A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Identificação de Necessidades

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Identificação de Necessidades"— Transcrição da apresentação:

1

2 Identificação de Necessidades
Necessidades de auto-realização: significa a concretização das potencialidades individuais. Segundo Maslow, a necessidade de auto-realização varia de pessoa para pessoa ao longo do tempo Necessidades de estima: incluem a necessidade de ser respeitado, apreciação e reconhecimento. Necessidades sociais: incluem o desejo de pertença, de amor e de perfeição Necessidade de Segurança: desejo de proteção e segurança contra o perigo Necessidades fisiológicas : engloba as necessidades de alimento, sono etc. Quando essas necessidades estão satisfeitas , então as outras necessidades começam a emergir. Necessidades de auto-realização Necessidades de estima Necessidades sociais Necessidades fisiológicas e de segurança Abraham Maslow

3 Oportunidade de Negócio
Oportunidade é uma circunstância, ocasião ou rumo de ação que, dado o seu caráter de adequabilidade e conveniência, vale a pena ser seguida e explorada

4 Idéias ou conceito de negócio
Idéias revolucionárias são raras, produtos únicos não existem e concorrentes com certeza existirão. É importante que o empreendedor teste sua idéia ou conceito de negócio junto a clientes em potencial, empreendedores mais experientes(conselheiros), antes que a paixão pela idéia cegue sua visão analítica do negócio.

5 O que é um conceito de negócio?
Identificada a oportunidade de negócio e coletadas as informações sobre ela, o futuro empreendedor precisa ordenar essas informações em um conceito, que deve descrever claramente a necessidade do grupo de clientes a que ele pretende atender, com algo – produto ou serviço - que sabe fazer, a um custo que esses clientes estão dispostos a pagar.

6 Mercado de alimentação
Necessidades Grupos de Clientes Formas de atendimento Alimentação congelada Pessoas que trabalham fora Restaurante Alacarte Alimentação natural Casais jovens Lanchonete (Lanches rápidos) Comida pronta em casa Pessoas solteiras Restaurante Fast-food Comida especializada – oriental , francesa, macrobiótica, etc. Apreciadores de comidas especiais Bufê Comida pré preparada Pessoas que buscam qualidade de vida Restaurante de comida especial Alimentação rápida – fora de casa Restaurante Industrial Alimentação aliada a lazer

7 Qual desses conceitos é incoerente?
CONCEITO DE NEGÓCIO Qual desses conceitos é incoerente? Atender as necessidades de alimentação, oferecendo aos jovens casais que trabalham fora – dispõem de pouco tempo - refeições a preços acessíveis por meio de um restaurante Fast-Food Atender as necessidades de alimentação, oferecendo aos jovens casais que trabalham fora – dispõem de pouco tempo - refeições a preços acessíveis por meio de um restaurante Alacarte.

8 A EXPERIÊNCIA NO RAMO COMO DIFERENCIAL
NÃO ARRISQUE TUDO EM NEGÓCIOS CUJA DINÂMICA DE MERCADO E A FORMA OPERACIONAL DE TOCAR A EMPRESA VOCÊ DESCONHECE, SÓ PORQUE SINPATIZA COM O ASSUNTO, OU PORQUE É UMA ÁREA NA QUAL PODERÁ FAZER MUITO DINHEIRO. LEMBRE-SE! PRIMEIRO A PAIXÃO PELO NEGÓCIO, GANHAR DINHEIRO É CONSEQUENCIA DISSO

9 Imitação do sucesso alheio
Necessidades Deficiências Imitação do sucesso alheio Tendências Ocupação Atual Hobbies Outras aplicações Modismo Fontes para identificar Oportunidades

10 Analisando Oportunidades

11 Princípios Norteadores
Recursos e capacitações Fatores críticos de sucesso Checagem das idéias com nichos de mercado

12 RECURSOS E CAPACITAÇÕES
Ótima Boa Ruim Formação técnica condizente com as necessidades do negócio Experiências profissionais do grupo Interesse por este tipo de negócio Capital exigido pelo negócio

13 Fatores Críticos de Sucesso
Ótima Boa Ruim O mercado está em evolução? O Negócio é pré-maduro? O negócio tem chances de desenvolver barreiras a entrada de novos competidores Há possibilidade de retaliação de novos concorrentes? Nível de concorrência É possível oferecer vantagens competitivas? Disponibilidade de matéria-prima ou produtos Acesso a tecnologia Disponibilidade de mão-de-obra Acesso (aprovação) a Legislação, licenças ou regulamentos específicos à atividade do negócio

14 Checagem da idéia com os nichos de mercado
Checagem da idéia com o nicho mercado Ótima Boa Ruim Identificação do mercado(número aproximado de clientes potenciais) Número possíveis de segmentos de mercado Movimentação financeira deste mercado Taxa de crescimento do mercado Participação possível neste mercado

15 Outras análises sugeridas
Sazonalidade Efeitos da situação econômica Controle governamental Dependência de elementos de disponibilidade e custo interno Ciclo de vida do setor, expansão, estagnação ou retração Mudanças que estão correndo no setor Efeitos da evolução tecnológica Grau de imunidade a concorrência

16 Análise “FOFA” Pontos Fortes Oportunidades Pontos Fracos Ameaças
Módulo lI . Aula 2

17 Introdução Análise “FOFA” Pontos Fortes Ligados ao Empreendedor (Questões internas) Oportunidades Ligados ao Mercado (Questões externas) Pontos Fracos Ligados ao Empreendedor (Questões internas) Ameaças Ligados ao Mercado (Questões externas) Módulo lI . Aula 2

18 Análise FOFA FORÇAS FRAQUEZAS OPORTUNIDADES AMEAÇAS Módulo lI . Aula 2
Fatores POSITIVOS Fatores NEGATIVOS Fatores de : Organização e Gerência Comercialização Técnicos Financeiros Ambiente INTERNO Ambiente INTERNO Ambiente EXTERNO Ambiente : Político Econômico Sócio Cultural Tecnológico Demográfico Ambiente EXTERNO Fatores POSITIVOS Fatores NEGATIVOS OPORTUNIDADES AMEAÇAS Módulo lI . Aula 2 Guia do Empreendedorismo

19 O grupo aplica o instrumento “FOFA” no conceito de negócios escolhido
Atividade FORÇAS FRAQUEZAS O grupo aplica o instrumento “FOFA” no conceito de negócios escolhido OPORTU- NIDADES AMEAÇAS Módulo lI . Aula 2

20 Bibliografia DORNELAS, Jose Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. 3ª ed. São Paulo: Elsevier, 2008. DEGEN. Ronald. O empreendedor: Fundamentos da iniciativa privada. São Paulo: McGraw-hill, 1989.


Carregar ppt "Identificação de Necessidades"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google