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Teorias Motivacionais

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Apresentação em tema: "Teorias Motivacionais"— Transcrição da apresentação:

1 Teorias Motivacionais

2 Motivação onde quero chegar , não importa o caminho a tomar”
“Se eu não sei onde quero chegar , não importa o caminho a tomar”

3 Evolução Teorias da Administração Teoria Clássica e Teoria Científica
das Relações Humanas

4 Teorias da Administração
A Teoria da Administração Científica estudava a empresa privilegiando as tarefas de produção enquanto a Teoria Clássica da Administração a estudava privilegiando a estrutura da organização. Ambas as teorias buscavam alcançar o mesmo objetivo: maior produtividade do trabalho e a busca da eficiência nas organizações. Se a Administração Científica se caracterizava pela ênfase na tarefa realizada pelo operário, a Teoria Clássica se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. A consequência destas Teorias foi uma redução no custo dos bens manufaturados. Aquilo que fora um luxo acessível apenas aos ricos, como automóveis ou aparelhos domésticos, tornou-se disponível para as massas. Mais importante foi o fato de que tornaram possível o aumento dos salários, ao mesmo tempo em que reduziram o custo total dos produtos.

5 Teoria Científica Taylor enumera as bases da administração científica: 1 – o estudo do tempo e padrões de produção; 2 – a supervisão funcional; 3 – a padronização de ferramentas e instrumentos; 4 – o planejamento de tarefas e cargos; 5 – o princípio da exceção; 6 – a utilização de instrumentos para economizar tempo; 7 – fichas de instrução de serviço; 8 – a idéia de tarefa, associada a prêmios de produção; 9 – um sistema de classificação dos produtos e dos insumos (matéria prima, etc); 10- um sistema de delineamento das rotinas de trabalho.

6 Teoria Científica Através da racionalização da produção, idealizou a linha de montagem, que permitiu a produção em série e em massa. Ford adotou três princípios básicos: - Intensificação: diminuir o tempo da fabricação e da comercialização; - Economicidade: manter estoques reduzidos de matérias primas; - Produtividade: aumentar a capacidade de produção dos trabalhadores, através da especialização e do trabalho conjugado.

7 Teoria Clássica Fayol relacionou 14 princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor: Divisão do trabalho - Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade. Autoridade - Autoridade é o direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade. Disciplina - Necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho válidas pra todos os funcionários. A ausência de disciplina gera o caos na organização. Unidade de comando - Um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe, evitando contra-ordens. Unidade de direção - O controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para grupo de atividades com os mesmos objetivos. Subordinação dos interesses individuais(ao interesse geral) - Os interesses gerais da organização devem prevalecer sobre os interesses individuais. Remuneração - Deve ser suficiente para garantir a satisfação dos funcionários e da própria organização.

8 Teoria Clássica Centralização (ou Descentralização) - As atividades vitais da organização e sua autoridade devem ser centralizadas. Linha de Comando (Hierarquia) - Defesa incondicional da estrutura hierárquica, respeitando à risca uma linha de autoridade fixa. Ordem - Deve ser mantida em toda organização, preservando um lugar pra cada coisa e cada coisa em seu lugar. Eqüidade - A justiça deve prevalecer em toda organização, justificando a lealdade e a devoção de cada funcionário à empresa. Direitos iguais. Estabilidade dos funcionários - Uma rotatividade alta tem conseqüências negativas sobre desempenho da empresa e o moral dos funcionários. Iniciativa - Deve ser entendida como a capacidade de estabelecer um plano e cumpri-lo. Espírito de equipe - O trabalho deve ser conjunto, facilitado pela comunicação dentro da equipe. Os integrantes de um mesmo grupo precisam ter consciência de classe, para que defendam seus propósitos.

9 Teoria Clássica Obsessão pelo comando - Tendo como ótica a visão da empresa a partir da gerência administrativa, Fayol focou seus estudos na unidade do comando, autoridade e na responsabilidade. Em função disso, é visto como obcecado pelo comando. A empresa como sistema fechado - A partir do momento em que o planejamento é definido como sendo a pedra angular da gestão empresarial, é difícil imaginar que a organização seja vista como uma parte isolada do ambiente. Manipulação dos trabalhadores - Bem como a Administração Científica, fora tachada de tendenciosa, desenvolvendo princípios que buscavam explorar os trabalhadores.

10 Teoria das Relações Humanas
As conclusões da Experiência de Hawthorne, realizada entre 1927 e 1932, sob a coordenação de Elton Mayo, que colocaram em xeque os principais postulados da Teoria Clássica da Administração. Conclusão geral da experiência de Hawthorne: O nível de produção é determinado pela integração social e não pela capacidade física dos operários. O operário não reage como indivíduo isolado, mas como membro de um grupo social. A empresa passou a ser vista como um conjunto de grupos informais cuja estrutura nem sempre coincide com a organização formal. Os elementos emocionais e mesmo irracionais passam a merecer uma maior atenção. As pessoas são motivadas principalmente pela necessidade de reconhecimento, de aprovação social e de participação nas atividades dos grupos sociais (Conceito de Homem Social).

11 A EMPRESA COMO SISTEMA SOCIAL
Objetivos Tecnologia Estrutura Competências Equipamentos Organização Formal Normas de conduta Grupos informais Cultura organizacional Conflito e cooperação Poder e política Ética e valores Oganização informal

12 Motivação: Origem ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS
ênfase na satisfação dos funcionários questões afetivas e pessoais aspectos humanos na organização

13 O que é MOTIVAÇÃO?

14 Desejo de exercer altos níveis de esforço em direção a determinados objetivos, organizacionais ou não, condicionados pela capacidade de satisfazer algumas necessidades individuais

15 Características Básicas
Fenômeno individual: somos únicos e devemos ser tratados como tal Intencional: uma vez que esteja sob controle da pessoa Multifacetada: depende tanto do estímulo como da escolha do comportamento da pessoa

16 Tipos de Motivação Intrínseca (recompensas psicológicas)
Reconhecimento Respeito Status Ligadas as ações individuais dos gerentes Extrínseca (recompensas tangíveis) Salários Benefícios Promoções Independem da gerência

17 Ciclo da Motivação

18 Hipóteses sobre a Motivação Humana
Homem complexo Homem auto-realizador Homem social econômico-racional A motivação encontra-se na perspectiva do ganho. O motivo importante é ter bens materiais. A motivação é o grupo. Os motivos importantes são o reconhecimento e a aceitação pelos colegas. A motivação é a realização interior. O que importa e motiva é a satisfação íntima. A motivação não tem causa única. Diversos motivos ou causas são importantes para mover o comportamento. MAXIMIANO /TGA – Fig – Quatro hipóteses convencionais sobre a motivação humana.

19 Teorias Motivacionais
As teorias sobre a Motivação, que explicam o desempenho das pessoas, dividem-se em dois grupos: Teoria do Conteúdo – procuram explicar quais fatores motivam as pessoas Teorias de Processo – procuram explicar como funciona o mecanismo da motivação, qual a sua dinâmica

20 TEORIAS DO CONTEÚDO

21 Maslow Abraham Maslow formulou uma teoria com base na hierarquia de necessidades que influenciam o comportamento humano. Maslow concebeu esta hierarquia pelo fato de o homem ser uma criatura que expande suas necessidades no decorrer de sua vida. À medida que o homem satisfaz suas necessidades básicas outras mais elevadas assumem o predomínio do seu comportamento.

22 Necessidades Secundárias Necessidades Primárias
Necessidades sociais Materiais Psicológicas Interesses profissionais Influenciadas pela sociedade, personalidade e diferenças individuais Necessidades Secundárias Necessidades Primárias Alimentação Reprodução Abrigo Segurança Comuns a todas as pessoas MAXIMIANO /TGA – Fig – Hierarquia de necessidades, com dois grupos.

23 Teoria das Necessidades de Maslow

24 Fisiológicas: ar, comida, repouso, abrigo, sexo.
Segurança: proteção contra o perigo ou privação, no trabalho (benefícios, salário, condições seguras). Sociais: amizade, inclusão em grupos, sentimento de aceitação à família organizacional. Auto-estima: reputação, reconhecimento, auto-respeito. Auto-realização: utilização dos talentos, realização do potencial.

25 A HIERARQUIA DAS NECESSIDADES HUMANAS E MEIOS DE SATISFAÇÃO
Auto- realização Estima Sociais Segurança Necessidades básicas Trabalho criativo e desafiante Diversidade e autonomia Participação nas decisões Responsabilidade por resultados Orgulho e reconhecimento Promoções Amizade dos colegas Interação com clientes Gerente amigável Condições seguras de trabalho Remuneração e benefícios Estabilidade no emprego Intervalos de descanso Conforto físico Horário de trabalho razoável

26 Teoria ERC – Alderfer Necessidade Existencial – necessidades de sobrevivência Necessidades de Relacionamento – sociabilidade e relacionamento social Necessidades de Crescimento – desenvolvimento do potencial humano

27 Teorias dos Dois Fatores Herzberg
Fatores De Higiene – Contexto do cargo: condições de trabalho, salários, status Fatores de Motivação – Conteúdo do Cargo: trabalho em si, realização pessoal, responsabilidades

28 Presença de fatores motivacionais Ausência de fatores motivacionais
Satisfação Não-Satisfação Insatisfação Não-Insatisfação Ausência de fatores higiênicos Presença de fatores higiênicos MAXIMIANO /TGA – Fig – Satisfação e insatisfação, segundo Herzberg, representam duas dimensões independentes da motivação.

29 Teoria da Realização ou Teoria da Necessidades Adquiridas
Necessidade de Realização (nR) – desejo de ser excelente, melhor Necessidade de Poder (nP) – desejo de controlar os outros e influenciá-los Necessidade de Aflição (nA) – interação social, contatos interpessoais

30 TEORIAS DE PROCESSOS

31 Teoria da Expectação: Vromm
Pressupostos sobre o comportamento Comportamento motivado por uma combinação de fatores do indivíduo e do ambiente Os indivíduos tomam decisões sobre seu comportamento na organização Os indivíduos tem necessidades, desejos e objetivos diferentes Os indivíduos decidem suas alternativas de comportamentos

32 Componentes principais da teoria
Valência – desejo de um indivíduo para um resultado particular relacionado a um incentivo ou recompensa Expectativa – os esforços levam ao objetivo desejado Instrumentalidade – desempenho x recompensa

33 Para motivar temos que:
Impulsor individual, acionado pelo: Desafio Profissional; Visão de perspectiva; Crescimento e Realização; Desejo de aprender, de pertencer e de participar; E acima de tudo pelo RECONHECIMENTO à capacidade de REALIZAÇÃO

34 Considerações gerais sobre a Motivação
Ninguém motiva ninguém A motivação é um processo individual, único e intrínseco Atendida uma Necessidade, ela deixa de ser um gerador de comportamento satisfeita As pessoas não fazem as mesmas coisa pelas mesmas razões A motivação é que possibilita a realização dos seus sonhos “Quando você dá o melhor de si você deixa a sua marca”

35 O que desmotiva a equipe
Usar ameaças ou coação para que o trabalho seja realizado Não ser específico ou oportuno ao fazer um elogio Não cumprir uma promessa feita Desrespeito Falta de Feedback Maior erro! Tratar todos os funcionários como se todos fossem iguais. As diferentes necessidades humanas são individuais

36 Principais Motivadores/Incentivadores
Reconhecimento Tratamento com respeito e dignidade Objetivo Definido: - Saber o que dele se espera Utilidade: - “Qual o benefício disso tudo para mim” Recompensa: - Vai além do salário representa a satisfação das necessidades individuais

37 Como Motivar Sua Equipe

38 Coloque mais entusiasmo na sua vida
Monte uma equipe motivada O que nós ganhamos com isso? Saiba o que impulsiona as pessoas Faça com que os colaboradores se sintam parceiros Mostre como negócio funciona Conheça seus concorrentes Encoraje decisões de risco inteligentes Incentive o pensamento criativo e inovador Ressalte a relação entre motivação e desempenho

39 Ajude sua equipe a atingir uma performance de alto nível façam, com que se comprometam com suas idéias e com as deles Defina antecipadamente a recompensa e a meta de desempenho Sempre espere o melhor dos colaboradores Inspire sua equipe a aumentar a produtividade Crie um programa de incentivos para levantar o moral Delegue poder Estimule a responsabilidade em todos os momentos

40 Tenha confiança num futuro melhor
Levante o moral da equipe Divirta-se e fique motivado Combata a falta de entusiasmo Conquiste a confiança dos colaboradores Coloque o coração e a alma em sua equipe Lidere o poder do potencial humano

41 Identificando o seu grau de Motivação
Você trabalha naquilo que realmente gosta? O que o fez escolher sua profissão? Como estão os seus planos de vida? Como você está em relação a si mesmo? O que o deixa realmente feliz?

42 Como alcançar os seus objetivos
Planejamento Motivacional Determine objetivos a curto, médio e longo prazo. Crie estratégias para atingí-los Estabeleça seus próprios cronogramas Identifique as barreira e obstáculos que o separam se sua meta\objetivo

43 Projeto de Vida Você tem um projeto de vida?
Está escrito, documentado? Onde você quer estar daqui há dois, cinco ou dez anos? E o que você está fazendo para que isto aconteça?

44 Sucesso!!!!!

45 Reflexão “Quando iniciamos a vida, cada um de nós recebe um bloco de mármore e as ferramentas necessárias para convertê-lo em escultura. Podemos arrastá-lo intacto a vida toda, podemos reduzi-lo a cascalho ou podemos dar-lhe uma forma gloriosa” Richard Bach “Sucesso”


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