias localizadas nos grandes centros - processo consolidado IES comunitárias das regiões distantes dos grandes centros - política de pesq. e de pós-graduação incipiente

21 Desafios... Documento ABRUC – Reforma Universitária “[...] o MEC, em todas as suas manifestações escritas e orais, deve reconhecer e respeitar a identidade institucional das IES Comunitárias distinguindo os três eixos universitários do país, o estatal, o privado e o comunitário ”

22 Desafios... O que significa atender ao preceito constitucional: “comunitária, confessional e filantrópica”? Como sobreviver diante da crise do esgotamento do setor privado no Brasil?

23 Desafios... A afirmação da identidade comunitária dá-se pela negação do seu oposto, pois a [...] a ênfase recai muito mais nos aspectos que procuram distingui-las das demais universidades particulares, ou seja, naquilo que elas negam ser, do que na apresentação de suas próprias características (...) Por isso a necessidade de reafirmar a sua dimensão pública” (SAMPAIO, 1998, p.207)

24 Concluindo... Compreender a realidade do setor privado, com as especificidades que ele comporta, é condição para que o Estado assuma seu papel de garantir a educação com bem público.

25 Concluindo... A educação superior não pode ser concebida como “[...] mercadoria – sem pátria, sem ideologia e sem ética – a ser regulamentada pela OMC e ajustada às disputas do mercado. Educação é essencialmente bem público, de interesse social, direito do cidadão e dever do Estado” (DIAS SOBRINHO, 2005)

26 Contato bittar@ucdb.br 3312-3584 - UCDB


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