Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Webquest
2
Pesquisa na Internet Por quê???
Devido a grande quantidade de informações, existe a dificuldade de conseguir a fonte correta
3
Quando e Quem... Surgiu em 1995 Proposta por Bernie Dodge
4
O que é... “Um modelo extremamente simples e rico para dimensionar usos educacionais da Web, com fundamento em aprendizagem cooperativa e processos investigativos na construção do saber.”
5
Objetivos educacionais
Modernizar modos de fazer educação Garantir acesso a informações autênticas e atualizadas Promover aprendizagem cooperativa Desenvolver habilidades cognitiva
6
Objetivos educacionais
Transformar ativamente informações (em vez de apenas reproduzi-las) Incentivar criatividade Favorecer o trabalho de autoria dos professores Favorecer o compartilhar de saberes pedagógicos
7
Construindo... Conhecer o assunto Entender o que é uma Webquest
Pesquisar fontes sobre o tema Definir os itens da Webquest
8
Itens... Apresentação Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão
Créditos Destinatários
9
Itens... Apresentação É a porta de entrada para a webquest. Deve apresentar o título da webquest, alguma ilustração sobre o tema e, se desejar, uma mensagem, citação ou pensamento que motive o usuário a "mergulhar" na "aventura" à qual será "convidado".
10
Itens... Introdução Nesta fase, apresenta-se o tema, oferecendo algumas informação preliminares sobre o mesmo. Traça-se um cenário desafiador e motivador para os alunos. Se a webquest pede representação de papéis, menciona-se na Introdução. Sinaliza para o usuário, que atividades ele terá de realizar.
11
Itens... Tarefa Determina algo que seja possível de ser realizado pelos alunos e passível de ser divulgado. Pode constar da resolução de problemas, da participação em debates/discussões temáticas, da simulação de papéis, da criação de produtos, do planejamento ou organização de uma ação ou evento, etc.
12
Itens... Processo Para assegurar a aplicação da teoria da Aprendizagem Significativa, o Processo será composto por três partes.
13
Itens... Processo Primeiramente, deve-se garantir, por meio de links, os pré-requisitos que servirão como subsunçores ao usuário, estimulando-o a refletir sobre o que já conhece a respeito do assunto abordado, afim de fazer uma ligação com o novo conhecimento a ser apreendido. Em segundo momento, deve-se disponibilizar, por meio de links, os conceitos básicos do conteúdo a ser trabalhado. Em um terceiro momento, deve-se disponibilizar os passos que os usuários terão de seguir para desenvolver a tarefa, bem como os links referentes ao tema a ser pesquisado.
14
Itens... Avaliação Nesta seção deve-se informar DETALHADAMENTE como o desempenho do usuário, bem como quais serão os critérios utilizados na avaliação.
15
É também o espaço no qual deve-se:
Itens... Conclusão Encerra a Webquest, disponibilizado um resumo da experiência proporcionada e dos assuntos explorados, salientando as vantagens de realizar este trabalho. É também o espaço no qual deve-se: realçar a importância do que foi aprendido, incentivar os usuários a continuar refletindo sobre o assunto, despertar a curiosidade para pesquisas futuras, sinalizar campos de estudo para outras áreas de interesse ligadas ao tema estudado, proporcionando mais sentido à aprendizagem.
16
Créditos Itens... Neste item, devem ser apresentados:
a equipe de criação, o contexto de produção, as fontes de todos os materiais utilizados, os agradecimentos.
17
Informa-se o público para o qual foi desenvolvida a Webquest.
Itens... Destinatários Informa-se o público para o qual foi desenvolvida a Webquest.
18
Alguns requisitos... Para elaborar a webquest, você deverá colocar-se no papel de gestor(a)/professor(a). Esta atividade ampliará sua visão não apenas do ponto de vista de consumidor(a) mas de produtor(a) de informação e de novas práticas educativas.
19
O que te motiva a trabalhar?
Alguns Exemplos... O Principezinho Beethoven O que te motiva a trabalhar?
20
Agora... Boa Semana para Você!!!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.