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“Transformando pessoas em Profissionais de Sucesso”

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Apresentação em tema: "“Transformando pessoas em Profissionais de Sucesso”"— Transcrição da apresentação:

1 “Transformando pessoas em Profissionais de Sucesso”
- Empreendedorismo - “Transformando pessoas em Profissionais de Sucesso” Paulo Henrique Gondim de Freitas Turismólogo e Especialista em Marketing

2 Dados do Professor Paulo Henrique Gondim de Freitas, Especialista em Marketing, bacharel em Turismo. Cinco anos atuando no segmento turístico (Beach Park, Hotel Porto D’Aldeia e Banco do Nordeste do Brasil – BNB. Em 2004 ingressou na Microlins – Centro de Formação Profissional, como instrutor de cursos e treinamentos para empresa, permanecendo até Dezembro de Atualmente trabalho como Tutor do Curso de Hotelaria da UAB – Universidade Aberta do Brasil e no Colégio Christus também como Tutor de um programa de qualificação de colaboradores em EAD. Ministro aulas na Faculdade Tecnológica Darcy Ribeiro – FTDR e UNIP – Universidade Paulista, nos cursos de Gestão Empresarial, Gestão de Recursos Humanos, Marketing e Processos Gerenciais.

3 Objetivos da Disciplina
Formar e desenvolver conceitos de empreendedorismo para o atual mercado; Conhecer as técnicas utilizadas pelos empreendedores; Qualificar os alunos incentivando a capacidade empreendedora; Diferenciar posturas (Empresários X Empreendedores) Conhecer ações e programas, capazes de incentivar e desenvolver o empreendedorismo.

4 Conteúdo O que é Empreendedorismo? Histórico do empreendedorismo;
Características empreendedoras; Perfil das atuais organizações; Comportamentos e atitudes profissionais; Empreendedorismo X Intra-empreendedorismo O Papel dos gestores na Formação dos Profissionais; Ambiente e Cultura Organizacional; Ações Empreendedoras; Plano de Negócios; Identificando Oportunidades e descobrindo negócios de sucesso.

5 Bibliografia DOLABELA, Fernando. Oficina do Empreendedor. 5ª Edição. São paulo; Cultura HINGSTON, Peter. Como abrir seu próprio negócio. São Paulo. DEGEN, Ronald. O Empreendedor: Fundamentos da iniciativa Empresarial. São Paulo: 2006

6 Empreendedorismo Conceito:
Empreendedor é o termo utilizado para qualificar, ou especificar, aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução de tarefas, implementando novas idéias e superando as adversidades. É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano

7 Empreendedorismo Origem:
A palavra empreendedorismo foi utilizada pelo economista Joseph Schumpeter em 1950 como sendo uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovações. Em 1970, segundo Peter Drucker, empreendedorismo estar relacionado ao conceito de risco, uma pessoa empreendedora precisa arriscar em algum negócio. E em 1985 o mercado lançou o conceito de Intra-empreendedor, uma pessoa empreendedora que atua dentro da organização, agregando idéias e contribuindo para o sucesso da empresa.

8 “Empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as conseqüentes recompensas da satisfação econômica e pessoal”. Robert Hirsch, em seu livro “Empreendedorismo”.

9 Empreendedorismo Diferenças: Empresários Empreendedores

10 Empresários São cautelosos; limitam-se a administrar a empresa e têm foco exclusivamente no lucro. Atuação conservadora.

11 Empreendedores Planejam, executam e acompanham; Renovam Idéias;
Percebem alterações no mercado; Traçam planos focados em metas; São extraordinários negociadores; Têm visão macro do mercado.

12 Empreendedorismo - Introdução -

13 Empreendedorismo - Introdução -
Cada decisão empresarial requer uma consciência de ações, onde se verificam analises de causas e efeitos, culminando com a escolha das alternativas mais viáveis. Fatores que devem ser analisados continuamente: Economia, cultura, concorrentes, modismo, comportamentos e atitudes.

14 Empreendedorismo - Introdução -
O Empreendedor atua como um agente de mudanças

15 Empreendedorismo - Introdução -
Principais Mudanças do Mercado: Revolução Industrial Fenômeno da Globalização Competitividade de Mercado Qualificação da Mão de Obra Eficiência e Eficácia Necessidade de produzir e alcançar resultados.

16 Empreendedorismo - Introdução -
Recursos Humanos: “Com o aumento da competitividade de mercado e o crescente padrão de exigência dos consumidores, a qualificação dos recursos humanos passou a ser de fundamental importância para sucesso de uma organização.” Perfil do Profissional: Habilidades Técnicas Habilidades Humanas Habilidades Conceituais

17 Em um universo cada vez mais dinâmico e dotado de uma agressividade incomparável; ações embasadas no empirismo, ou na antiga visão amadora de que basta uma boa idéia e força de vontade para alcançar o sucesso; não têm mais valor e é preciso ampliar a visão para perceber que o mercado mudou”

18 Atualmente Mercado Globalizado; Difusão dos veículos de comunicação;
Diversificação de Produtos e Serviços; Consumidores exigentes; Competitividade de Mercado; Estratégias de marketing executadas de fora para dentro das organizações.

19 “Os empreendedores são pessoas diferenciadas, que possuem motivação singular, apaixonadas pelo que fazem, não se contentam em ser mais um na multidão, querem ser reconhecidos, admirados e referenciados”. (DORNELAS)

20 Intensificação das Ações Empreendedoras (1990)
O Governo Alemão, em 1990, implementa programas que destinam recursos financeiros e apoio para a criação de novas empresas. Em Israel, como resposta ao desafio de assimilar um numero crescente de imigrantes, implementou-se o Programa de Incubadoras Tecnológicas, incentivando a criação de novas empresas. Na França a iniciativa foi promover a atividade empreendedora nas universidades, através do aprendizado e do incentivo a prática. Em 1998, o Reino Unido publica um relatório, mostrando indicadores de seu futuro competitivo, intensificando a prática empreendedora por toda a Europa.

21 Empreendedorismo no Brasil
O Brasileiro, por natureza, é empreendedor. Em um estudo mundial, constatou-se que o Brasil é o país com maior número de pessoas com negócio próprio, na frente dos Estados Unidos, da Suécia, da Itália, entre tantos outros.

22 Empreendedorismo no Brasil
No entanto, existe um dado importante: somos os mais empreendedores do mundo, porém temos um percentual de mortalidade de novas empresas igualmente impressionante.

23 Montar se próprio negócio...
Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae, em 11 estados brasileiros, a mortalidade das empresas no primeiro ano de vida situa-se entre 30% e 61%. Nos dois anos seguintes, os números sobem para 40% e 68%. No terceiro ano, a mortalidade chega a 76%.

24 Em outra pesquisa realizada pela UFPR, os fatores que mais contribuem para o sucesso de um novo negócio, em ordem de importância, são: Informações e conhecimento; persistência e perseverança; recursos disponíveis; qualidade no que faz; dedicação; força de vontade e capacidade de assumir riscos.

25 Mas o que significa isso?
Significa que ter seu próprio negócio é o sonho de muitos. Mas é preciso muito mais do que vontade. É preciso conhecimento, leitura, é preciso dedicação para adquirir capacidade e habilidade para ser bem-sucedido.

26 Gestão Empreendedora - Buscando soluções eficientes -
“Um novo modelo de Gestão, que contempla a valorização de idéias e recursos humanos, como força para gerir negócios com sustentabilidade”

27 Gestão Empreendedora - Estabilidade Social -
A manutenção da estabilidade social é muito importante para o ambiente interno como para o ambiente externo. A gestão de conflitos internos devem ser solucionados em prol de um objetivo comum. Clientes Internos e Externos, não devem perceber sinais de conflitos; Harmonia e criatividade são ingredientes fundamentais para o sucesso!!!

28 Harmonia Organizacional
Gestão Empreendedora Harmonia Organizacional “Idéias e conceitos distintos podem ser a base de uma gestão sólida e eficaz”

29 Gestão Empreendedora Velha Economia: Acesso restrito a informação;
Foco na indústria; População relativamente homogênea; Empresa alienada ao ambiente externo; Segurança de empregos; Rígidas Jornadas de Trabalho; Salários direcionados a tempo de serviço e hierarquia; Gerentes tomam decisões sozinhos.

30 Gestão Empreendedora Nova Economia:
Mudanças Tecnológicas geram e armazenam informações; Foco nos serviços; Heterogeneidade de pessoas e metodologias de trabalho; Necessidades dos clientes conduzem os negócios. Equipes Multifuncionais; Salários flexíveis Decisões compartilhadas.

31 Ambiente Empresarial Cultura Organizacional Comportamento Empreendedor
- Vantagens e Desvantagens.

32 Ambiente Empresarial É todo o ambiente físico e intangível de uma organização, onde pessoas de uma mesma e/ou de várias funções, interagem, visando alcançar objetivos. Características do Ambiente Empresarial Planejamento de Tarefas; Organização, Sistemas e Métodos; Automação; Desenvolvimento Sustentável; e Recursos Humanos.

33 Ambiente Empresarial

34 Ambiente Empresarial - Agentes influenciadores -
Cultura Organizacional; Conjunto de valores e comportamentos das pessoas que formam uma organização; proprietários, acionistas, colaboradores e clientes. Dimensões: Conhecimento Compreensão Processo de Implementação de Idéias Sentimentalismo Cultura & Clima: Transformacional Cultura e Sub-Culturas

35 Tipos de Culturas Organizacionais
Cultura Emergente: Filosofia dos Fundadores/Líderes Poucos Líderes Valores Cultura institucionalizada Personalidade própria Fixação do DNA Cultura Adaptativa Percebe comportamento exigido pelo mercado Incorpora as exigências

36 É capaz de Formar o Novo Profissional!!!
Gestão da Cultura Organizacional Formação da Marca Empresarial Transmite “IDENTIDADE” a seus membros Facilita geração de comprometimentos Intensifica estabilidade/coesão do Sistema Social. (Padronização) Mecanismo que dá sentido/orientação (Cria Foco) Molda comportamentos/atitudes (?) É capaz de Formar o Novo Profissional!!! 36

37 Comportamento Profissional

38 Mais do que nunca, as organizações sentem a necessidade de encontrar novas formas de funcionamento, visando a melhoria da qualidade, produtividade e satisfação. “O Desempenho de uma organização está intimamente relacionado às formas de interação daqueles que a compõem”

39 Comportamento Profissional
O Nosso Desejo... Obter capital Intelectual Conseguir um bom Trabalho Produzir de Forma Sustentável Estabilidade profissional e financeira.

40 Comportamento Profissional
Atitudes: Desenvolver um comportamento pró-ativo, prezando pela qualidade e contribuindo com os resultados. Mercado – Resultados - Pessoas

41 Comportamento Profissional
Comportamentos Individuais: Compromisso; Relacionamentos; Ações; Horários; Cultura. Conceito de Trabalho: Aplicação de atividades físicas e/ou intelectual; Serviço, esforço, fadiga, ação, resultado de uma tarefa; Produto ou conjunto de atitudes exercidas com dedicação em prol de um resultado satisfatório.

42 Listas de Competências
LIDERANÇA COMUNICAÇÃO APRENDIZAGEM PRO-ATIVIDADE VISÃO ESTRATÉGICA ADAPTABILIDADE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS TRABALHO EM EQUIPE CAPACIDADE DE NEGOCIAÇÃO

43 Formação e Desenvolvimento de Equipes de Trabalho

44 Se por um lado, a maioria dos especialistas apontam que o futuro pertence a organizações baseadas em equipes, por outro, constata-se que é raro encontrar grupos de trabalho funcionando verdadeiramente como uma equipe.

45 Crescimento & Desenvolvimento
“Uma pesquisa, envolvendo 51 empresas que realizaram o Desenvolvimento de Equipes, aponta: maior produtividade, melhor resolução de conflitos, utilização eficaz de recursos, criatividade e inovação, melhor qualidade de produtos e serviços e maior capacidade de tomar decisões”. Crescimento & Desenvolvimento

46 O sucesso na formação de
equipes é medido, basicamente por dois fatores: - Capacidade de Relacionamentos - Motivação Pessoal & Profissional.

47 E você está se preparando para fazer parte desta equipe no Futuro???
Pré-requisitos básicos: Estude as situações (Pesquisa de Mercado) Tenha um Bom Planejamento; Desenvolva uma visão do Futuro: Estabeleça Estratégias; Tenha Objetivos e Metas bem definidos; Crie um Plano de Ação; Tenha Disciplina e Tome decisões Ousadas. Competências Corporativas X Competências Humanas

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49 Comportamento Profissional
Agentes Influenciadores: Conhecimento; Conscientização; Fatores Humanos; Foco no Trabalho; Marketing Pessoal; e Atitudes Empreendedoras

50 EMPREENDEDORISMO SÉCULO 20 - EMPREGO SÉCULO 21 - EMPREGABILIDADE

51 Mas, quais são as principais características de um "empreendedor"?
EMPREENDEDORISMO O colaborador deve ter a atitude e comportamento de "dono do negócio" e as empresas de sucesso são aquelas que tem em seus quadros verdadeiros "empreendedores". Mas, quais são as principais características de um "empreendedor"?

52 “O Dono do Negócio!?!” Individuo ou grupo (acionistas) que investe montantes financeiros e toma decisões em prol de um grupo, visando interesses próprios e a sustentação dos negócio.

53 O Dono do Negócio Busca desenvolver visão macro do mercado, capital intelectual, valoriza os fatores da qualidade do negócio e participar do processo. Fatores da qualidade Técnica Desenvolvimento Humano Habilidades Conceituais

54 Características Empreendedoras
Ter capacidade de trabalhar em equipe e ter boa comunicação. Ter boas idéias é mérito de muitos, a diferença é que poucos fazem as idéias transformar-se em realidade. O verdadeiro empreendedor tem paixão por aquilo que faz, e isso faz toda diferença. Entusiasmo e Paixão são as principais características de um empreendedor! O empreendedor é contra o negativismos dos controladores. Ele não desiste! É sempre perseverante e otimista, acredita na empresa e aposta que tudo vai dar certo.

55 Características Empreendedoras
O empreendedor não tem fracassos. O empreendedor acredita na sua própria capacidade. Tem alto grau de autoconfiança. É curioso, atento e questionador, esta sempre alerta às oportunidades de negócio, inovações de mercado e tecnologia. Tem visão de vários cenários pela frente. Estabelece com freqüência rede de contatos e têm bons relacionamentos profissionais e sociais.

56 Na sua Organização... Há muitos conflitos?
Qual seu Programa de Incentivo? Você está gastando mais tempo lidando com problemas do que explorando novas oportunidades? Sua estrutura atual não está mais contribuindo para o seu progresso? Como contribuir?

57 Tendo como base o Planejamento de Carreira Profissional, defina:
Para um Profissional ter diferencial, é Preciso: Ser Eficiente e Eficaz é: Para trabalhar em equipe, precisamos: Para alcançar nossos sonhos, é preciso:

58 Lideranças Corporativas

59 Liderança pode ser entendido como o conceito de liderar.
É a arte de influenciar pessoas a fazer algo, com responsabilidade, boa vontade e em prol do bem comum.

60 Organização Formada por Seres Humanos!!!
Papel do Líder “Desenvolver uma metodologia eficaz para o trabalho, valorizando os relacionamentos, a participação e o conhecimento humano da organização”. Organização Formada por Seres Humanos!!!

61 Em tese, todo chefe deveria dispor da condição de liderança

62 Líder Chefe Controlador

63 Formação de Líderes Pré-requisitos: - Pré-disposição para Liderar;
- Auto-controle; - Capacidade para qualificação; - Auto-confiança; - Comprometimento.

64 PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL DE EQUIPES
O Programa de Desenvolvimento Gerencial deve ser adaptado às exigências da empresa-clientes (Internos e Externos). Levam em consideração a cultura organizacional, a visão, missão e valores, o planejamento estratégico e as competências estabelecidas pelas empresas e exigidas pelo mercado.

65 Liderar “Criar mecanismos e condições para que a equipe siga um caminho pré-determinado na busca de um resultado, uma meta, ou um objetivo, comum ao grupo”.

66 Para Lacombe (2003, p.347), os líderes influenciam as pessoas graças as seu poder, que pode ser o poder legítimo, obtido com o exercício de um cargo, poder de referência, em função das qualidades e do carisma do líder e poder do saber, exercido graças conhecimentos que o líder detém.

67 Performance & Comportamento
“Na era da Produtividade, a performance e o Comportamento Profissional, fazem a diferença no ambiente de Mercado. Motivação Criatividade Dinâmica Pro-atividade Ser Competente

68 COMPETÊNCIAS

69 COMPETÊNCIAS A partir do mapeamento das competências a serem desenvolvidas nos gestores, busca-se estimular o desempenho dos 5 papeis. (Equipes)

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76 CAMPANHAS DE INCENTIVO A COMUNICAÇÃO
Desenvolver canais eficazes de comunicação; Evitar Intermediários; Incentivar colaboradores a comunicação; Agregar funcionalidade as informações Estimular os Modelos de Gestão Participativa; e Desenvolver a consciência para a busca do FEED-BACK

77 Agregar Diferenciais ao Trabalho em Equipe

78 Quando você tem Conhecimento
sobre a dinâmica de um grupo – e de cada membro individualmente – é capaz de criar um canal de comunicação aberto, entender como superar as diferenças e assegurar que você mantém pessoas que se completam. Nesse ambiente, os indivíduos podem se ajudar mutuamente, resolver problemas em conjunto e prover a força necessária para adquirir os resultados desejados.

79 Estilos de Liderança Traços da personalidade: líder possuiria características marcantes de personalidade que o qualificariam para a função. Estilos de liderança: Esta teoria aponta três estilos de liderança: autocrática, democrática e liberal. Situações de liderança: Nesta teoria o líder pode assumir diferentes padrões de liderança de acordo com a situação e para cada um dos membros da sua equipe.

80 A equipe Deve: Analisar Características Individuais
Ter capacidade de Percepção e análise de Si mesmo; Estabelecer uma relação Grupo e a Liderança Comprometer-se com o Programa de Desenvolvimento Gerencial, gradativo e para todos.


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