Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Mara Regina Lemes De Sordi UNICAMP
PADRÕES DE QUALIDADE E AVALIAÇÃO EM EaD Mara Regina Lemes De Sordi UNICAMP
2
É POSSÍVEL BEM AVALIAR, SEM QUE SE TENHA CLARA A CONCEPÇÃO DE QUALIDADE?
3
Do PRESENCIAL à EaD O que não pode mudar? O que precisa mudar?
O que não se sabe mudar? O que mudando, pode não mudar?
4
Os limites do ensino presencial hegemônico
Centrado no professor Trabalho pedagógico fragmentado Utilitarismo no trato dos conteúdos Rigidez nos/dos tempos , espaços, conteúdos e nas relações intersubjetivas Avaliação como controle (produto-centrada) Lógica da meritocracia
5
As ciladas da educação presencial
Qualidade mercadológica e promessa de inclusão no mundo do trabalho (performatividade/ empregabilidade) Conflito entre formar e instruir ( eficácia instrumental) Conflito entre quantidade e qualidade Discurso de inovação
6
Os desafios da EaD reprodução ou transformação?
Ampliação do acesso à educação formal com qualidade ( NÃO PODE MUDAR) Acesso a que tipo de educação? A que projeto pedagógico? A que concepção de qualidade? ( DEVE MUDAR) Inovação de forma e conteúdo ( NÃO SE SABE MUDAR) Reprodução de lógicas do ensino presencial ( MUDAR SEM MUDAR)
7
O DESAFIO da MUDANÇA
8
Hora de mudar
9
Miró sentia a mão direita demasiado sábia e que de saber tanto já não podia inventar nada . Quis então que desaprendesse o muito que aprendera , a fim de reencontrar a linha ainda fresca da esquerda. Pois que ela não pôde, ele pôs-se a desenhar com esta até que , se operando, no braço direito ele a enxerta. A esquerda( se não se é canhoto) é mão sem habilidade : reaprende a cada linha, cada instante, a recomeçar-se O SIM CONTRA O SIM João Cabral de Melo Neto 1997
11
Qualidade em EaD A FORÇA DE UM PROJETO A natureza do trabalho pedagógico
Autonomia ou submissão? Liberdade ou controle? Tecnologia como meio ou fim? Centrada no tutor? Aluno/ Grupo/TUTOR Avaliação da aprendizagem ou Avaliação para a aprendizagem ? Ensino ou educação?
12
FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA NA ÁREA DE SAUDE
DO DISCURSO À AÇÃO A AVALIAÇÃO COMO REVELADORA DAS POTÊNCIAS E FRAGILIDADES DO PROJETO PILOTO
14
INDICADORES DE QUALIDADE DO PROJETO DO CURSO
QUALIDADE SOCIAL COMPETÊNCIA COLETIVA RELAÇÃO TEORIA/PRÁTICA SOLIDARIEDADE INTENÇÃO TRANSFORMADORA AUTO ORGANIZAÇÃO
15
AVALI@ÇÃO O TRABALHO PEDAGÓGICO AS MEDIAÇÕES DA TUTORIA
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS O AMBIENTE DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA A AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS
16
EDUCAÇÃO a DISTÂNCIA POSSIBILIDADE AMBIDESTRA?
Preferirá a destreza da mão direita que, de tão destra e sábia se transformou sinistramente num fator de puro hábito, ajustamento e domesticação ou permitirá o discrepar, aparentemente mais descentrado, desajeitado e algo inábil , de uma mão esquerda que , menos sábia e competente, se assume mais livre e curiosa para aprender? (LIMA,2007)
17
Obrigada!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.