Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouYan Alberto Alterado mais de 10 anos atrás
1
Pesquisa e Planejamento de Marketing e Propaganda
Aula de Revisão
2
Apresentação O que é Marketing?
Função empresarial que busca criar valor para o cliente, e que esse valor gera vantagem competitiva para a empresa. Envolve a construção de uma orientação para o cliente
3
Capítulo 1 Marketing e Estratégia
4
Um novo Mercado Flexibilidade para responder as alterações de mercado
Criação de valor para o cliente Inovação Diferencial
5
Essência do Posicionamento Estratégico
Variedade: quando uma empresa produz melhor um determinado produto ou serviço Necessidade: quando grupos de consumidores possui diferentes necessidades Acesso: quando a empresa busca satisfazer as necessidades específicas de um conjunto de consumidores
6
Vantagem Competitiva Capacidade de criar valor superior ao cliente
7
Estratégia É o conjunto de decisões que tem por objetivo orientar o posicionamento da empresa Está relacionada a utilização adequada dos recursos físicos, financeiros e humanos
8
Planejamento Estratégico Empresarial
É uma visão específica do futuro, tanto do mercado, concorrentes, produtos, serviços e valores. Significa definir missão e visão Missão: propósito Visão: imagem de futuro
9
Capítulo 2 O Marketing
10
O Marketing Objetivo: Atender as necessidades dos clientes
Interpretar os anseios do mercado Busca pela vantagem competitiva sustentável 4 P`S ( Produto, preço, praça, ponto-de-venda, promoção)
11
Capítulo 3 Planejamento Estratégico de Marketing
12
Para onde o ambiente me empurra?
Para onde quero ir? Onde estou? Para onde o ambiente me empurra?
13
Diagnóstico Conhecer a empresa Quem é a empresa? O que ela tem?
Qual sua doença? Fatores internos: Clima Tecnologia Funcionários Acionistas Parceiros
14
Fatores Externos Ambiente demográfico Ambiente Econômico
Ambiente Natural Ambiente Tecnológico Ambiente Político-legal Concorrência Comportamento dos Consumidores Não há como anular, mas é possível estabelecer equilíbrio
15
Estratégias para Diagnósticos
16
Ciclo de Vida do Produto
17
Matriz Ansoff (produto - mercado)
18
Matriz Swot
19
Estratégias Competitivas Porter
20
Matriz BCG
21
Sistema de Marketing Segmentação e seleção de Mercados Posicionamento
Pesquisa Segmentação e seleção de Mercados Posicionamento Estratégia do Mix Implementação e controle
22
Capítulo 4 Pesquisa de Marketing
23
SIM Macroambiente Microambiente
Sistema de informações mercadológicas (SIM) Composto por pessoas, equipamentos e procedimentos
24
Pesquisa de Marketing Deve ser vista como investimento
Objetivo: responder questões cruciais Qual é a melhor embalagem Quais as expectativas dos clientes Qual o preço Qual promoção Quais concorrentes
25
Desenvolvimento do Projeto
Etapas Definição do Problema Desenvolvimento do Projeto Coleta de Informações Análise. das Info Apr. Resultados
26
Objetivos Específicos
Elaboração do Projeto Título Problema Objetivo Geral Objetivos Específicos
27
Metodologia de Pesquisa
Estudos exploratórios – dados já existentes na empresa Estudos descritivos – entrevistas ou grupos, qualitativas ou quantitativas Experimentais ou causais – unidades de testes ou grupos experimentais
28
Natureza das variáveis
Quantitativa – grande número de respondentes Qualitativa – perguntas abertas, entrevistas individuais de profundidade
29
Mercado ou Universo de Pesquisa
Composto pela população ou público alvo de acordo com a natureza e os objetivos de pesquisa
30
Amostras Amostras não-probabilísticas
Critérios subjetivos do pesquisador Amostras não probabilísticas por conveniência Critérios subjetivos e pessoas ao alcance do pesquisador Amostras não probabilísticas por julgamento Utiliza seu julgamento para selecionar membros Amostras não probabilísticas por cota Procura amostra que se identifique com o Universo. Sexo, religião, idade
31
Amostras Amostras probabilísticas Amostras probabilísticas simples
Todos tem igual probabilidade Amostras probabilísticas simples Escolhido por meio de sorteio Amostras probabilísticas estratificadas População dividida por grupos Amostras probabilísticas sistemáticas Elementos selecionados aleatoriamente, através de um intervalo
32
Fórmulas No = Z².p(1-p) D² n= N₀__ 1 + N₀_ N N₀ = Número Dimensionado
Z = Distribuição Normal (1,96) P = Probabilidade (0,50) D = Margem de Erro 0,01 a 0,10 (0,03) ou (0,05) n = Tamanho da Amostra N = Tamanho da População No = Z².p(1-p) D² n= N₀__ 1 + N₀_ N
33
Perguntas Dicotômicas
O Sr. Possui casa própria? ( ) Sim ( ) Não Qual cidade o Sr. Mora? ( ) Montenegro ( ) São Sebastião Cai ( ) Salvador do Sul
34
Perguntas Abertas Qual a sua opinião sobre a cidade onde mora?
Qual sua opinião sobre a qualidade de ensino da Uninter?
35
Perguntas semi-aberta
Qual cidade o Sr. Mora? ( ) Montenegro ( ) São S. Caí ( ) Salvador do Sul Por quê? _____________________________________________________________________________________________________________________________________________
36
Perguntas Encadeadas O Sr. Tem carro? ( ) Sim ( ) Não
Caso a resposta seja afirmativa, qual a marca?_______________________________________________________________________________________
37
Escala de Lickert (concordo-discordo)
O Científico/Uninter é a melhor instituição de ensino de Montenegro? Concordo totalmente Concordo parcialmente Não concordo nem discordo Discordo parcialmente Discordo totalmente
38
Diferenças Semânticas
Qualidade de ensino Alta qualidade 10/9/8/7/6/5/4/3/2/1/Baixa qualidade
39
Escala de Importância Ar Condicionado nas salas de aula é?
( ) Fundamental ( ) Importante ( ) Pouco Importante ( ) Sem Importância
40
Escala de Valores O serviço de biblioteca no Científico é:
( ) Ótimo ( ) Regular ( )Péssimo ( ) Bom ( ) Ruim
41
Escala de Intenção de Compra
Se houvesse um evento acadêmico no Científico eu: ( ) Certamente iria ( ) Não tenho certeza ( ) Não iria
42
Escala Nominal Qual supermercado de sua preferência? ( ) Nacional
( ) Natally ( ) Mombach ( ) Imec ( ) Centenário ( ) RoalMaster
43
Escala Ordinal Na escala abaixo, assinale o valor correspondente
1- Importantíssimo, 2- Importante, 3- Pouco Importante, 4- Sem Importância Fatores: ( ) Preço Mensalidade ( ) Ar cond. ( ) Professores ( ) Biblioteca
44
Escala Comparativas Você considera o governo atual:
( ) Pior que o anterior ( ) Igual ao anterior ( ) Melhor que o anterior
45
Escala de Lembrança de Marca
Quando menciono educação, qual o primeiro nome vem a sua mente?
46
Análise das Informações
Feita por representação gráfica Utilização da estatística
47
Considerações Texto baseado nas respostas obtidas no projeto e voltado aos objetivos da pesquisa
48
Estudo de Caso 1- Problema 2- Objetivo Geral
As condições de pagamento da minha empresa são satisfatórias 2- Objetivo Geral Identificar se as condições de pagamento aplicadas pela empresa Glass atendem às necessidades dos clientes, portando-se de maneira competitiva no mercado.
49
Estudo de Caso 3- Objetivos Específicos
Analisar a satisfação dos clientes quanto aos descontos praticados pela empresa no pagamento à vista Identificar o grau de satisfação dos clientes da empresa em relação ao adicional financeiro as compras a prazo Especificar para os clientes o prazo ideal para efetuar compras Averiguar a imagem que os clientes possuem quanto à maneira como a empresa lida com a inadimplência Especificar as principais dificuldades que os clientes possuem para realizar a primeira compra a prazo
50
Estudo de Caso 4- Universo ou Mercado Será a partir de uma base de 1000 cadastros de pontos-de-venda. 5- Amostra A pesquisa será aplicada amostralmente em 100 pontos de venda, classificados por segmentos de mercado e valor de faturamento 6- Metodologia A pesquisa será realizada em forma de questionário aplicado pessoalmente
51
Estudo de Caso 6.1- Questionário
Quanto as condições de pagamento oferecidas pela empresa, os clientes as consideram: ()Muito Boas ( ) Boas () Regulares ()Ruins Como você classifica a política de descontos da empresa? () Muito Boa () Boa () Regular () Ruim Quanto a política de descontos, atribua nota de 1 a 3: ( ) Percentuais ( )Qualidade Vs Descontos ( )Pagamentos Antecipados
52
Estudo de Caso Nas compras realizadas a prazo, o adicional aplicado pela empresa é: ( ) Ideal ( ) Conveniente ( ) Abusivo Qual seria o prazo ideal para o pagamento da compra? ( ) A vista ( ) 7D ()14D () 21D () 28D Classifique 1 a 5 os quesitos referentes a maneira como a empresa lida com a inadimplência: ( ) Flexibilidade ( ) Diálogo ( ) Propostas O que impossibilita sua primeira compra a prazo na empresa? () Cadastro incompleto () Restrições () Cadastro recente ( ) Pessoa Física
53
Critério Brasil Classifica as classes sociais
Classes A1, A2, B1,B2,C,D,E
55
Capítulo 5 Elaboração do Plano de Marketing
56
Missão da Organização Missão Ser a companhia aérea preferida das pessoas, com alegria, criatividade, respeito e responsabilidade. Missão Como sistema cooperativo, valorizar o relacionamento, oferecer soluções financeiras para agregar renda e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos associados e da sociedade.
57
Estudo detalhado do mercado
Identificar tendências Vendas Preços Margens Concorrentes Posicionamento
58
Diagnóstico Análise da situação atual Vendas Lucro Mix marketing
Relacionamento
59
Análise Swot Analisa Oportunidades e Ameaças Pontos fortes e fracos
60
Objetivos Definir metas Planos Alvos Objetivos
Quantitativos “aumentar em 3% as vendas” Qualitativos “Ser a marca mais lembrada”
61
Estratégias do Composto de Marketing
62
Capítulo 6 Relacionamento com Clientes Internos e Externos
63
Endomarketing As pessoas como diferencial Motivação
Assegurar que os funcionários compreendam o negócio e estejam motivados e orientados para o cliente Atrair e reter funcionários Enxergar o funcionário como cliente
64
Conquista e fidelização dos Clientes
Para uma empresa sobreviver ela precisa de clientes Identifica e estabelece, mantém e aumentam o relacionamento com clientes CRM – Customer Relationship Management Software que gerencia informações
65
Capítulo 7 Modelo de Plano de Marketing Ver Livro Página 146
66
Muito Obrigado! Baseado no Livro “Pesquisa e Planejamento de Marketing e Propaganda” da Prof. Márcia Valéria Paixão, Ed. Ibpex, Curitiba, 2008
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.