A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oficina de Apropriação de Resultados

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oficina de Apropriação de Resultados"— Transcrição da apresentação:

1 Oficina de Apropriação de Resultados
Sabe 2013

2 Oficina de Apropriação de Resultados Língua Portuguesa – 2EF
Sabe 2013 Oficina de Apropriação de Resultados Língua Portuguesa – 2EF por Leila Martins

3 Sabe 2013 Objetivo geral Analisar e compreender os resultados das avaliações aplicadas no Sistema de Avaliação Baiano da Educação – Sabe (constituído pelos programas de avaliação Avalie Alfa e Avalie Ensino Médio).

4 O Sistema de Avaliação Baiano da Educação
Edições: 2011, 2012, 2013. Etapas avaliadas em 2013: 2º ano EF; 1ª , 2ª e 3ª séries do EM e Educação Profissional Integrada (2ª, 3ª e 4ª série). Disciplinas avaliadas em 2013 Avalie Alfa: 2º ano do EF em Língua Portuguesa (leitura e escrita) Avalie Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias; e Ciências da Natureza e suas tecnologias.

5 Objetivos específicos
Apresentar a Matriz de Referência, analisando os descritores que norteiam o teste da disciplina de Língua Portuguesa. Apresentar e interpretar os Padrões de Desempenho Estudantil. Analisar e interpretar pedagogicamente a avaliação do AVALIE ALFA.

6 “A árvore dos sapatos” (conto indiano ou hindu)
Sabe 2013 Conhecendo o outro... “A árvore dos sapatos” (conto indiano ou hindu)

7 Objetivos de Língua Portuguesa para a primeira etapa do Ensino Fundamental PCN Língua Portuguesa (1997) Os alunos devem ser capazes de: compreender o sentido nas mensagens orais e escritas; compreender o sentido global de textos lidos; ler e escrever textos dos gêneros previstos para o ciclo; produzir textos escritos coesos e coerentes; narrar histórias, mantendo o encadeamento dos fatos e sua sequência cronológica; ler textos cujo conteúdo e forma são familiares, de forma independente; escrever utilizando a escrita alfabética, demonstrando preocupação com a convenção ortográfica.

8 Matriz de Referência Sabe 2013 (3 eixos)
- APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA - HABILIDADES RELACIONADAS À IDENTIFICAÇÃO, AO RECONHECIMENTO DE ASPECTOS RELACIONADOS À TECNOLOGIA DA ESCRITA. - LEITURA - HABILIDADES RELACIONADAS À LEITURA DE PALAVRAS, DE FRASES E DE TEXTOS. - PROCEDIMENTOS DE ESCRITA.

9 Elaboração dos testes SABE MATRIZ DE REFERÊNCIA
REFERENCIAL CURRICULAR MATRIZ DE REFERÊNCIA Competências e Habilidades Conjunto de descritores Nível de operação mental necessário para a aprendizagem Descritores originados do cruzamento entre conteúdos programáticos e as habilidades e competências cognitivas que lhes são próprias. Itens Testes de Proficiência SABE Sistema de Avaliação Baiano da Educação

10 1) Quais são os principais conteúdos apresentados no processo de Alfabetização?
Alfabeto e Ordem Alfabética. Alfabeto Maiúsculo e Minúsculo. Divisão silábica / Número de sílabas. Sílaba Tônica. Etc. Vamos associá-los às habilidades da Matriz!

11 INTERPRETANDO A MATRIZ DE REFERÊNCIA
Sabe 2013 INTERPRETANDO A MATRIZ DE REFERÊNCIA (Entregar a Matriz) Formação de grupos com até 4 integrantes. Cada grupo ficará responsável por um tópico da disciplina. Discutir os conteúdos do tópico selecionado. Desenvolver uma atividade para a sala de aula, tendo como referências as habilidades elencadas no tópico selecionado na Matriz. Associar as habilidades desenvolvidas nas atividades com as dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Associar os conteúdos das atividades com os descritores da matriz.

12 Sabe 2013

13

14

15 Filme: Playing of Change de Mark Johnson (um engenheiro de som que gravou vários músicos de rua tocando as mesmas músicas). ..\01-Stand.By.Me.avi Pensar nos arranjos apresentados da música “stand by me” e no fato de uma única música poder ser executada de variadas formas, através de diversos instrumentos, em diferentes pontos do mundo. Trazer essa reflexão para a Avaliação, pensando a matriz , o currículo e as habilidades a serem avaliadas.

16 Sabe 2013 Item x Atividades Atividades podem apresentar o desenvolvimento de diversas habilidades. Atividades são desenvolvidas com base em diversos instrumentos e recursos didáticos. O item avalia apenas uma habilidade. O item é, geralmente, desenvolvido por meio de questões de múltipla escolha. O item pode ser dicotômico (duas categorias de resposta, p.e.: “sim” e “não”) ou politômico (três ou mais categorias de resposta)

17 Sabe 2013 Análise de Itens

18 Sabe 2013 Análise de Itens Para compreender melhor o que avaliam esses descritores e quais são as possibilidades de resposta dadas pelos estudantes , vamos analisar alguns itens.

19 Sabe 2013 Análise de Itens Vamos apresentar alguns itens e solicitamos que observem os seguintes aspectos: Qual a habilidade avaliada? Qual a resposta correta? Quais são as possíveis estratégias de resolução deste item?

20 Sabe 2013 Análise de Itens Vamos apresentar alguns itens e solicitamos que observem os seguintes aspectos: Em relação aos distratores (respostas incorretas), quais são as possíveis estratégias utilizadas, pelos estudantes, para encontrar tal resultado? Como trabalhar o conteúdo com os estudantes que assinalaram essas respostas incorretas (a partir das possíveis estratégias utilizadas por eles ao responderem o item de modo incorreto)?

21 Nível Inicial

22 Nível Intermediário

23 Nível Básico

24 Nível Avançado

25 Cortes dos Padrões de Desempenho de Língua Portuguesa em Alfabetização
Sabe 2013 Cortes dos Padrões de Desempenho de Língua Portuguesa em Alfabetização 2ª série/ano do Ensino Fundamental Inicial Intermediário Básico Avançado Como são estipulados? Quais os valores mínimo e máximo de cada intervalo?

26 Sabe 2013 Padrões de desempenho

27 Sabe 2013

28 Sabe 2013

29 Sabe 2013

30 Sabe 2013

31 Sabe 2013

32 Sabe 2013

33 Sabe 2013

34 Sabe 2013 Resultados

35 Resultados Resultados por Projeto, Município, Escola.
Sabe 2013 Resultados Resultados por Projeto, Município, Escola. Proficiência média. Participação. Percentual de estudantes por padrão. Percentual de estudantes por nível de proficiência.

36 Resultados Sabe 2013 Observe a participação dos estudantes na escola.
Qual seria o percentual de participação na avaliação aplicada na escola? Este percentual é significativo? Em relação à participação, o número de alunos avaliados corresponde ao número de alunos que frequentam a escola? Quem são os alunos que não fizeram a avaliação? Como possibilitar a participação desses alunos nas próximas avaliações? Como melhorar a frequência desses alunos na escola?

37 AVALIE ALFA

38

39

40 Sabe 2013

41 Sabe 2013

42 Sabe 2013

43 Vamos calcular para os demais padrões?
Sabe 2013 Vamos calcular para os demais padrões? 100% participação = 48 estudantes 18,8% = X estudantes 100 x = 902,4 X= 9 estudantes

44 Análise de Itens de escrita
Sabe 2013 Análise de Itens de escrita

45 Procedimentos de escrita
Sabe 2013 Procedimentos de escrita

46 Sabe 2013 Dúvidas?

47 Sabe 2013 Obrigada pela atenção.


Carregar ppt "Oficina de Apropriação de Resultados"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google