Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Interdisciplinaridade
Ival Rabêlo
2
Objetivo da interdisciplinaridade
É o de promover a superação da visão restrita de mundo e a compreensão da complexidade da realidade.
3
Proposições sobre o sentido da Interdisciplinaridade
Paradigmático: Visão de conjunto de uma realidade; Visão global e não fragmentada da realidade; Ival Rabêlo
4
Proposições sobre o sentido da Interdisciplinaridade
Processual: Busca de interação entre duas ou mais disciplinas; Metodologia pluralista, caracterizada por crítica permanente; Via possível de ampliação do exercício crítico Ival Rabêlo
5
Proposições sobre o sentido da Interdisciplinaridade
Técnico : Uma ferramenta utilizada para produzir novos conhecimentos, para superar a fragmentação do ensino. De resultados Síntese de disciplinas para estabelecer um novo nível de representação da realidade; Formação de pessoas abertas à pluralidade de novos horizontes culturais. Ival Rabêlo 5
6
Dos entendimentos vistos anteriormente, algum merece restrição?
A interdisciplinaridade corresponde a uma nova consciência da realidade, a um novo modo de pensar, que resulta num ato de troca, de reciprocidade e integração entre áreas diferentes de conhecimento, visando tanto a produção de novos conhecimentos, como a resolução de problemas, de modo global e abrangente. Ival Rabêlo
7
Pressupostos da Interdisciplinaridade
A realidade desse universo é dinâmica, estando em contínuo movimento,sendo construída socialmente. A verdade é relativa,pois o que se conhece depende diretamente da ótica do sujeito cognoscente. Ival Rabêlo
8
Quanto ao método a interdisciplinaridade é construída mediante:
A construção da consciência pessoal globalizadora; a consciência da parcialidade de nosso conhecimento sobre a realidade; o conhecimento produzido, que é sempre parcial e limitado. a visão de que tudo está relacionado com tudo; Ival Rabêlo
9
Quanto ao método a interdisciplinaridade é construída mediante:
Tudo tem seu oposto; tudo é duplo; todos os paradoxos podem ser reconciliados. O conhecimento é como a riqueza, destinado ao Uso. Ival Rabêlo 9
10
Interdisciplinaridade como processo de Circularidade entre as disciplinas:
“O problema não está em que cada uma perca a sua competência. Está em que a desenvolva o suficiente para articular com as outras competências (disciplinas e conhecimentos) que, ligadas em cadeia, formariam o anel completo e dinâmico, o anel do conhecimento do conhecimento”. (MORIN,1985, p. 22). Ival Rabêlo
11
Interdisciplinaridade como processo de circularidade entre as disciplinas:
O conhecimento não pode ser dissociado da vida humana e da relação social: a circularidade entre homem, vida e conhecimento é resgatada. Ival Rabêlo 11
12
Contribuições no campo da ciência :
Auxiliar o estabelecimento da unidade do conhecimento construído Para Habermas o conhecimento é comum entre as disciplinas. Promover avanço do conhecimento Cria-se novos horizontes, novas analogias, nova linguagem e novas estruturas conceituais. Ival Rabêlo
13
Contribuições no campo do ensino
Condição para a melhoria da qualidade do ensino mediante a superação contínua da sua fragmentação,uma vez que orienta a formação global do homem. Ival Rabêlo
14
Contexto de desenvolvimento interdisciplinar
Busca da visão global da realidade, superando as impressões estáticas; É inviável admitir para orientar a educação uma visão única e válida para todos os contextos educacionais Ival Rabêlo
15
Desenvolver a interdisciplinaridade...
Implica estabelecer que a ordem da ação não está orientada por um só critério, não é perfeita, é produzida pela confrontação de pontos de vista num diálogo permanente, que pressupõe a presença de valores por vezes incompatíveis. Ival Rabêlo 15
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.