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Modelos de Negócios.

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Apresentação em tema: "Modelos de Negócios."— Transcrição da apresentação:

1 Modelos de Negócios

2 Negócio Como definir ???

3 Em economia, negócio é definido como
Atividade de troca realizada entre pessoas, empresas ou organizações, visando captar recursos financeiros para gerar bens e serviços. Em síntese, entende-se por negócio toda e qualquer atividade econômica com o objetivo de lucro.

4 Surgem novas formas de realizar negócios!
Considerando: Infra-estrutura de comunicação e informação pública Tecnologias da informação e comunicação nas organizações Quebra de restrições existentes anteriormente Surgem novas formas de realizar negócios!

5 Como ocorrem os negócios na Sociedade em Rede, na Economia Digital?

6 Modelos de Negócios Conceito Função
Um modelo é uma simplificação da realidade. Um modelo do negócio é uma abstração do funcionamento do próprio negócio (ERIKSSON; PENKER, 2000). São elaborados para facilitar a compreensão do funcionamento da estrutura proposta.

7 Componentes dos Modelos de Negócios
Regras Negócio Objetivos Recursos Processos

8 Componentes dos Modelos de Negócios
São os propósitos do negócio, ou simplesmente, o resultado que toda a organização deseja atingir. Objetivos Elementos utilizados em um negócio, tais como pessoa, material, informação ou produto. Recursos É o conjunto de atividades estruturadas para que um produto (bem ou serviço) seja gerado. Processos São declarações que restringem, derivam e fornecem condições de existência, representando o conhecimento do negócio. Regras

9 Modelos de Negócios na Economia Digital
Mercado Aberto Agregação Cadeia de Valor Aliança Redes de Negócios

10 Mercado Aberto Cliente Fornecedor Fornecedor Cliente Cliente

11 Mercado Aberto Vantagens Desvantagens
Relacionamento direto => desintermediação Redução de custos e preços Informações disponíveis a todos Concorrência livre e ampla Poder de negociação potencializado Permite surgir novos modelos de relacionamento e intermediação Modelo considerado auto-organizado, mercado perfeito Desvantagens Baixa confiabilidade (distanciamento e interação remota) Responsabilidade sob parte do processo Necessidade de entender e realizar as novas regras do mercado

12 Agregação Agregador Clientes Produtores

13 Agregação Uma entidade agrega valor para os produtores, fornecedores, clientes e consumidores

14 Agregação Vantagens Agregador Desvantagens Agregador
Ganhos financeiros sobre as transações e outras remunerações Ganhos de valor sobre o negócio – diversidade de serviços Desvantagens Agregador Identificar e selecionar serviços agregadores de valor Dependência em relação aos parceiros Concorrência do mercado aberto e outros agregadores Coordenar e realizar os processos

15 Agregação Vantagens Produtores e Fornecedores
Contam com mercado maior, mais confiável Redução de processos a serem realizados Redução de responsabilidades, custos e dificuldades Desvantagens Produtores e Fornecedores Dependência em relação ao agregador Redução da liberdade de atuação e decisão Possibilidade de aumento nos custos e preços finais

16 Cadeia de Valor Integrador Clientes Produtores

17 Cadeia de Valor Uma entidade coordena a atividade de vários parceiros, os quais interagem entre si e se completam para a produção de um produto ou serviço que será oferecido ao mercado pelo integrador.

18 Cadeia de Valor Vantagens Integrador Desvantagens Integrador
Produtores de porte variado, com mais flexibilidade e produtividade, permitem gerar novos produtos e serviços Atende clientes com mais flexibilidade, preço mais competitivo Reduzir restrições de abastecimento de recursos Desvantagens Integrador Dependência em relação à cadeia de valor Esforço para atrair fornecedores e clientes Criação e manutenção dos processos organizacionais - Esforço para coordenar os processos do modelo

19 Cadeia de Valor Vantagens Produtores Desvantagens Produtores
Contam com mercado maior e mais confiável, garantido pelo integrador Podem especializar-se em seus processos Redução de responsabilidade e custos Desvantagens Produtores Dependência em relação ao integrador Lidar com as diferenças de objetivos, realidade e porte dos demais produtores Dependência em relação aos demais produtores

20 Aliança Espaço de Valor Clientes Produtores

21 Aliança Uma ou mais organizações criam uma infraestrutura (denominada espaço de valor), na qual os produtores e fornecedores podem realizar seus processos de negócio de forma livre. O espaço de valor não tem como foco as transações ou lucro, mas sim seu surgimento e consolidação no mercado.

22 Aliança Vantagens Organizações (espaço de valor)
Identificação dos critérios e regras Interferência no mercado de atuação Reconhecimento pelo mercado Desvantagens Organizações (espaço de valor) Investimento para criação e manutenção do espaço de valor Alinhamento com estratégias dos participantes Dependência em relação ao espaço de valor

23 Aliança Vantagens Produtores Desvantagens Produtores
Utilizar a infraestrutura do espaço de valor Expansão do mercado de atuação Aumento do valor percebido pelos clientes Desvantagens Produtores Perda de confidencialidade Compartilhamento de informações privilegiadas com organização responsável pelo espaço de valor Dependência em relação ao espaço de valor

24 Redes de Negócios Mercado Aliança Aberto Redes de Negócios Cadeia de
Auto- organizado Mercado Aberto Aliança Redes de Negócios Controle Agregação Cadeia de Valor Hierárquico Baixa Alta Integração de valor

25 Redes de Negócios Atende de forma mais adequada e ampla as necessidades de mercados mais complexos

26 Para saber mais ..... Links para atividade aplicada Wal-Mart Como tudo funciona


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