A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCOLA E FAMÍLIA, PARCEIROS NA ARTE DE EDUCAR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCOLA E FAMÍLIA, PARCEIROS NA ARTE DE EDUCAR."— Transcrição da apresentação:

1 ESCOLA E FAMÍLIA, PARCEIROS NA ARTE DE EDUCAR

2 MEU FILHO.... MINHA FILHA... ...saiu igualzinho ao pai!
...tem paixão pelo estudo ...estuda só quando tem prova ...não anota na agenda ...não preciso mandar estudar ... não faz as lições ...pesquisa muito no computador ...tem dificuldade de resolver problemas ...não consigo ler o que escreve ...adora ler ...é persistente na resolução de problemas ...detesta ler passa horas no computador trabalho o dia todo, não tenho tempo... chego estressado(a)... acabo brigando! É muito dedicado(a). Chora quando não consegue aprender. ...escreve muito bem “Já larguei de mão”! ...saiu igualzinho ao pai!

3 Dificuldade ou prazer em estudar não tem idade
Como podemos incentivar nossos filhos a estudar? Como o(a) filho(a) deve estudar em casa? Qual deve e pode ser a contribuição dos pais? Ensinar a estudar não é papel da escola?

4 Como podemos incentivar nossos filhos a estudar?
Mostrando interesse pelo estudo do(a) filho(a), perguntando sobre o que está sendo legal e o que não está indo bem. Valorizando as pequenas conquistas diárias, elogiando e sugerindo melhorias.

5 Como o(a) filho(a) deve estudar em casa?
Cada pessoa tem um jeito próprio de estudar e aprender Organizar o tempo e o espaço Verificar os registros na agenda Ler Pesquisar. Resolver problemas. Organizar os registros. Reunir o material solicitado para as aulas.

6 Qual deve e pode ser a contribuição dos pais?
Observar se o(a) filho(a) lê os livros didáticos orientando para que destaque, sublinhe os conceitos mais importantes. Incentivar para que registre dúvidas e escreva perguntas. Verificar se tem um colega com o qual discute, tira dúvidas sobre questões pertinentes às disciplinas. Cobrar capricho na produção de textos reflexivos ou estéticos. Garantir pesquisa em fontes diversas. Incentivar a ser persistente na resolução de problemas. Verificar se está lendo os paradidáticos ou periódicos.

7 Ensinar a estudar não é papel da escola?
Plano Pessoal de Estudo (PPE). Exercitar a auto-regulação dos processos de aprendizagem: - Envolvendo o aluno no processo de avaliação (auto e hetero-avaliação). - Exercitando a meta-cognição (Refletindo sobre a forma com cada pessoa resolve problemas e aprende). - Exercitando a metacomunicação (Refletindo sobre trocas que ocorrem durante o trabalho coletivo).

8 Meta... Que todos aprendam
Formação das novas gerações para o mundo do conhecimento e o exercício pleno da cidadania.


Carregar ppt "ESCOLA E FAMÍLIA, PARCEIROS NA ARTE DE EDUCAR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google