Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouSamuel Lupercio Alterado mais de 10 anos atrás
1
O PROFESSOR EM ATUAÇÃO NO AMBIENTE TECNOLÓGICO
Anair Altoé
2
Ambiente tecnológico:
Solicitação de uma melhor compreensão das ações e procedimentos pedagógicos. Metodologia aplica-se: . Campo técnico . Campo pedagógico
3
Professor: Facilitador Rogers Seymour Papert Mediador Vygotsky
4
No ambiente tecnológico, o aluno:
● não é criticado ao cometer erros; ● é o agente de sua aprendizagem; ● a depuração é parte integrante do processo de aprendizagem; ● é encorajado a estudar o “bug” ao invés de esquecê-lo.
5
O professor: ►pelos conhecimentos adquiridos ►pela sua experiência
pode ajudar o aluno em sua investigação e facilitar sua autoformação. (Bossuet, 1985)
6
A relação do professor com o aluno
realiza-se pela INTERVENÇÃO
7
A INTERVENÇÃO acontece para:
→ responder uma demanda; → explorar uma situação rica; → apresentar novas idéias; → facilitar: a verbalização e a conscientização do pensamento.
8
O PROFESSOR DEVE INTERVIR?
COMO E QUANDO O PROFESSOR DEVE INTERVIR?
9
TIPOS DE INTERVENÇÃO: 1. DAR IDÉIA: ILUSTRAR, ENCORAJAR, MODIFICAR
2. REVER PROGRAMAS 3. SUGERIR DESAFIO 4. AJUDAR A PLANEJAR
10
INTERVENÇÕES BEM SUCEDIDAS:
1. QUANDO INTRODUZIDA DE FORMA EXPLORATÓRIA; 2. LIGADAS AO PROCESSO DE TRABALHO; 3. QUANDO FOR INTRODUZIDA PARA APRESENTAR UMA NOVA IDÉIA.
11
INTERVENÇÕES POUCO SIGNIFICATIVAS:
São aquelas realizadas SEM a solicitação do aluno.
12
Metodológico Pessoa-fonte Animador Catalizador Negociador
TIPOS DE PROFESSOR: Metodológico Pessoa-fonte Animador Catalizador Negociador
13
TIPOS DE PROFESSOR: Metodológico Aquele que ajuda o aprendiz a compreender dificuldades de natureza metodológica. Sabe que o aluno necessita ser atendido em seus questionamentos de ordem sintática.
14
TIPOS DE PROFESSOR: Pessoa-fonte Aquele que ajuda o aprendiz a suplementar os conhecimentos para continuar seu projeto. Sabe que necessita questionar e propor desafios ao aluno. Responderá questões, dará ajuda, se for solicitada.
15
Animador TIPOS DE PROFESSOR:
Aquele que ajuda o aprendiz a prosseguir em sua exploração, especialmente, em duas situações: seja na resolução do problema ou no prelúdio de novas descobertas. Compartilha com o aluno, engajado em uma colaboração intelectual: juntos, experimentam as várias possibilidades de resolução do problema.
16
Catalizador TIPOS DE PROFESSOR:
Aquele que intervêm sobre a verbalização dos problemas encontrados e sobre as soluções dadas pelo aprendiz. É orientado pelo conhecimento que possui e sobre os estágios de desenvolvimento em que se encontra o sujeito.
17
TIPOS DE PROFESSOR: Negociador Aquele que negocia com o aprendiz, caso o projeto escolhido tenha sido muito complexo. O sujeito deve ser instigado a fazer boas perguntas para esclarecer sua investigação.
18
No ambiente tecnológico o professor:
Age com clareza; Exerce papel de orientador do processo de construção/elaboração do conhecimento pelo aluno; Encontra-se na condição de acompanhar o processo de aprendizagem do aluno
19
No ambiente tecnológico o professor:
Sabe que irá intervir no trabalho do aluno também como aprendiz; Na condição de orientador ajuda o aluno a superar suas dificuldades e a progredir no processo de aprendizagem.
20
O professor: Intervém quando e como o aluno necessita encontrar soluções para seus problemas; Torna-se cada vez mais capacitado a encaminhar boas perguntas quanto mais atua no ambiente tecnológico.
21
No ambiente tecnológico:
As experiências vividas e os conhecimentos construídos tornam-se a maior fonte de análise e reflexão na busca da compreensão sobre a atuação do professor que visa utilizar a tecnologia como ferramenta pedagógica.
22
Sugestão de vídeos: Vídeo http://www.youtube.com/watch?v=MF9ob4KTaOM
Educação Brasileira # 78 Computador na Escola / Livros Digitais Educação Brasileira º bloco -- Computador na Escola Ederson Granetto entrevista José Armando Valente.
23
Mobilidade e Tecnologia: José Armando Valente at TEDxUnicamp 2012
Vídeo Mobilidade e Tecnologia: Mudanças nos Processos Educacionais José Armando Valente at TEDxUnicamp 2012 Publicado em 30/12/2012 Professor do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação, Instituto de Artes, e Pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED). Coordenador do Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE) da Unicamp. Professor Colaborador do programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-SP. Livre Docente da UNICAMP. Mestre e Doutor pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT).
24
Nós da Educação: José Manuel Moran (bloco 1)
Vídeo Nós da Educação: José Manuel Moran (bloco 1) O professor José Manuel Moran, é doutor em Ciências da Comunicação pela USP. Aborda o uso da internet na educação, em temas como a aplicação das diferentes mídias na educação e a aprendizagem colaborativa TV Paulo Freire.
25
Tecnologia aplicada à Educação - Parte 2
Vídeo Tecnologia aplicada à Educação - Parte 2 Prof. Dr José Manuel Moran O professor José Manuel Moran, é doutor em Ciências da Comunicação pela USP.
26
Sugestão de leituras: Dissertações defendidas no PPE/UEM 2010 SONIA MARIA ANDRETO FUGIMOTO [Dissertação] Título: O COMPUTADOR NA SALA DE AULA: O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA E SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA Defesa: 29/03/2010
27
2009 JOÃO COELHO NETO [Dissertação] Título: EDUCAÇÃO E INFORMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE O USO DE AMBIENTES INFORMATIZADOS COM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ – CAMPUS DE CORNÉLIO PROCÓPIO Defesa: 04/03/2009 – Endereço: LUÍS CLÁUDIO DA SILVA [Dissertação] Título: A TELEVISÃO E SUA UTILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO Defesa: ago/2009 – Endereço: ANA PAULA DOMINGOS BALADELI [Dissertação] Título: DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA. Defesa: 14/12/ Endereço: <
28
2008 PAULA EDICLÉIA FRANÇA BACARO [Dissertação] Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO APRENDENDO O USO DE PROJETO DE TRABALHO COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM AMBIENTE INFORMATIZADO. Endereço:
29
2006 JAMILE SANTINELLO [Dissertação] Título: O PROFESSOR UNIVERSITÁRIO VIVENCIANDO O ATO DE APRENDER EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM Defesa: 17/março/2006 Endereço:
30
2005 MARISA MORALES PENATI [Dissertação] Título: EDUCAÇÃO E COMPUTADOR: construindo a prática pedagógica em uma perspectiva construcionista, com alunas do curso de pedagogia da Universidade Estadual de Maringá-pr . Defesa: 21/01/2005 Endereço: MARIZA MITSUKO NOGAI [Dissertação] Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UMA PERSPECTIVA REFLEXIVA E O USO DO COMPUTADOR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO COM ALUNAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ – PR Defesa: 09/12/2005
31
2004 RODRIGUES, Divania Luiza. FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO. Endereço: 2003 KEMPA, Sydnei Roberto. O TEMPO E O ESPAÇO NA SOCIEDADE CAPITALISTA: UMA REFLEXÃO PARA ATUAÇÃO DE PROFESSORES. Defesa: 11/11/2003
32
O bom professor constróe-se no seu dia-a-dia, na prática pedagógica.
Bom trabalho docente. Obrigada.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.