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Gestão de Suprimentos
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Processo de Compra Plano de Compra Plano de Produção Plano de Distrib.
Demanda Clientes Fornecedores
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Gestão de compras (Suprimentos); Gestão dos estoques;
Armazenagem e controle; Distribuição Física (Movimentação e Transporte).
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Armazenagem e controle Inventário Físico
Gestão de Compras Cadastramento Gestão Compras Recebimento Armazenagem e controle Inventário Físico
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Quando deve ser comprado? Onde deve ser comprado?
Gestão de Compras O que deve ser comprado? Como deve ser comprado? Quando deve ser comprado? Onde deve ser comprado? Por que preço deve ser comprado? Em que quantidade deve ser comprado?
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Por que fazer a gestão da compra ?
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OBJETIVOS: COMPRAR AO PREÇO CORRETO;
COMPRAR PARA ENTREGA NO MOMENTO CORRETO; COMPRAR PRODUTOS E SERVIÇOS DE QUALIDADE CORRETA; COMPRAR NA QUANTIDADE CORRETA; COMPRAR DA FONTE CORRETA; ESTIMULAR A PARCERIA ENTRE OS FORNECEDORES; INTEGRAÇÃO INTERNA ENTRE AS ÁREAS DA EMPRESA; OBTER ININTERRUPTAMENTE O FLUXO DE MATERIAIS DA EMPRESA
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Investimentos e perdas de estoques no mínimo;
METAS Investimentos e perdas de estoques no mínimo; Padrões adequados de qualidade; Comprar ao menor preço possível; Padronizar onde possível os itens adquiridos; Melhorar a posição competitiva da organização; Descobrir e desenvolver fornecedores competentes; Relações de trabalho harmoniosas com os internos;
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Entendendo o Processo de Compras
Compras: Corresponde à transação Monetária Obtenção (Procurement): está orientado à aquisição de produtos e Serviços necessários à organização. Produtos Matéria Prima,Peças e ingredientes para a Produção,Suprimentos para reparos e Manutenção Serviços Consultoria,Utilidades,Serviços administrativos
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Compras -> Evolução
Foco Estratégico Foco em Preço
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Alianças com o Fornecedor Previsões de Demanda Tempo de Ciclo
Foco Estratégico Alianças com o Fornecedor Previsões de Demanda Tempo de Ciclo
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REFLEXÃO Alianças Estratégicas
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Ações de Compras: Reduzir custos
Gestão de materiais Ações de Compras: Reduzir custos Fornecedores aliados: Alianças estratégicas: fornecedores são partes do negócio. Há divisão de riscos (ganhos e perdas) Resultados da aliança: Canal de fornecimento Dock-to-stock => eliminação do processo de recebimento. Redução do tempo de ciclo. Canal de demanda: Cross-docking => área de armazenamento e distribuição. Usada no Varejo.
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Dificuldades de Compras
Exemplo: setor agrícola o produto colhido deve ser rapidamente levado ao cliente, sob pena de deterioração. Hortifruti: colhe-se exatamente quando maduros e entrega-se no menor prazo menor. Floricultura: rosas devem ser colhidas em tempo certo para desabrochar na mão do cliente. Conclusão: sem uma estratégia de compra o resultado é prejuízo para a cadeia.
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Vantagens e Desvantagens
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Compras (ciclo) Processo de Compra, ilustração extraído do livro Adminsitração de Materiais e do Patrimôni, Francischini e Gurgel, Editora Thompson, 2002
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Processo: Compras na Prática
Tipos de Compras & Obtenção na Prática Equipamentos Acessórios Matérias Primas Produtos Compras Fornecedores Serviços
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Perguntas ???
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Referências Bibliográficas
MARTINS, Petrônio Garcia & ALT, Paulo Renato Campos. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. São Paulo: Saraiva, 2001. POZO, Hamilton. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais – Uma Abordagem Logística. 3ª Edição. São Paulo: Atlas, 2004. VIANA, João José. Administração de Materiais – Um Enfoque Prático. São Paulo: Atlas, 2002. BAILY , Peter . Compras : princípios e administração – São Paulo : Atlas , 2000
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