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Quem gostaria de... Ter a participação de todos os funcionários em um projeto? Conseguir informações sobre os clientes e concorrentes? Enxergar novas oportunidades.

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1 Quem gostaria de... Ter a participação de todos os funcionários em um projeto? Conseguir informações sobre os clientes e concorrentes? Enxergar novas oportunidades de mercado? Saber o que é necessário para o sucesso? Prever o futuro?

2 Sua empresa tem um Planejamento Estratégico ?

3 - Pode dizer-me qual caminho devo tomar?
Isso depende do lugar para onde você quer ir. Não tenho destino certo. Neste caso, qualquer caminho serve. (Alice no país das Maravilhas – Lewis Carrol)

4 O QUE GERALMENTE OCORRE NAS EMPRESAS
Tem-se a idéia, abre-se a empresa e espera o cliente entrar. Só visa-se o “lucro”. É investido quase todo o capital próprio e, ainda, dinheiro de empréstimos numa visão sólida de crescimento. Logo depois, perde-se dinheiro, o negócio, adquire-se muita dívida e passa a fazer parte das estatísticas de empresas que fecharam em pouco tempo. Mas eu nunca fiz um planejamento estratégico na minha empresa e mesmo assim ela está bem. Por que eu devo fazer um agora?

5 “A guerra é uma matéria vital para o Estado; uma questão de vida ou morte, o caminho para a sobrevivência ou a ruína. Por essa razão, é imperativo que seja estudada com muito detalhe e profundidade”.

6 Planejar Ver adiante Estratégia - O caminho para atingir os objetivos

7 O que é Planejamento Estratégico
“Método gerencial que permite estabelecer a DIREÇÃO a ser seguida pela empresa, visando maior grau de INTERAÇÃO COM O AMBIENTE”. (Philip Kotler, 1975) O que NÃO é Planejamento Estratégico Calendário de Atividades Lista de ações Lista de desejos Cronograma

8 POR QUE PLANEJAR ESTRATEGICAMENTE?
TIPOS DE PLANOS Plano Estratégico Compreende a empresa inteira Plano Tático Relacionado a uma área (Ex: financeiro, marketing, etc) Plano Operacional Orienta a alocação de recursos dos planos táticos POR QUE PLANEJAR ESTRATEGICAMENTE?

9 POR QUE PLANEJAR ESTRATEGICAMENTE
- Para fornecer uma visão de futuro, aumentando a chance de aproveitar as oportunidades; Para se proteger das ameaças; Para continuar crescendo; Para diminuir os riscos; Para ficar na frente dos concorrentes.

10 Quem planeja consegue:
Avaliar as perspectivas a curto, médio e longo prazo; Entender o que ocorre no mercado; Desenvolver diferenciais sobre os concorrentes; Buscar novos mercados; Desenvolver produtos e serviços mais adequados.

11 Quem não planeja acaba:
Sendo surpreendido pelo mercado; Dependendo do dia-a-dia; Correndo atrás da concorrência; Sem saber qual o próximo passo.

12 “Conquistar uma centena de vitórias em uma centena de batalhas, não é o cúmulo da habilidade. Dominar o inimigo sem ir à combate é que significa a suprema excelência”.

13 Metodologia Básica Negócio da empresa Qual é o nosso negócio? Visão Míope X Visão Estratégica Ex: Mercedes Benz – Veículos / Soluções de Transporte Citibank – Serviços Financeiros / Soluções Financeiras

14 Metodologia Básica (cont.)
2. Missão da Empresa É a razão de existir da empresa. Fazer o que? Para quem? Como? Onde? Com qual finalidade? Ex: Rede Globo de Televisão – Contribuir para o progresso cultural, político, econômico e social do povo brasileiro, através da educação, da informação e do entretenimento.

15 Metodologia Básica (cont.)
3. Visão da Empresa Como a empresa quer ser conhecida no futuro? Ex: HSBC – Ser o melhor grupo financeiro do Brasil em geração de valor para clientes, acionistas e colaboradores.

16 Metodologia Básica (cont.)
4. Princípios / Valores É aquilo no que a empresa acredita. Ex: VIVO – Entusiasmo, Sustentabilidade, Interação, Simplicidade, Confiança e Qualidade.

17 Metodologia Básica (cont.)
5. Análise SWOT É a verificação das Oportunidades, Ameaças, Pontos Fortes e Fracos. 6. Fatores Críticos do Negócio São requisitos e condições indispensáveis para o sucesso competitivo de uma empresa. Ex: Postos de Gasolina – Localização Restaurantes – Higiene e Bom Cardápio

18 Metodologia Básica (cont.)
7. Objetivos É o que a empresa deseja conquistar. 8. Metas São os objetivos com datas estipuladas. 9. Estratégias - São os caminhos que a empresa deverá seguir para alcançar seus objetivos e metas.

19 Metodologia Básica (cont.)
10. Verificação de Consciência Antes da implementação do Planejamento, é preciso verificar se está tudo correto e se atende às necessidades da empresa e dos recursos da empresa. CONSIDERAÇÕES É preciso o compromisso, comprometimento e a participação de todas as pessoas envolvidas no processo. É necessário fazer um acompanhamento do planejamento.

20

21 Modismo X Oportunidade
Qual a diferença entre modismo e oportunidade?

22 Como antecipar tendências?

23 (O Livro de Mestre Shang)
“ O fraco não entende o acontecimento depois que ele ocorre, mas o sábio vê antes mesmo que se delineie”. (O Livro de Mestre Shang)

24 Questionário: O que você realmente oferece para seus clientes? Qual a missão da sua empresa? E a visão? Quais os pontos fortes e fracos da sua empresa? Quais publicações você acompanha sobre seu mercado de atuação? Quantos eventos na sua área você participa por ano? Quantos cursos você faz ou oferece para seus funcionários? Onde você vê sua empresa daqui a cinco anos?

25 Celso F. Derisso Filho Grupo IT Brasil celsofdf@hotmail.com
- Desenvolva Treinamento Corporativo e Humano - IT Brasil Marketing & Negócios - Trade Material Gráfico


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