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Empreendedorismo AULA 5
Professor Paulo Sertek Doutor em Educação Mestre em Tecnologia e Desenvolvimento
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CONTEÚDO - AULA 05 REDUZIR RISCOS
AVALIAR O POTENCIAL DE LUCRO E CRESCIMENTO DEFINIR A ESTRATÉGIA COMPETITIVA Texto no livro: Empreendedorismo.Ibpex, 2007, p. 130 a 149.
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II -DESENVOLVER O CONCEITO DO NEGÓCIO
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6. REDUZIR RISCOS
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FRACASSOS: POR QUÊ? Falta de experiência gerencial do empreendedor;
Prudência! Falta de experiência gerencial do empreendedor; Conhecimento inadequado do mercado; Insuficiência de disponibilidade de capital para iniciar o empreendimento; Problemas de qualidade com o produto;
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IMPRUDÊNCIA: POR QUÊ? Localização errada;
Erros gerenciais no desenvolvimento do negócio; Capitalização excessiva em ativos fixos; Inadimplência de credores; Ineficiência de marketing e vendas;
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CAUSAS DE FRACASSO Excessiva centralização gerencial do empreendedor;
Crescimento mal planejado; Atitude errada do empreendedor para com o negócio; Erro na avaliação da reação dos concorrentes;
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POR QUÊ? Rápida obsolescência do produto;
Posicionamento errado do produto ou serviço no mercado - imagem, propaganda, promoção, canais de distribuição e preço; Abordagem incorreta de vendas;
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CAUSAS DE MORTE DE EMPRESAS
Não estou sentindo firmeza no seu taco !!! LÍDERES DO RANKING 1. Ausência de gerente capaz e; 2. Falta de conhecimento do mercado.
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DICAS IMPORTANTES -Planejar ao máximo antes de colocar o negócio em prática; -No papel, os custos são bem menores; -Conhecer a fundo os pontos fortes e fracos do negócio.
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DICAS IMPORTANTES -Participar de entidades empresariais e setoriais;
-Dar valor para a experiência de outros empreendedores; -Nunca parar de capacitar.
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DICAS IMPORTANTES Fazer cursos e treinamentos constantemente;
Ter certeza do negócio que realmente quer fazer; Procurar parceiros sempre, isolados os micros e pequenos não tem fôlego para crescer.
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DICAS IMPORTANTES Participar de associações, consórcios
e cooperativas para enfrentar os cinco primeiros anos que são decisivos; Buscar modelos de gestão compatíveis com as necessidades; Manter-se sempre bem informado; Apostar tudo em qualidade.
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7. AVALIAR O POTENCIAL DE LUCRO E CRESCIMENTO
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Ciclo de vida da empresa
A empresa atravessa uma série de estágios evolucionários, do surgimento da idéia de um novo negócio, maturidade, redefinição ou seu desaparecimento. A curva em S ajuda a compreender o fenômeno que em vida não é simples de ser analisado.
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FASES DO CICLO DE VIDA DO NEGÓCIO
vendas preço turbulência introdução saturação expansão declínio lucro tempo
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tempo Volume de negócios Inovação: criação de novos
Segmentação de mercado aprimorada, novos periféricos, etc Volume de negócios diversificação Eficiência operacional melhoria (baixo custo de produção) reposicionamento Pacote de conhecimento e administração Criação de barreiras para defender o território internacionalização tempo Inovação: criação de novos sistemas de adm de serviços Reprodução de unidades ou crescimento a partir do núcleo central
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LEI DA OFERTA E DA DEMANDA
alto Curva da oferta Preço do produto ou do serviço Curva da demanda Preço do mercado Quantidade oferecida baixo Quantidade do produto ou do serviço baixa alta
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8. DEFINIR A ESTRATÉGIA COMPETITIVA
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As cinco forças de Porter
Concorrentes Existentes Novos Entrantes Fornecedores Serviços Substitutos Clientes
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desempenho superior das
Vantagem Competitiva Diferenciação Custos (SC) Qualidade desempenho superior das operações de serviços
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Estratégias Genéricas
CUSTOS DIFERENCIAÇÃO FOCO
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Desempenho recursos confiabilidade conformidade manutenibilidade
estética VALOR PERCEBIDO produto serviços pessoal imagem Distribuição instalação treinamento consultoria reparos VALOR FORNECIDO Competência cortesia credibilidade confiabilidade prontidão comunicação PREÇO valor monetário custos de tempo energia desgaste psicológico Símbolos propaganda atmosfera eventos
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II -DESENVOLVER O CONCEITO DO NEGÓCIO
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TOMADA DE DECISÃO Que decisão tenho de tomar para que haja uma melhora significativa no modo de realizar a minha atividade? Que qualidade é preciso desenvolver?
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AGIR E REAGIR EUFORIA DEPRESSÃO Linha da convicção
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PLANEJAMENTO Problemas de produção do produto;
Escolha do momento errado para iniciar o empreendimento; e Falta ou erros de planejamento do empreendimento - projeção de vendas, de custos e do fluxo de caixa.
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Professor: Msc.Paulo Sertek
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