A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fusões no mercado de cereais matinais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fusões no mercado de cereais matinais"— Transcrição da apresentação:

1 Fusões no mercado de cereais matinais
Nevo (2000, Rand)

2 Análise de fusões (tradição)
Tradicionalmente: Concentração (HHI, C3) pré-fusão Concentração (HHI, C3) pós-fusão Inferencia de efeitos anticoncorrenciais

3 Análise de fusões (tradição)
Paradigma Structure-Conduct-Performance (SCP Paradigm) causa causa Estrutura Conduta Desempenho Bertrand 3 versus 2 concorrentes Cournot 3 versus 2 concorrentes Mais fácil sustentar conluio tácito Aumenta preço

4 Problemas Em qualquer mercado
Relação entre estrutura e conduta não muito clara Cournot 3 firmas mais concorrencial que Bertrand em Conluio tácito com 5 firmas Estrutura causa ou é causada por conduta?

5 Problemas Em mercados de bens diferenciados
Mais difícil definir mercado relevante É só cerveja? Ou bebidas alcóolicas em geral? Ou bebidas em geral? Mesmo que o mercado seja bem definido, o que mesmo quer dizer um aumento de concentração quando temos bens diferenciados?

6 A contribuição do Nevo Não basear a análise de fusões em índices de concentração, nem em definições arbitrárias de mercado Front-end estimation: calcular os parâmetros da demanda e da oferta Back-end analysis: usar estes parâmetros para calcular os efeitos das fusões

7 A contribuição do Nevo O mercado relevante?
“Não há”, um modelo de coeficientes aleatórios é estimado. “Todos” os bens fazem parte do mercado relevante A decisão arbitrária está em escolher quais produtos entram para começar Se um bem é mais substituto do bem “fundido” (isto é decidido pelos dados), então o efeito da fusão naquele produto é grande

8 A contribuição do Nevo Os parâmetros estimados da demanda + a suposição de concorrencia Bertrand-Nash permitem recuperar os custos marginais de produção Os custos marginais recuperados são usados para simular o novo equilíbrio

9 O mercado de cereais matinais
1º de setembro 1992 General Mills, 2ª maior firma, anuncia intenção de comprar a negócio de cereais da Nabisco, sexta firma 4 de novembro General Mills cancela a compra, por razões de antitruste 17 de novembro Kraft (3ª) anuncia compra da Nabisco Aquisição aprovada pelo DOJ, mas contestada pelo estado de NY Major issue: se Shredded Wheat (Nabisco) e Grape Nuts (Kraft) eram concorrentes Fusão aprovada em fevereiro de 1995 14 de agosto de 1996 General Mills anuncia intenção de compra da linha de cereais da Ralston Purina Compra aprovada em dezembro de 1996

10 Por que o slide anterior?
Há tres tipos de fusões Aprovada sem restrições Aprovada depois de um longo julgamento “Reprovada” Perfeito para fazer análise factual e contrafactual


Carregar ppt "Fusões no mercado de cereais matinais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google