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Prof. Luciel Henrique de Oliveira
Planejamento Estratégico 2 Projeto de Competividade Prof. Luciel Henrique de Oliveira 1 1
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Objetivos Discutir lógica geral e conceitos
Tirar dúvidas sobre o roteiro Definir empresas Garantir a qualidade do trabalho final
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Lógica geral estratégia
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Introdução Objetivo do projeto Formato para apresentação Estrutura
Identificação Caracterização Diagnóstico Estratégia Planejamento Conclusão
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Diagnóstico
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Diagnóstico – métodos Entrevistas Grupos de discussão
Análise de documentos Observação
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Ferramentas – análise SWOT
Forças Fraquezas & Ameaças Oportunidades & Análise 22
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Ferramentas – análise forças competitivas
Ameaças de Produtos Substitutos Poder de Negociação dos Fornecedores Poder de Negociação dos Clientes Rivalidade entre Concorrentes Atuais Ameaça de Novos Entrantes Análise
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Ferramentas – análise cadeia de valores
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Ferramentas – análise sistema de valores
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Ferramentas – análise competitiva
empresa analisada – X Principais concorrentes: empresa A / empresa B / empresa C Valor para o cliente Posição competitiva (tópicos para avaliação) fraca ameaçada favorável forte dominante características atualização tecnológica C B X A ausência de defeitos B A X confiabilidade B A desempenho superior C B A X facilidade de uso B X custo total custo de instalação preço baixo atendimento atenção pessoal facilidade de acesso B X C A resposta rápida serviço pós-venda A X x x x x x x x x x x x Análise 20
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Ferramentas – plano de ação
Definição de priorização das ações Estabelecimento de cronograma viável, levando em conta restrições de recursos – prazo sugerido: 12 a 18 meses
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Lógica geral estratégia
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O que é estratégia? ESTRATÉGIA é a arte de criar e capturar valor no mercado. ESTRATÉGIA é conquistar uma posição que cria um diferencial sustentável. ESTRATÉGIA é desempenhar atividades diferentes dos concorrentes ou as mesmas atividades de modo diferente
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O que é estratégia? É a busca permanente de vantagens competitivas sustentáveis; por meio de um conjunto de decisões integrativas e coerentes; definindo e comunicando: a visão da empresa em termos dos objetivos a longo prazo, os negócios em que a empresa está ou deveria estar atuando, e os programas de ação e os recursos disponíveis ou mobilizáveis; e visando a criação de valor para os grupos de interesse da empresa (stakeholders).
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Análise de gaps do negócio versus a concorrência
Posição competitiva Tópicos Muito pior Muito melhor Pior Similar Melhor -2 -1 1 2 Qualidade Tecnologia Comodidade Preço Serviço ao cliente ...
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Três estratégias de criação e captura de valor
Liderança de custos Excelência Operacional Inovação nos produtos e serviços Relacionamento com os clientes Diferenciação Nicho Fontes: Treacy e Wiersema, 1998 e Porter, 1980
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Propostas de Valor Liderança de produto Intimidade com o cliente
Excelência Operacional Excelência na identificação ou criação de necessidades junto aos consumidores Rígida disciplina de desenvolvimento de produtos Inovação Reação rápida a falhas Relacionamento profundo com os clientes desenvolvimento de soluções para atender às suas necessidades específicas Proposta de valor baseada em preço e confiabilidade Modelo operacional preciso Cadeia de suprimentos integrada Obsessão por qualidade Elevado uso de Tecnologia Comercialização rápida e lucrativa Fidelidade dos clientes no longo prazo Menor custo total para os consumidores Intel Nike 3M Mobil Home Depot Wal-Mart McDonalds Southwest Airlines Fonte: Treacy & Wiersema
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Por que nós tiramos nota 3,0?
Trabalho feito em cima da hora Falta de informação no diagnóstico Falta de análise no diagnóstico Falta de coerência na estratégia Estratégia “faz-tudo” Planejamento desarticulado da estratégia
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