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Linguagem Publicitária
Redação Publicitária Aula 1
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O que é a linguagem publicitária?
O começo O que é a linguagem publicitária?
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Marshall Mc Luhan Os historiadores e arqueólogos descobrirão que os ANÚNCIOS de nossa época constituem o mais rico e mais fiel reflexo cotidiano que uma sociedade jamais forneceu de toda uma gama de atividades
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Introdução Linguagem publicitária: manipulação?
Linguagem = manipulação? Linguagem: recursos estilísticos e argumentativos
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Quem manipula quem? Linguagem publicitária Linguagem jornalística
Linguagem dos discursos políticos Linguagem dos tribunais Linguagem dos amantes
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Base Informativa + exploração de recursos = manipulação INTERESSES DOS EMISSOR
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Linguagem Publicitária
Grau de consciência dos recursos utilizados para convencer Utilização racional dos recursos para mudar/preservar a opinião do público-alvo
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Objetivos Identificar e sistematizar recursos línguísticos e estilísticos
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E você? Você sabe escrever?
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Conceitos Charaudeau O termo PROPAGANDA é mais abrangente que o termo PUBLICIDADE PROPAGANDA – mensagem política, religiosa, institucional e comercial PUBLICIDADE – mensagens comerciais
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UNIVERSOS DIFERENTES PROPAGANDA POLÍTICA – valores éticos e sociais
PUBLICIDADE COMERCIAL – exploração do universo dos desejos
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Mais leve...sedutora Ordenar ou seduzir?
ORDEM (fazendo agir) Beba Coca-Cola. PERSUASÃO (fazendo crer) Só Omo lava mais branco. SEDUÇÃO (buscando o prazer) Se algum desconhecido lhe oferecer flores, isso é Impulse.
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Reflexão David Olgivy:A publicidade, ao contrário de influenciar os costumes sociais, os reflete, jamais constituindo o carro-chefe de mudanças significativas. Nelly de Carvalho: a publicidade é a mola-mestra das mudanças verificadas nas diversas esferas do comportamento e mentalidade de usuários e receptores.
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Dominar os mecanismos da linguagem
O PROFISSIONAL DA ÁREA Dominar os mecanismos da linguagem
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Você domina os recursos da linguagem?
E aí? Você domina os recursos da linguagem?
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Sem peso na consciência?
Manipular?????
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Mensagem Mensagem publicitária = braço direito da tecnologia moderna
Renovação Progresso Abundância Lazer Juventude
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Entre dois mundos... Os dois mundos: Mundo dos jornais = caótico
Mundo da publicidade = mundo ideal
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Onipresença da Publicidade Comercial
Ambiente cultural próprio Novo sistema de valores
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ENCONTRAR ALGO DE EXTRAORDINÁRIO PARA FALAR SOBRE COISAS BANAIS
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MENSAGEM PUBLICITÁRIA
Tornar familiar o produto Aumentar sua banalidade Valorizá-lo com diferenciação Destacá-lo da vala comum
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PUBLICIDADE É discurso É linguagem Manipula símbolos
Media objetos e pessoas Usa mais a linguagem do mercado do que a linguagem dos objetos
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SEDUÇÃO E PERSUASÃO X OBJETIVIDADE INFORMATIVA
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CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL - CONSUMO
As coisas não gravitam em torno do homem O homem gravita em torno das coisas, seus novos ídolos
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De mãos dadas com a taumaturgia publicitária, a sociedade da era industrial produz e desfruta dos objetos que fabrica, mas sobretudo sugere atmosferas, embeleza ambientes e artificializa a natureza. Taumaturgia – obra de taumaturgo – aquele que faz milagre
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Possuir objetos é sinônimo de felicidade
Os serviços e produtos são a salvação do homem São o bem-estar e o êxito A publicidade transforma bens de consumo em coisas mitificadas, personalizadas, quase humanas
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O REFORÇO DO INDIVIDUALISMO
Você é o que interessa.
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Mundo da publicidade: Compre na Mesbla!
Mundo real: por favor, quer me passar o sal?
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Argumentação icônico-linguística
Convencimento consciente ou inconsciente A publicidade impõem, nas linhas e entrelinhas, valores, mitos, ideais e outras elaboração simbólicas, utilizando os recursos próprios da língua que lhe serve de veículo, sejam eles fonéticos, léxico-semânticos ou morfossintáticos.
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FONÉTICOS Sons característicos Evocação de ruídos (onomatopeia)
Motivação sonora (aliteração, assonância)
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LÉXICO-SEMÂNTICOS Novos termos Mudanças de significados
Construção de palavras Desconstrução de palavras Clichês Frases feitas Provérbios Termos emprestados Usos conotativos e denotativos
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MORFOSSINTÁTICOS Flexões diferentes Grafias inusitadas
Relações novas entre elementos Sintaxe não linear
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AS CINCO ETAPAS Impacto Fisiológico Impacto Psicológico
Manutenção da Atenção Convencimento Determinação da Compra
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IMPACTO FISIOLÓGICO Escolha do meio Lugar Visibilidade Legibilidade
Audibilidade
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IMPACTO PSICOLÓGICO Efeito surpresa Despertar interesse Riso Agrado
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MANUTENÇÃO DA ATENÇÃO Reação mnemônica Criação de ambiente otimista
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CONVENCIMENTO Desenvolvimento da argumentação E da Credibilidade
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DETERMINAÇÃO DA COMPRA
Fim último da mensagem Manter a clientela por meio da convicção ou simpatia Persuasão ou sedução
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Planos da Mensagem Publicitária
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IDENTIFICADOR DENOTATIVO CONOTATIVO
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PLANO IDENTIFICADOR Identificação do gênero publicitário
Função classificatória da mensagem Necessidade de se reconhecer o caráter publicitário da informação Lealdade do emissor para com o receptor
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PLANO DENOTATIVO Conjunto de informações inscritas no texto e na imagem Função semântica essencial do aspecto linguístico: fazer entender O papel informativo Proposição Publicitária – grupo de conceitos integrados em uma unidade de potencial comunicativo capaz de transmitir algo a alguém Determinação do público-alvo O singular
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PLANO CONOTATIVO Afirmação de qualidade exclusivas
Veículo da ideologia publicitária Estética Psicologia Quero transmitir isso – transmito isso Função empática – criação de atitudes É o segundo grau de significado – a subjetividade O plural
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Um exercício
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Ford Fiesta Sedan 2004 Identificador Denotativo – informações
Conotativo – valores Imagem, som Reações
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Para refletir...
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É no aspecto linguístico que se concretiza o sentido da potencialidade libertária da imagem, uma vez que cabe ao texto escrito transformar o exotismo ou a poesia da imagem em apelo à compra. exotismo (z) [Do fr. exotisme.] Substantivo masculino. 1.Qualidade ou caráter de exótico.
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