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Novos Indicadores para Avaliação da Extensão Universitária

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Apresentação em tema: "Novos Indicadores para Avaliação da Extensão Universitária"— Transcrição da apresentação:

1 Novos Indicadores para Avaliação da Extensão Universitária
XIII Encontro Nacional de Pós-graduação e Pesquisa nas IES Particulares e do VII Encontro Nacional do FOREXP 20 e 21 de setembro

2 Diretrizes para a extensão universitária
Impacto e transformação Interação dialógica Interdisciplinaridade Indissociabilidade (ensino/pesquisa/extensão

3 Institucionalização Política de Extensão – (conceito, diretrizes,
finalidades) Definida em instâncias institucionais de deliberação superior Normalizada em instrumentos legais (Estatuto, Regimento Geral, PDI, Resoluções, Portarias, Editais)

4 Aspectos a serem normatizados
Processo de aprovação das ações de extensão Programas de bolsa para alunos Formas de participação do aluno nas ações de extensão Aproveitamento curricular do aluno Valorização da participação do docente Formas de participação da comunidade externa no processo decisório da extensão Formas de participação de servidores técnico- administrativos

5 SINAES Dimensão 2 – “A política para o ensino (graduação e pós- graduação), a pesquisa, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, para as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades.”

6 SINAES Dimensão 3 - Responsabilidade social da instituição
Contempla o compromisso social da instituição na qualidade de portadora da educação como bem público e expressão da sociedade democrática e pluricultural, de respeito pela diferença e de solidariedade, independentemente da configuração jurídica da IES. A responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere a sua contribuição em relação a inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, a defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural

7 RS produção de conhecimento e formação de cidadãos conscientes e preocupados com a sustentabilidade Transferência de conhecimento e importância social das ações universitárias e impacto das atividades científicas, técnicas e culturais para o desenvolvimento regional e nacional; Natureza das relações com os setores público e produtivo, com o mercado de trabalho e com instituições sociais, culturais e educativas de todos os níveis; Ações voltadas ao desenvolvimento da democracia, promoção da cidadania, de atenção a setores sociais excluídos, políticas de ações afirmativas, desenvolvimento local, defesa do meio ambiente e do patrimônio cultural.

8 Que sentido se deve atribuir a avaliação das atividades de extensão?
O melhor sentido da avaliação é que seja utilizada como meio de melhorar os projetos existentes, aprimorar o conhecimento sobre sua execução e contribuir para seu planejamento futuro, tendo como pano de fundo sua contribuição aos objetivos institucionais.

9 Auto-reflexão Até que ponto a extensão trabalha com projetos no sentido da experimentação e aprendizagem contínua? Até que ponto podemos considerar nossas ações como projetos? Em caso afirmativo, fica mais fácil pensar na avaliação.

10 Extensão como projeto ou Projetos na extensão?
O que é a extensão para aquela IES? Qual deveria ser a função da extensão na IES de hoje? Como nos veem? Projeto é um empreendimento com objetivo identificável, que consome recursos e opera sob pressão de prazos,custos e qualidade( Kerzner, 2002)

11 Avaliamos e/ou monitoramos? Não fazemos nada disso?
A avaliação analisa criticamente o andamento do projetos segundo seus objetivos, segundo as informações obtidas pelo MONITORAMENTO. O monitoramento é um processo contínuo e faz parte integral do gerenciamento do projeto. O monitoramento diz respeito a observação regular e sistemática do desenvolvimento das atividades .

12 Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve
Quais são as suas metas? Chegamos lá? Indicadores - O que demonstra , o que sinaliza a evolução, o avanço rumo as metas traçadas.

13 E qual é a diferença entre meta e objetivo?
Objetivo é O QUÊ queremos, O QUÊ vamos fazer. Meta é QUANTO queremos, COMO e QUANDO, ( por ela se mensura, se estabelece parâmetros). Ex: Até 2010, 80% ou mais, e até 2022, 100% das crianças deverão apresentar as habilidades básicas de leitura e escrita até o final da 2ª série ou 3º ano do Ensino Fundamental.( Fonte: PNE)

14 Avaliação em extensão, para quê?
A necessidade da avaliação da extensão origina-se da sua intenção de atuar numa realidade complexa( problema ou necessidade). Os resultados da extensão não são certezas, são uma “aposta” na possibilidade de alcançar mudanças.

15 A avaliação da extensão
Se os projetos de extensão não tem um processo avaliativo estruturado, como podemos valorá-los? Como podemos propor a repetição de uma ação? Como incorporamos as ações de extensão na imagem da universidade? Como comprovamos que os recursos foram ou serão bem investidos? Como convencer alunos, técnicos e docentes e a comunidade a participar das ações?

16 A avaliação dos projetos: a quem cabe? Por quais caminhos?
Um dos caminhos utilizados Por outro lado Eficiência - relação insumo-produto Eficácia - resultados alcançados Efetividade- efeitos imediatos na realidade Impacto- contribuição do projeto para alcançar um objetivo maior para a sociedade. . Vive-se a crítica , recusa e resistência a concepção mecânica da realidade com a fixação desses Indicadores

17 Voltando aos Indicadores
Dizemos, então, que os indicadores se referem a aspectos tangíveis e intangíveis da realidade. Tangíveis são os facilmente observáveis e aferíveis quantitativa ou qualitativamente, como renda, escolaridade, saúde, organização, gestão, conhecimentos, habilidades, formas de participação, legislação, direitos legais, divulgação, oferta etc.

18 Indicadores? A primeira decorrência desta afirmação é, justamente, que eles indicam mas não são a própria realidade. Baseiam-se na identificação de uma variável, ou seja, algum aspecto que varia de estado ou situação, variação esta que consideramos capaz de expressar um fenômeno que nos interessa.

19 O caminho da Eficiência
FAZER CERTO A COISA, Ligada aos recursos consumidos no processo. Eficiência diz respeito à boa utilização dos recursos (financeiros, materiais e humanos) em relação às atividades e resultados atingidos. Por exemplo, atividades planejadas X realizadas, custo total X pessoas atingidas, quantidade de cursos X pessoas capacitadas. Revela o grau de utilização de recursos ◦Quantas horas? ◦Quantas salas? ◦Quantas cópias? ◦Quantas pessoas? ◦Quantas viagens, almoços, diárias? ◦Quanto custou? ◦Quanto rendeu?

20 Indo pela Eficácia FAZER A COISA CERTA Foco no resultado esperado.
As ações do projeto permitiram alcançar os resultados previstos? Quais eram as metas( objetivos, quantidade, valor, prazo)?

21 Será que chegamos a avaliar a Efetividade?
FAZER CERTO AS COISAS ÚTEIS. Em que medida os resultados do projeto, em termos de benefícios ou mudanças gerados, estão incorporados de modo permanente à realidade da população atingida? Dessa vez, a voz está em quem recebeu a ação.

22 Geramos Impacto? Impacto diz respeito às mudanças em outras áreas não diretamente trabalhadas pelo projeto (temas, aspectos, públicos, localidades,organizações , etc.), em virtude de seus resultados, Impacto demonstra o poder de influência e irradiação de uma atividade. Considerar sempre a presença de outros fatores e temporalidade.

23 Extensão e o difícil equilíbrio entre indicadores tangíveis e intangíveis.
Conversas difíceis... Quem deve fazer? Pró-reitorias? Por quê? Para demonstrar os valores, finalidades da Pró-Reitoria de Extensão( ou órgão semelhante) na relação da IES com a sociedade. Como faremos? O que cabe ao coordenador da ação?

24 Lembrando ...Indicadores intangíveis
Aqueles sobre os quais só podemos captar parcial e indiretamente algumas manifestações: consciência social, auto-estima, valores, atitudes, estilos de comportamento, capacidade empreendedora, liderança, poder, cidadania.

25 . Conversa mais difícil ainda....
Como saber se o esforço despendido na ação valeu a pena? Como saber qual o tipo de retorno do investimento? Como comunicar os resultados obtidos?

26 Novos temas para a Extensão?
Organizar/fornecer/solicitar dados sobre a ação por meio de procedimentos diversos( instrumentos, auditorias, entrevistas,etv0 Identificar a demanda do público, Qualificar os recursos utilizados Formar os coordenadores de atividades para a avaliação de seu projeto.

27 E depois? Desenvolvimento de projetos integrados em parceria com setores da sociedade. Decisão quanto a oferta de cursos de preparação de projetos e avaliação. Elaboração de manual de comunicação do que foi alcançado. Listagem de possíveis públicos-alvo/próximas ações. Enfim , superar o “achismo”, a falta de agenda.

28 Já é tempo da Extensão fornecer parâmetros qualificados e/ou quantificados que sirvam para detalhar em que medida vem cumprindo sua missão, seu papel e alcançando seus valores. A todos bom começo! Sonia Mendes


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