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PublicouArtur Barcellos Alterado mais de 9 anos atrás
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Universidade Federal de Alagoas Campus Sertão – Delmiro Gouveia Curso de Graduação em Geografia – Licenciatura TÉCNICAS DE PESQUISA
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SUMÁRIO: O que são técnicas de pesquisa. 2. Documentação. 3. Observação Direta Intensiva. 4. Observação Direta Extensiva. Outras Técnicas.
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O QUE SÃO TÉCNICAS DE PESQUISA?
Técnicas são procedimentos utilizados pela metodologia científica como intuito de ajudar o pesquisador a obter resultados.
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DOCUMENTAÇÃO: Reunião de dados e informações que ficam registrados para que o pesquisador possa dispor na realização da pesquisa.
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DOCUMENTAÇÃO INDIRETA:
Pesquisa Documental ou de fontes primárias; Pesquisa Bibliográfica ou de fontes secundárias.
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PESQUISA DOCUMENTAL: São materiais que podem ser encontrados em instituições que realizam observações; Arquivos Públicos; Arquivos Particulares; Fontes Estatísticas; Fontes não Escritas.
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PESQUISA BIBLIOGRÁFICA:
Permite ao pesquisador acesso a tudo o que foi publicado sobre o tema de sua pesquisa, isso o ajuda a ter maior segurança quanto à confiabilidade do material que estará utilizando como fonte de pesquisa.
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PODEMOS DIVIDIR A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA EM QUATRO FASES:
Identificação; Localização; Compilação; Fichamento.
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DOCUMENTAÇÃO DIRETA E PESQUISA DE CAMPO:
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PESQUISA DE CAMPO: Vantagens; Desvantagens.
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PESQUISA DE LABORATÓRIO:
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OBSERVAÇÃO DIRETA INTENSIVA:
Entrevista.
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OBSERVAÇÃO: Por meio dessa técnica o observador passa a ter o contato direto com o objeto estudado, seja fatos ou fenômenos, o pesquisador coleta os dados fazendo a observação, para posteriormente serem analisados e estudados.
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VANTAGENS E LIMITAÇÕES NA OBSERVAÇÃO:
Possibilita meios diretos e satisfatórios para estudar uma ampla variedades de fenômenos; Permite a coleta de dados sobre um conjunto de atitudes, comportamentos. Limitações: A ocorrência espontânea não pode ser prevista, o que impede, muitas vezes, o observador de presenciar o fato; A duração dos acontecimentos é variável: pode ser rápida ou demorada e os fatos podem ocorrer simultaneamente.
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OBSERVAÇÃO: Fonte:Culturaabwordpress.com
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OBSERVAÇÃO: Fonte:Bioclimaufv.blogspot.com
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MODALIDADES DE OBSERVAÇÃO:
Observação assistemática; Observação sistemática; Observação não participante e participante; Observação individual e em equipe; Observação na vida real; Observação em laboratório.
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ENTREVISTA: A entrevista pode ser considerada como uma interação entre o pesquisado e o pesquisador, em que se buscam informações e dados por meio de uma conversa entre as pessoas envolvidas. Através da entrevista objetiva-se colher dados e opiniões dos entrevistados a respeito de algum fato ocorrido.
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ENTREVISTA: Fonte:Devotosdamae.blogspot.com
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TIPOS DE ENTREVISTA: Padronizada ou estruturada; Despadronizada ou não estruturada; Painel.
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PREPARAÇÃO DA ENTREVISTA:
Ter em vista o objetivo a ser alcançado; Conhecimento prévio do entrevistado; Garantir ao entrevistado o segredo de sua confidências e de sua identidade.
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OBSERVAÇÃO DIRETA EXTENSIVA:
Questionário; Formulário.
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PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO QUESTIONÁRIO:
A escolha do tema; Seleção das questões; Número de perguntas; Organização; Informações sobre a pesquisa; Material.
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CLASSIFICAÇÃO DAS PERGUNTAS:
Abertas; Fechadas; Múltipla Escolha.
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PRÉ-TESTE: O pré-teste é um teste prévio de aplicação do questionário.
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FORMULÁRIO: Observação; Interrogatório.
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ESCALA: É um instrumento científico de observação: Nominal; Ordinal; Intervalo.
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EXEMPLO DE QUESTIONÁRIO:
Universidade Federal de Alagoas - Campus Sertão Quantificação em Geografia Profª Sara Fernandes de Souza Discentes: Alinne Balbino, Géssica Gonçalves, Paula de Holanda e Taiana Carla. PROJETO TEMA: ESCOLHA DO CURSO UNIVERSITÁRIO ESCOLHA DO CURSO UNIVERSITÁRIO PELOS DISCENTES DA UFAL SERTÃO: MOTIVOS E INFLUÊNCIAS QUESTIONÁRIO EXEMPLO DE QUESTIONÁRIO: 1. Sexo: Masculino ( ) Feminino ( ) 2. Está Cursando: Engenharia Civil ( ) Engenharia de Produção ( ) Geografia Licenciatura ( ) História Licenciatura ( ) Letras ( ) Pedagogia ( )
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EXEMPLO DE QUESTIONÁRIO:
3. Período: Tronco Inicial ( ) Intermediário ( ) Profissionalizante ( ) 4. Está exercendo algum tipo de atividade remunerada fora desta instituição de ensino? Sim ( ) Não ( ) 5. Se sim, na questão anterior, qual a carga horária da jornada de trabalho? Até seis horas diárias, de segunda à sexta-feira ( ) Até seis horas diárias, de segunda a sábado ( ) Oito horas diárias, de segunda à sexta-feira ( ) Oito horas diárias, de segunda a sábado ( ) Outros ( ) 6. Fatores que influenciaram na escolha do curso: Opinião de amigos e familiares ( ) Alguém que conhece que atua na mesma área ( ) Visão de maior oportunidade para ingressar no mercado de trabalho ( ) Melhora da atual renda salarial, caso exerça atividade remunerada na área ( ) Outros ( )
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7. Fatores que foram determinantes na escolha do curso:
Influências de familiares e (ou) amigos ( ) Trabalho ( ) Horários de disponibilidade do curso ( ) Afinidade com a matéria desde o ensino médio ( ) Vocação ( ) Falta de opção ( ) Outro ( ) Quais? ________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 8. Está satisfeito (a) com o curso escolhido? Sim ( ) Não ( ) 9. Deseja permanecer no curso? Sim ( ) Não ( ) Talvez ( ) 10. Caso esteja no curso que não deseja, qual seria o curso que gostaria? Por quê? ________________________________________________________________________________ “Pensando na importância do momento da escolha profissional e nas dúvidas e dificuldades que os alunos passam até chegar a uma escolha, as questões trazidas acima irão colaborar para a análise dos motivos que influíram na escolha do curso universitário.” Desde já agradecemos pela colaboração!
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OUTRAS TÉCNICAS: Teste: Teste Projetivo; Teste Psicológico; Teste de Rendimento; Teste de Aptidão; Teste de Interesse; Teste da Medida da Personalidade.
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SOCIOMETRIA: Fonte:
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PERSONALIDADE DA SOCIOMETRIA:
Terapêutica; Estudo da Personalidade; Obtenção.
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ANÁLISE DE CONTEÚDO: Fonte: br.monografias.com
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Fonte: www.carlosfelipe.net.com
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HISTÓRIA DE VIDA : Fonte:
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REFERÊNCIAS: COSTA, Ana Rita Firmino. Orientações Metodológicas para Produção de Trabalho Acadêmico, Maceió, EDUFAL SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico, São Paulo, CARTEZ, 2007. LAKATOS, Eva Maria & MARCONI, Maria de Andrade. Técnicas de Pesquisa. 2ª ed. São Paulo, Atlas, 1986.
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OBRIGADO! Equipe: Alinne Balbino. Paula de Holanda Nascimento. Taiana Carla Vidal da Silva. Orientação: Prof. Kleber Costa da Silva Apoio:
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