A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CLUSTERS E A NOVA ECONOMIA DA COMPETIÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CLUSTERS E A NOVA ECONOMIA DA COMPETIÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 CLUSTERS E A NOVA ECONOMIA DA COMPETIÇÃO
Planejamento Estratégico Empresarial Professor: Flávio Henrique dos Santos Foguel

2 INTRODUÇÃO Companhias têm acesso a capital, bens, informações e tecnologias, oriundos de qualquer parte do planeta, com um simples apertar de botão de mouse. Neste contexto, muito do conhecimento convencional sobre como as empresas e as nações competem precisa ser revisto (1998).

3 INTRODUÇÃO Na teoria, mercados globais mais abertos, transporte mais ágil e a comunicação deveriam diminuir o papel do LOCAL na competição. Qualquer fator mais eficiente que possa ter surgido fora do “universo” que vai de mercados globais a redes corporativas é acessível a qualquer empresa e, portanto, é ignorado como uma fonte de vantagem competitiva.

4 INTRODUÇÃO O LOCAL não tem importância?
Como explicar as vantagens na busca da Classe Mundial de: Companhias de Fundos Mútuos de Boston; Empresas do setor têxtil das Carolina do Norte e Carolina do Sul; Empresas de automóveis de alta performance do Sudeste da Alemanha; Empresas produtoras de sapatos do Nordeste da Itália.

5 INTRODUÇÃO O mapa econômico mundial é dominado por CLUSTERS: massas críticas de empresas, em uma localidade, de sucesso competitivo extraordinário em setores específicos. CLUSTERS são características de, virtualmente, todas as economias (das nacionais até as metropolitanas), especialmente nas nações mais desenvolvidas (mais conhecidas: Silicon Valley e Hollywood).

6 INTRODUÇÃO CLUSTERS estão alicerçados em um paradoxo: as vantagens competitivas duradouras em uma Economia Global estão baseadas cada vez mais em fatores locais: conhecimento, relacionamento, motivação, que os concorrentes geograficamente distantes não possuem.

7 INTRODUÇÃO Embora o LOCAL permaneça fundamental para a competição, seu papel atual difere muito do descrito tempos atrás. Quando a competição era focada fortemente em custos de insumos, os locais com alguns “dons naturais” muitas vezes desfrutavam uma vantagem comparativa que era considerada ao mesmo tempo decisiva e duradoura.

8 INTRODUÇÃO Ocorre que Competição nos dias de hoje é um conceito muito mais dinâmico Empresas podem atenuar várias das desvantagens de custos de insumos, utilizando-se fontes globais. Vantagem Competitiva e Utilização produtiva de recursos

9 INTRODUÇÃO Ambiente interno é importante.
CLUSTERS revelam o papel vital do ambiente imediato de negócios fora do Companhia (Ambiente Setorial). CLUSTERS afetam a competitividade dentro de países tanto dentro como fora de suas fronteiras nacionais.

10 O QUE É UM CLUSTER? Marshall (final do séc XIX), Weber (1929) e Lösch (1954) estudaram concentrações industriais CLUSTERS são concentrações geográficas de companhias e instituições interconectadas em um setor específico. Objetivo: ganho de eficiência coletiva – vantagem competitiva derivada das economias externas locais e da ação conjunta. Concentração geográfica e setorial são sinais evidentes da formação de um CLUSTER. São suficientes para gerar Eficiência Coletiva?

11 O QUE É UM CLUSTER? Fatores facilitadores da Eficiência Coletiva
Divisão do trabalho e da especialização entre produtores; Estipulação da especialidade de cada produtor; Surgimento de fornecedores de matéria-prima e de máquinas; Surgimento de agentes que vendam para mercados distantes; Surgimento de empresas especialistas em serviços tecnológicos, financeiros e contábeis; Surgimento de uma classe de trabalhadores assalariados com qualificações e habilidades específicas; Surgimento de associações para defesa dos interesses do conjunto. (Amato Neto, 2000)

12 O QUE É UM CLUSTER? CLUSTER incorporam um arranjo de indústrias relacionadas e outras instituições importantes para a competição. Exemplos: Cluster de Vinho da Califórnia Cluster de Papel e Celulose – Suécia e Portugal

13 Cluster de Vinho da Califórnia
Estoque da Uva Equipamento para produção do Vinho Agencias do Governo Barris Fertilizantes, Pesticidas e Herbicidas Garrafas Equipamento para colheita da Uva Vinhas Produtores de Vinhos Facilidades de Processamento Tampões e Cortiça Rótulos Tecnologia de Irrigação Relações Públicas e Anúncios Publicações Especializadas (Ex.: Wine Spectator, Trade Journal) Cluster de Turismo Cluster de Agricultura da Califórnia Educacional, Pesquisa & Organização de Comércio (Ex.: Instituto do Vinho, UC Davis, Instituto de Culinária) Cluster de Alimentos

14 Cluster Sueco de Papel e Celulose
Químicos Prevenção de incêndios Florestais Maquinário para corte e coleta Lâminas para Serras Corte e Coleta de Toras Consultoria em Engenharia Maquinário para serraria Silvicultura POLPA Lascas de Madeira Maquinário & Equipamentos para Polpa & Papel Serraria Cortiça Produtos sanitários Reciclagem Indústria de Impressão PAPEL Material para Construção Outros produtos de madeira Ligação Fraca Ligação Moderada Ligação Forte EMBALAGENS DE PAPEL Casas Pré-Fabricadas Móveis de Madeira Indústria Internacionalmente Competitiva Fonte: Análise MONITOR

15 CLUSTERS AMERICANOS Rochester Equipamento Para Imagens Omaha
Telemarketing Reservas de Hotel Processamento de Cartão de Crédito Warsaw, Indiana Dispositivos Ortopédicos Wisconsin/ Iowa / Illinois Equipamento Agrícola Detroit Auto-Peças e Equipamento Boston Fundos Mútuos Biotecnologia Software West Michigan Móveis para Escritório Silicon Valley Microeletrônica Capital de Risco Hartford Seguro Providence Joalheria Pennsylvania/ New Jersey Produtos Farmacêuticos Carolina do Norte Mobília Doméstica Fibras Sintéticas Meias Área de Los Angeles Defesa Aeroespacial Entretenimento Wichita Aeronaves Leves Dalton, Georgia Tapetes Baton Rouge/ New Orleans Alimentação Dallas/ Houston Desenvolvimento de Imóveis Sul da Flórida Tecnologia de Saúde Computadores Texas/ Louisiana Produtos Químicos Nashville/ Louisville Gerenciamento Hospitalar

16 Clusters e Competição CLUSTERS afetam a competição em três eixos principais: Incrementando a produtividade das companhias baseadas na área; Dando a direção e o caminho da inovação, na qual se alicerçará os futuros ganhos de produtividade; Estimulando a formação de novos negócios.

17 Clusters e Produtividade
A participação em um CLUSTER fornece às empresas: Maior acesso a mão-de-obra e fornecedores; Acesso à informações especializadas; Complementaridades; Acesso a Instituições e bens públicos; Melhora da motivação e da avaliação de desempenho.

18 Clusters e Inovação O relacionamento com os outros membros do CLUSTER facilita o aprendizado da empresa, gerando um ambiente mais favorável à Inovação.

19 Clusters e a Formação de Novos Negócios
Maior Concentração de Consumidores; Barreiras de entrada são menores; Menor custo de capital.

20 Clusters e a Agenda Estratégica das Empresas
O Conceito de CLUSTER acrescenta à agenda estratégica empresarial 4 questões: A escolha do localização geográfica; O envolvimento na região; O aprimoramento de seu CLUSTER; Trabalhar Coletivamente.

21 Clusters Brasileiros CMB / S.C.
Concentração do Setor CMB em Santa Catarina Fonte: Balanço Anual. Artigo de cama, mesa e banho. Julho 2000 2000

22 Clusters Brasileiros CMB / S.C.
Tabela 1 – Principais Empresas do Segmento CMB da Indústria Têxtil Brasileira por Ordem de Receita Líquida – 1999 Clusters Brasileiros CMB / S.C. Principais Empresas do Segmento CMB da Indústria Têxtil Brasileira por Ordem de Receita Líquida – 1999 2000 Ordem Empresa Sede Receita líquida R$ mil Participação (%) 1 Teka SC – Blumenau 30,4 2 Karsten 14,9 3 Döhler SC – Joinville 14,0 4 Artex 11,4 5 Buettner SC – Brusque 88.516 8,6 6 Lepper 53.235 5,2 7 Altenburg 51.978 5,0 8 Toália PB 36.849 3,6 9 Sisa SE 29.300 2,8 10 São Carlos Tecelagem SP 20.987 2,0 11 Tognato 10.981 1,1 12 Romaria 10.505 1,0 Receita total 100,0 Fonte: Balanço Anual. Artigo de cama, mesa e banho. Julho 2000

23 Clusters Brasileiros Outros Exemplos
Rio Verde (GO) – Grãos, aves, suínos S.J. dos Campos (SP) – Aeronáutica ABC (SP) – Automóveis Joinville (SC) – Softwares Blumenau (SC) - Cristais Novo Hamburgo (RS) – Calçados Petrolina (PE) / Juazeiro (BA) – Frutas


Carregar ppt "CLUSTERS E A NOVA ECONOMIA DA COMPETIÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google